O Uber começou, nesta semana, a mostrar aos motoristas do serviço a região de destino do usuário antes do início da corrida. A funcionalidade está disponível apenas nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Além disso, o aplicativo do motorista vai avisar se o usuário tiver poucas corridas no Uber.
- Uber testa código PIN para reduzir tempo de espera em aeroportos
- STF decide que cidades não podem proibir serviços como Uber e 99
A nova função vinha sendo testada desde setembro de 2018 nas três mencionadas cidades. De acordo com a companhia, diversas variações do aplicativo foram avaliadas até a definição do formato atual, que mostra o bairro de destino do solicitante e, se for caso, que a pessoa tem menos de cinco corridas registradas no serviço.
Conhecer previamente a região de destino do usuário é uma solicitação antiga dos motoristas, diz Fabio Plein, diretor de Operações da Uber no Brasil: “criamos uma ferramenta para garantir isso sem prejudicar os usuários”, afirma.
Obviamente, a principal razão para condutores pedirem que o aplicativo exiba esse tipo de informação é a preocupação com a segurança. Ao saber antecipadamente o destino do passageiro, o condutor descobrirá, antes de iniciar a viagem, se a solicitação é para uma região tida como perigosa ou indesejada, e poderá tomar alguma decisão quanto a isso.
Porém, a informação de destino e, quando cabível, o alerta de que o usuário tem poucas corridas no Uber, só aparecem para o motorista depois de a corrida ter sido aceita.
Não ficou claro se a nova funcionalidade vai ser disponibilizada para absolutamente todos os motoristas do serviço, mas, ainda que sem especificar quais, o Uber afirma que cidades de outras regiões também estão recebendo o recurso.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Fico preocupado de parar em algum lugar com poucas pessoas, ainda mais que era a noite.
Não vêem se é dinheiro ou cartão. Totalmente imbecil da parte do Uber. Aliás até onde sei o 99 mostra tudo pro motorista. Por isso tenho preferido, o motorista aceita a corrida sabendo pra onde vou, como vou pagar, etc. Problema zero. Não entendo essa forma do Uber tratar o motorista...
Podia ter pego o VLT para outro ponto do Centro, na Av. Rio Branco, e de lá chamado o Uber.
Não dava pra ir de VLT?
Ta virando táxi, heim? Entendo a questão de segurança para o motorista, mas todos nós sabemos que a maioria deles vão usar essa ferramenta principalmente para outra finalidade.
Moro perto do aeroporto na minha cidade, e fico imaginando a chateação que vai ser quando isso chegar para os motoristas aqui.
Mostrar o destino é algo que já deveria ter sido implantado no aplicativo a muito tempo, pelo motivo da segurança. Agora é só fiscalizar mais a questão dos cancelamentos para os passageiros não saírem no prejuízo de toda vez que solicitar uma corrida o motorista cancelar.
Sobre segurança, mesmo que a 99 já mostra o destino final e tem como definir pagamento só em cartão, vejo muitos relatos que a Uber ainda é mais segura que eles, pelo simples fato de não aceitar qualquer motorista e passageiro na plataforma.
Só a 99 Pop que mostra e ainda dá opção de só aceitar cartão de crédito. Mesmo ocorrendo isso tudo dizem que a Uber oferece mais segurança que a própria 99. Porque a Uber mostra a nota do passageiro e não aceita cadastro de qualquer um, diferente da Pop que não aplica nada disso. A situações que aceita motorista até com passagem pela polícia. Sem contar que rodar no dinheiro na 99 é pedir para ser assaltado, nao conheço nenhum motorista que roda no dinheiro por ela.
Acho burrice não querer fazer rota curta. Na Uber se a pessoa realiza muitas viagens, vira motorista 6 estrelas, a qual irá aparecer muito mais corridas para ele do que para outros motoristas que estiverem dentro da região, pois o algoritmo irá priorizar o motorista 6 estrelas.
Acho besteira usar dois apps simultâneo, mais tem motorista que acha super válido. Eu penso da seguinte forma, se rodar somente na Uber rapidamente o motorista vira 6 estrelas e corrida que não vai faltar. Assim como quem roda só na 99, o algoritmo disponibiliza mais corridas para esse motorista e inventivos.
O problema maior é a taxa de cancelamento, o passageiro não responde e você cancela, é pedir para ser bloqueado na plataforma. Tem motorista que nem pergunta destino, filtra o passageiro pela nota.
