Google aprova Call of Duty falso de R$ 130 para Android na Play Store

Call of Duty: Mobile para Android foi publicado por uma conta não-oficial chamada "Activision PubIishing, lnc"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google deveria tomar mais cuidado com os apps que aprova na Play Store: um jogo Call of Duty: Mobile estava disponível por R$ 129,99 para Android, publicado por uma conta não-oficial chamada “Activision PubIishing, lnc”. A Activision de fato está preparando uma versão móvel para Android e iOS, mas seu aplicativo é free-to-play e segue em beta fechado.

A conta falsa se chama “Activision PubIishing, lnc”; em letras minúsculas, o nome é “activision pubiishing, lnc”. Repare que ela usa o “i” maiúsculo para parecer a letra “L”, e o “L” minúsculo para parecer a letra “i”. É um sinal claro de golpe, mas alguém no Google não reparou.

Então vamos para a descrição. O responsável por essa listagem falsa nem se deu ao trabalho de criar algo minimamente legítimo: ele só copiou o texto do app original com o nome de alguns botões (“OPEN IN PLAY STORE APP”) e o texto alternativo das imagens (“Cover art” e “Screenshot ImageScreenshot ImageScreenshot Image”).

Infelizmente, a página do desenvolvedor na Play Store parecia legítima: havia um banner de Call of Duty: Black Ops II e o logotipo da Activision. Enquanto isso, a conta oficial da Activision só tem os ícones dos três jogos publicados por ela na loja (Call of Duty Companion App, Call of Duty:Black Ops Zombies e Call of Duty: Mobile).

Após uma queixa do Android Police, o jogo falso foi removido da Play Store. No computador, é possível denunciar aplicativos ao Google através deste link. No celular, é preciso abrir o menu (botão “…” no canto superior direito), tocar em “Sinalizar como impróprio” e preencher o formulário.

Não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Este ano, a Kaspersky Lab revelou que apps falsos de CNH digital e IPVA 2019 foram baixados 17 mil vezes na Play Store, através de uma conta chamada “Ministério da Tecnologia”. No passado, a loja do Google também hospedou um WhatsApp falso, baixado mais de 1 milhão de vezes; e apps com malware que gravava áudio.

O jogo Call of Duty: Mobile de verdade será um multiplayer online e chegará este ano ao iPhone e Android. Ele está sendo desenvolvido pela Tencent, trazendo mapas, armas e personagens de Black Ops e Modern Warfare. Por enquanto, o aplicativo está em beta fechado na Índia para testes; ainda não há previsão de lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados