Transcrição Instantânea agora identifica eventos sonoros no Android

Recurso pode identificar o som de um cachorro latindo, alguém batendo na porta, um carro se aproximando e avisa o usuário

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou nesta quinta-feira (16) que adicionou novos recursos ao Transcrição Instantânea, ferramenta que funciona como tradutor de qualquer fala para texto em Androids. As novidades ficam focadas na identificação de eventos que emitem sons, indo além da própria voz das pessoas.

 

Este aplicativo, que já está disponível para vários usuários do Android, trabalha como uma ferramenta que transcreve a fala em texto. Ela pode vir de uma pessoa, de um vídeo ou qualquer outra fonte que o smartphone está escutando. A partir deste update, eventos sonoros também serão traduzidos para texto.

Isso significa que se um cachorro latir ao lado do usuário, o app identifica e escreve que o cachorro latiu, ou então que alguém bateu na porta. Este tipo de imersão sonora pode não fazer sentido para pessoas sem algum grau de deficiência auditiva, mas auxilia para aqueles que precisam deste tipo de auxílio.

O Google ainda comenta que mais eventos são suportados, como aplausos, risadas, músicas e até o som de um carro que se aproxima.

Outra novidade está na possibilidade de copiar o texto que foi exibido e deixar armazenado no aparelho por até três dias seguidos. Neste caso as utilidades vão além dos deficientes auditivos, já que podem funcionar muito bem para transcrever uma reunião ou fazer alguma anotação durante uma aula.

Os dois novos recursos já estão disponíveis no app Transcrição Instantânea, que pode ser baixado na Play Store. Ele suporta dois idiomas ao mesmo tempo e também pode servir de auxílio para quem está aprendendo um idioma novo.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados