Início » Aplicativos e Software » Instagram acaba com app Direct separado para mensagens

Instagram acaba com app Direct separado para mensagens

Direct inclui apenas mensagens diretas do Instagram; aplicativo para iOS e Android será encerrado "no próximo mês"

Felipe Ventura Por

Parece que o Facebook está enfim desistindo de separar recursos de chat em aplicativos separados. O app Direct, que incluía apenas as mensagens diretas do Instagram, será encerrado “no próximo mês”. Ele foi lançado em 2017 para iOS e Android, e podia ser baixado apenas em alguns países; o Brasil não era um deles.

“Estamos revertendo o teste do aplicativo Direct separado”, diz um porta-voz do Instagram ao TechCrunch. “Estamos focados em continuar a fazer do Instagram Direct o melhor lugar para conversas divertidas com seus amigos.”

Usuários do Direct receberam um aviso de que o aplicativo “está indo embora”, e que não receberá mais suporte “no próximo mês”, sem uma data específica. As mensagens continuarão disponíveis no app principal do Instagram, ou seja, nada será apagado.

Instagram lançou Direct em poucos países

O Direct foi lançado em dezembro de 2017 como parte de um teste em poucos países: Uruguai, Chile, Turquia, Itália, Portugal e Israel. O aplicativo se expandiu para mais mercados, mas o Instagram nunca revelou quais. Ele não está disponível na App Store e Play Store brasileiras.

O fim do Direct não é totalmente uma surpresa: a versão para iPhone não era atualizada desde dezembro. No Android, ele recebeu um update pela última vez em abril.

Claro, o Instagram continuará desenvolvendo recursos para o Direct. Por exemplo, o envio de mensagens pela web está em testes. E, claro, o Facebook tem planos de usar criptografia ponta-a-ponta e integrar o Direct com o Facebook Messenger e WhatsApp.

O aplicativo principal do Facebook deve ganhar acesso ao Messenger, sem a necessidade de usar o app separado. A pesquisadora Jane Manchun Wong descobriu que essa integração está em testes, e oferece apenas o básico: envio e recebimento de texto e GIFs estão inclusos; fotos e chamadas de voz, não.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Miguel

Nossa, eu não fazia ideia da existencia desse aplicativo

pedrowillyam

Eu dei um hard reset um mês atrás e, por incrível que pareça, antes do hard reset não estava assim, e olha que eu já tinha passado mais de 1 ano e 6 meses sem fazer isso.

pedrowillyam

Redmi Note 4X

PinPortal ✔️

No meu caso, diversas vezes que eu tentava enviar mensagem de texto pelo direct do instagram android, ele ficava carregando, mas não enviava. Eu tinha que fechar e abrir o aplicativo do Instagram de novo. Com esse aplicativo separado, o envio funcionava direitinho.

Isso sem contar quando você estava na rua e queria só responder uma mensagem, sem ter que abrir o aplicativo do Instagram e carregar toda a timeline + stories na franquia do 4G.

Uma pena essa decisão do instagram.

Esta na hora de um hard reset ou de trocar o celular

Blunicórnio

No meu caso o contador no ícone do Direct só atualiza quando eu abro o Direct, fora outros problemas com desempenho dentro do app.

Buldego

Tenho notado um problema no carregamento dos vídeos da minha timeline também.

Leonardo Rocha Dias

Qual é o seu smartphone?

pedrowillyam

Triste. Meu Instagram vive bugado, mal carrega os vídeos, e o chat pior ainda, os áudios demoram uma eternidade pra serem carregados, juntamente com aquelas fotos e vídeos estilo Snapchat que são apagadas assim que eu vejo. Baixar o apk do Direct era sempre a minha salvação.