Início » Internet » O que é proxy? [e qual a diferença para a VPN]

O que é proxy? [e qual a diferença para a VPN]

Saiba o que é proxy, o serviço intermediário entre o usuário e a internet que esconde a sua identidade, e que é parecido com a VPN

Por
15/05/2019 às 10h55

Muita gente confunde o que é proxy com a definição de uma VPN. Embora ambos sirvam para mascarar o seu IP e impedir que você seja identificado na internet, a forma como atuam é bem diferente. Neste texto vamos explicar como um proxy funciona.

Proxy / Pixabay / o que é proxy

O que é proxy?

Um proxy é um serviço que age como um intermediário entre o usuário e a internet, recebe e repassa todas as suas requisições ao site que você está acessando. Dessa forma, o IP registrado nessas páginas acessadas é o do proxy e não o seu. Assim, sua identidade não fica exposta na rede, dificultando que você seja rastreado.

Existem diversos tipos de proxies. Os do tipo servidores de empresas centralizam a conexão de todos os computadores conectados à ela e, quando estes acessam a internet, o fazem por um único endereço IP, como forma de agilizar a conexão.

proxy / o que é proxy

Há também os web proxies, programas que mascaram o seu IP, e que são muito utilizados por pessoas que desejam acessar a internet anonimamente, ou usar produtos e serviços de outras regiões; por exemplo, acessar o catálogo da Netflix dos Estados Unidos, ou se conectar ao concorrente Hulu, que ainda não foi lançado no Brasil.

Qual a diferença entre proxy e VPN?

Neste ponto, muita gente pensa que um proxy e uma VPN são a mesma coisa, pois ambos possuem a mesma função, que é proteger a identidade do usuário na internet.

Mas, não é bem assim.

Embora uma VPN (Virtual Private Network) também possa ser usada para acessar serviços de outros países, e mascarar seu IP, ela cria uma rede privada criptografada, blindando totalmente os dados entre o computador do usuário e o servidor VPN. Já o proxy é apenas um intermediário entre você e a internet e não criptografa nada.

Por isso mesmo, é normal utilizar mais de um proxy para realizar uma conexão realmente anônima, com cada servidor escondendo o IP do servidor anterior, dificultando o rastreio do usuário.

Proxy pago ou gratuito?

Segurança

Assim como as VPNs, existem as versões pagas dos serviços de proxies, desenvolvidas por empresas confiáveis e que são mais seguras. Há também as versões gratuitas, mais vulneráveis a ataques e que podem acessar e repassar seus dados a terceiros, bem mais facilmente do que uma VPN gratuita, dada a falta de criptografia. Por isso, tome muito cuidado com qual serviço de proxy você vai usar e proteja bem os seus dados.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.