Minecraft Earth: explore o mundo real com realidade aumentada

Graças à realidade aumentada, Minecraft Earth vai permitir que você ande por aí para construir, coletar itens e interagir

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Minecraft Earth

Um dos jogos de maior sucesso dos últimos tempos vai ganhar o mundo, quase que literalmente: nesta sexta-feira (17), a Microsoft anunciou Minecraft Earth, game free-to-play que vai permitir que você faça construções ao seu redor com bloquinhos por meio de realidade aumentada. Trata-se de uma proposta que lembra Pokémon Go.

A ideia é tão interessante que entra fácil para a lista do “por que ninguém pensou nisso antes?”. Tudo o que você precisa fazer é sair com o seu smartphone para construir uma casinha no seu quintal, encher a sua rua de árvores, transformar a igreja do seu bairro em um castelo e por aí vai.

Tudo de maneira virtual, é claro. O seu smartphone é que vai servir de janela para esse, digamos, mundo alternativo. Uma característica notável é que as construções poderão assumir tamanhos reais (ou algo perto disso), tornando a diversão ainda mais… divertida.

Outro detalhe interessante é que os desenvolvedores se preocuparam em preservar a dinâmica do Minecraft original, o que significa que você vai passar boa parte do tempo explorando áreas e buscando recursos ou recompensas, por exemplo. A diferença é que agora você vai ter que tomar cuidado para não ser atropelado ou carimbar postes com a sua cabeça.

É claro que a interação também será um pilares: seus amigos poderão visualizar as suas construções exatamente nos pontos geográficos escolhidos por você, da mesma forma que você poderá compartilhar recursos com eles.

Os planos são audaciosos: a Microsoft quer que Minecraft Earth cubra todo o planeta. Porém, para evitar transtornos — como jogadores invadindo o quintal do vizinho —, a companhia promete restringir a aplicação de realidade aumentada em propriedades privadas. Além disso, uma equipe de moderação estará em ação 24 horas por dia para coibir abusos.

Agora, se você não vê a hora de sair por aí empunhando o seu smartphone, vai precisar de paciência: a data de lançamento de Minecraft Earth ainda não foi definida. A Microsoft fala apenas em lançar uma versão beta fechada (exige inscrição para recebimento de convite) para Android e iOS até o próximo trimestre.

O novo jogo vai ser lançado em comemoração aos dez anos de Minecraft.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados