Início » Celular » Como cancelar SMS Broadcast no Android

Como cancelar SMS Broadcast no Android

Saiba o que é SMS Broadcast, para o que o recurso serve, se é útil ou não e aprenda a como cancela-lo em seu celular Android

Por
17/05/2019 às 21h04

Cancelar SMS broadcast no Android, um recurso que as operadoras usam para enviar propaganda, pode ser uma decisão muito acertada. Ao mesmo tempo, não é totalmente aconselhável, porque é o mesmo canal pelo qual são mandados mensagens de emergência, como em casos de enchentes ou incêndios na sua região. É possível desliga-lo, mas é importante estar ciente do risco de deixar de receber alertas por SMS.

SMS / Car Cellphone / Pexels

O que é SMS broadcast?

O SMS broadcast é um recurso de transmissão de mensagens rápidas das operadoras de telefonia, que serve para despachar alertas em massa para todos os seus usuários. É utilizado geralmente como uma ferramenta de marketing para produtos e serviços da operadora e atrair o usuário para promoções. Por isso, é um recurso que irrita muita gente.

Só que o SMS broadcast também serve para outra coisa, que é sua verdadeira razão de ser: transmitir alertas de emergência aos usuários sobre grandes acontecimentos como enchentes, incêndios, furacões e etc. Para quem mora em regiões de risco, o recurso se torna muito importante e as operadoras recomendam que os usuários não desativem.

Como desativar o recurso de transmissão no Android

O método para desativar o SMS broadcast no Android varia conforme o fabricante. Alguns colocam o menu dentro do app Mensagens padrão do aparelho; outros, nas configurações de Redes Móveis; ou, ainda, dentro das configurações de Som.

Há também a possibilidade do smartphone simplesmente não permitir que o usuário desative o recurso, por questões de segurança.

Além de onde o menu está localizado, ele pode variar de nome conforme o aparelho: “Transmissão sem fio”, “Transmissão de emergência”, “Configurações do CB”,”Canais de transmissão”, e por aí vai.

De modo geral, a opção costuma mencionar os termos “transmissão” ou “emergência”.

Android / SMS broadcast

  1. Abra o app Mensagens (ou entre em Configurações, Redes Móveis ou Sons, dependendo do fabricante);
  2. Toque no botão Menu, ou o equivalente, e depois, em “Configurações”;
  3. Toque em “Mais configurações”, “Configurações avançadas”, ou equivalente;
  4. Desmarque a caixa, ou desligue a chave ligada à opção de SMS broadcast (o nome varia conforme o fabricante).

E pronto.

Nunca se esqueça:

O SMS broadcast pode ser um pé no saco, por permitir que as operadoras enviem propaganda o tempo todo. Mas, por outro lado, é uma ferramenta essencial para despachar alertas de emergência, nas mais diversas situações. Portanto, antes de cancelar o recurso, pense muito bem se, para eliminar as aporrinhações, vale a pena eliminar um recurso que pode vir a ser útil, especialmente em regiões de risco.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.