Início » Brasil » Uber já mostra ao motorista área de destino do usuário antes da viagem

Uber já mostra ao motorista área de destino do usuário antes da viagem

Por enquanto, nova funcionalidade do Uber está disponível apenas em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Emerson Alecrim Por

O Uber começou, nesta semana, a mostrar aos motoristas do serviço a região de destino do usuário antes do início da corrida. A funcionalidade está disponível apenas nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Além disso, o aplicativo do motorista vai avisar se o usuário tiver poucas corridas no Uber.

Aplicativo Uber - motorista

A nova função vinha sendo testada desde setembro de 2018 nas três mencionadas cidades. De acordo com a companhia, diversas variações do aplicativo foram avaliadas até a definição do formato atual, que mostra o bairro de destino do solicitante e, se for caso, que a pessoa tem menos de cinco corridas registradas no serviço.

Conhecer previamente a região de destino do usuário é uma solicitação antiga dos motoristas, diz Fabio Plein, diretor de Operações da Uber no Brasil: "criamos uma ferramenta para garantir isso sem prejudicar os usuários", afirma.

Obviamente, a principal razão para condutores pedirem que o aplicativo exiba esse tipo de informação é a preocupação com a segurança. Ao saber antecipadamente o destino do passageiro, o condutor descobrirá, antes de iniciar a viagem, se a solicitação é para uma região tida como perigosa ou indesejada, e poderá tomar alguma decisão quanto a isso.

Uber - destino do passageiro

Porém, a informação de destino e, quando cabível, o alerta de que o usuário tem poucas corridas no Uber, só aparecem para o motorista depois de a corrida ter sido aceita.

Não ficou claro se a nova funcionalidade vai ser disponibilizada para absolutamente todos os motoristas do serviço, mas, ainda que sem especificar quais, o Uber afirma que cidades de outras regiões também estão recebendo o recurso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme da Silva Manso

Fico preocupado de parar em algum lugar com poucas pessoas, ainda mais que era a noite.

Sandro M.

Não vêem se é dinheiro ou cartão. Totalmente imbecil da parte do Uber. Aliás até onde sei o 99 mostra tudo pro motorista. Por isso tenho preferido, o motorista aceita a corrida sabendo pra onde vou, como vou pagar, etc. Problema zero. Não entendo essa forma do Uber tratar o motorista...

Sandro M.

Podia ter pego o VLT para outro ponto do Centro, na Av. Rio Branco, e de lá chamado o Uber.

Sandro M.

Não dava pra ir de VLT?

Lesphirou

Ta virando táxi, heim? Entendo a questão de segurança para o motorista, mas todos nós sabemos que a maioria deles vão usar essa ferramenta principalmente para outra finalidade.
Moro perto do aeroporto na minha cidade, e fico imaginando a chateação que vai ser quando isso chegar para os motoristas aqui.

Rafael Moreira

Mostrar o destino é algo que já deveria ter sido implantado no aplicativo a muito tempo, pelo motivo da segurança. Agora é só fiscalizar mais a questão dos cancelamentos para os passageiros não saírem no prejuízo de toda vez que solicitar uma corrida o motorista cancelar.

Sobre segurança, mesmo que a 99 já mostra o destino final e tem como definir pagamento só em cartão, vejo muitos relatos que a Uber ainda é mais segura que eles, pelo simples fato de não aceitar qualquer motorista e passageiro na plataforma.

Rafael Moreira

Só a 99 Pop que mostra e ainda dá opção de só aceitar cartão de crédito. Mesmo ocorrendo isso tudo dizem que a Uber oferece mais segurança que a própria 99. Porque a Uber mostra a nota do passageiro e não aceita cadastro de qualquer um, diferente da Pop que não aplica nada disso. A situações que aceita motorista até com passagem pela polícia. Sem contar que rodar no dinheiro na 99 é pedir para ser assaltado, nao conheço nenhum motorista que roda no dinheiro por ela.

Rafael Moreira

Acho burrice não querer fazer rota curta. Na Uber se a pessoa realiza muitas viagens, vira motorista 6 estrelas, a qual irá aparecer muito mais corridas para ele do que para outros motoristas que estiverem dentro da região, pois o algoritmo irá priorizar o motorista 6 estrelas.

Rafael Moreira

Acho besteira usar dois apps simultâneo, mais tem motorista que acha super válido. Eu penso da seguinte forma, se rodar somente na Uber rapidamente o motorista vira 6 estrelas e corrida que não vai faltar. Assim como quem roda só na 99, o algoritmo disponibiliza mais corridas para esse motorista e inventivos.

Rafael Moreira

O problema maior é a taxa de cancelamento, o passageiro não responde e você cancela, é pedir para ser bloqueado na plataforma. Tem motorista que nem pergunta destino, filtra o passageiro pela nota.

Rafael Moreira

É só aplicar uma política mais rigorosa sobre os cancelamentos. Se não me engano se o motorista cancelar 3 corridas da 99 no dia já toma punição, se insistir é bloqueado. Como o aplicativo mostra o destino, cancelamento pela 99 tem que ser o mínimo possível.

johndoe1981

Pelo visto não.

Jarbas Coqueiro

Nunca entendi a questão do troço. Eles não vêem quando é cartão?

Gabriel

Exatamente. Ontem eu pousei no SDU, fui para a UBER Lounge lá no Bossa Nova Mall. Eu iria fazer o trajeto SDU > Praça XV que é uma corrida bem pequena (da para ir a pé, mas não quis arriscar) e adivinha? 6 Motoristas SEGUIDOS recusaram, eu já estava perdendo a paciência. Fiquei 30 minutos esperando.

Renato

Mas são os taxistas mesmo que se negam a ir, já passei por isso também.

Exibir mais comentários