É só aplicar uma política mais rigorosa sobre os cancelamentos. Se não me engano se o motorista cancelar 3 corridas da 99 no dia já toma punição, se insistir é bloqueado. Como o aplicativo mostra o destino, cancelamento pela 99 tem que ser o mínimo possível.
Pelo visto não.
Nunca entendi a questão do troço. Eles não vêem quando é cartão?
Exatamente. Ontem eu pousei no SDU, fui para a UBER Lounge lá no Bossa Nova Mall. Eu iria fazer o trajeto SDU > Praça XV que é uma corrida bem pequena (da para ir a pé, mas não quis arriscar) e adivinha? 6 Motoristas SEGUIDOS recusaram, eu já estava perdendo a paciência. Fiquei 30 minutos esperando.
Mas são os taxistas mesmo que se negam a ir, já passei por isso também.
Infelizmente acontece direto. Sempre vejo motoristas que usam Uber e 99 ao mesmo tempo e em algum momento deixam um dos clientes esperando... ou da Uber ou da 99.
Quando trabalhava sempre perguntava antes, e quem não respondia eu cancelava na hora. Como não tinha esse negócio de saber pra onde o passageiro ia, eu perguntava mesmo pra saber se não era pra alguma zona insegura.
Já trabalhei como Uber e receber no cartão é bem mais seguro e vantajoso. O valor já é repassado corretamente e você não tem que ficar se preocupando em carregar um monte de papel moeda na carteira.
Eu teria desistido,tbm.Ate pq do aeroporto Santos Dumont para o Flamengo é perto.
Eu nem respondo, fico quieto.
Só nos resta ficar sempre denunciando casos do tipo. Se você é um bom cliente e é um usúário habitual do serviço,me soa como inadmissível ficar inerte à situações do tipo. Ainda considero a UBER uma empresa que ainda leva em consideração a opinião do consumidor. Por isso sempre vou denunciar...
Caraca... 70 minutos? Era mais fácil ter pegado um táxi.
Pois é...Temos que nos resguardar o maximo possível. Faço print de tudo. Do preço, conversas pelo chat e posição do motorista no mapa. Cerca de 1 mês atrás pedi uma corrida de curta distância. O motorista aceitou porém nunca chegava. Visualizava minha indagação pelo chat e não respondia .Enqto isso sempre se afastando cada vez mais de onde eu estava ...Eu fiz vários prints. Disse pra ele que ia cancelar, mas que eu estava com os prints das várias posições dele no mapa bem como do chat e iria denuncia-lo à Uber. Imediatamente ele cancelou.
Ótimo para segurança, péssimo para quem faz corridas pequenas.
Uma vez cheguei no aeroporto SDU, após uma voo de 45 minutos, e fiquei 70 minutos até conseguir um motorista que me levasse ao Flamengo. Imagina agora...
Agora que vão cancelar as corridas mesmo, se os motoristas julgarem o destino perto ou longe demais. Eu já nem respondo mais mensagem no chat quando o motorista pergunta sobre o destino ou se o dinheiro está trocado.
Já sofro bastante com isso. Por duas razões: por apenas fazer viagens utilizando o cartão de crédito e outra por algumas vezes o destino ser relativamente curto. Muitos motoristas perguntam antecipadamente no chat: 'o dinheiro está trocado?' e ao dizer: 'é cartão' os mesmos cancelam a viagem. Sei que a Uber não fiscaliza e provavelmente não fiscalizará... só acredito que com essa funcionalidade apenas os motoristas serão beneficiados.
"Porém, a informação de destino e, quando cabível, o alerta de que o usuário tem poucas corridas no Uber, só aparecem para o motorista depois de a corrida ter sido aceita."
Não vai mudar muita coisa então... o motorista pergunta pelo chat e cancela por lá mesmo. Nada mudou.
E não mostrava? Agora eu entendo porque de vez em quando um motorista de Uber aparece morto por aí. Demorou foi muito pra fazerem isso.
Aqui no Ceará já passei por vários casos em que eles perguntam antes qual o destino através do chat, justamente para cancelarem corridas curtas.
Verdade, talvez muitos só aceitem viagens de uma ponta da cidade a outra para lucrar muito com poucas viagens.
Justo. Assim como os usuários, os motoristas tbm devem ter alguma garantia mínima de segurança . Agora um porém: que a uber fiscalize com mais rigor ainda a questão dos cancelamentos. Mesmo os motoristas tendo um limite para tal ação, creio que para destinos curtos, em meio a toda essa crise, os cancelamentos irão aumentar de uma forma global.
Recife/PE também mostra o destino e número de viagens...