Trump impõe emergência nacional e restringe ainda mais Huawei nos EUA

Restrição à Huawei é mais um capítulo na novela Estados Unidos versus China

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

Na quarta-feira (15), o presidente Donald Trump assinou uma ordem de “emergência nacional” no setor de telecomunicações que proíbe empresas dos Estados Unidos de negociar equipamentos estrangeiros que possam trazer riscos à segurança do país. A decisão vai afetar uma companhia em especial: a Huawei Technologies.

Se você acompanha o noticiário de tecnologia e negócios, deve saber que o governo dos Estados Unidos “implica” com a Huawei, ZTE (ambas chinesas) e subsidiárias destas pelo menos desde 2012. As acusações contra essas companhias só pioraram depois que Trump assumiu a presidência do país.

“O presidente deixou claro que este governo fará o que for necessário para manter a América segura e próspera, bem como protegê-la de adversários estrangeiros que criam e exploram ativamente vulnerabilidades nas infraestruturas de serviços de TI e comunicação dos Estados Unidos”, declarou Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca.

No entendimento das autoridades americanas, as mencionadas empresas — sobretudo a Huawei — utilizam os equipamentos que fornecem para coletar dados confidenciais dos Estados Unidos e outros países ocidentais para repassá-los ao governo chinês.

Também pesam contra a Huawei acusações de roubo de tecnologia, obstrução à Justiça dos Estados Unidos, fraudes e violação de sanções aplicadas ao Irã.

A Huawei sempre negou as acusações. Em março, a companhia chegou a abrir um processo contra o governo Trump na tentativa de derrubar a lei que proíbe a administração pública americana de utilizar equipamentos fabricados pela Huawei, ZTE e subsidiárias.

Com a recente decisão, a situação da Huawei nos Estados Unidos fica mais complicada. A companhia é uma das maiores fabricantes de equipamentos para telecomunicações do mundo e, agora, ficará praticamente impedida de prestar seus serviços a operadoras e outras empresas do setor que atuam no país.

Bandeira - Estados Unidos

Na prática, grandes operadoras de telefonia e internet americanas já vinham evitando adquirir equipamentos da Huawei na expansão ou atualização de suas redes, o que significa que, por ora, a companhia não irá sentir os impactos da decisão.

Porém, o estado de emergência nacional permitiu que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos colocasse a Huawei e afiliadas em uma espécie de lista negra de organizações que ameaçam a segurança ou os interesses do país.

Com isso, empresas americanas não poderão fornecer componentes para os equipamentos da Huawei, a não ser sob autorização do governo dos Estados Unidos, coisa que, considerando as circunstâncias, dificilmente acontecerá.

Em nota, a Huawei declarou estar disposta a trabalhar junto ao governo dos Estados Unidos e adotar medidas para garantir a segurança de seus equipamentos. A companhia também disse que as recentes restrições forçarão o país a adotar tecnologia inferior e mais custosa, deixando os Estados Unidos atrasados na implementação de redes 5G.

Com informações: The Verge, Reuters, CNBC.

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados