Início » Computador » Intel e Qualcomm suspendem venda de processadores e chips à Huawei

Intel e Qualcomm suspendem venda de processadores e chips à Huawei

Huawei não pode comprar componentes da Intel, Qualcomm e Broadcom; AMD e Microsoft terão que cumprir bloqueio dos EUA

Felipe Ventura Por

A guerra comercial entre EUA e China atingiu em cheio a Huawei: ela perdeu acesso ao Android Q e a aplicativos do Google para futuros celulares; e não poderá comprar processadores e chips da Intel, Qualcomm, Broadcom e outras fabricantes. A AMD e a Microsoft também são empresas americanas, e terão que cumprir o bloqueio imposto pelo governo Trump.

Foto por Pierre Metivier/Flickr

Intel, Qualcomm, Broadcom e Xilinx disseram a seus funcionários que não fornecerão processadores e chips à Huawei até segunda ordem, segundo a Bloomberg. A Intel é sua principal fonte de chips para servidores; a Qualcomm vende processadores e modems para smartphones; e a Broadcom é fornecedora de chips de comutação, usado em equipamentos de rede móvel.

A ordem dos EUA também afeta os computadores da Huawei, incluindo laptops da linha Matebook. A reportagem da Bloomberg não menciona a AMD, mas ela também tem sede na Califórnia e precisaria cumprir o bloqueio. O mesmo vale para a Microsoft e o Windows.

Huawei prepara alternativa ao Windows e Android

A Huawei criou alternativas ao Android e ao Windows, já prevendo uma situação como esta. Este ano, o executivo Richard Yu disse ao jornal alemão Die Welt: "estamos fazendo nosso próprio sistema operacional. Se não pudermos mais usar esses sistemas, estaremos preparados. Esse é o nosso plano B. Mas é claro que preferimos trabalhar com os ecossistemas do Google e da Microsoft".

E acredita-se que a Huawei comprou processadores e outros componentes vitais para manter seus negócios funcionando por pelo menos três meses. Ela vem se preparando dessa forma desde pelo menos meados de 2018, desde que a ZTE levou sanções dos EUA.

O Departamento de Comércio dos EUA colocou a Huawei em sua lista negra na sexta-feira (17), acusando-a de ajudar iniciativas de espionagem da China. Desde o ano passado, funcionários do governo americano estão proibidos de usar tecnologia da Huawei e ZTE, incluindo celulares.

No entanto, o Departamento de Comércio está considerando oferecer uma licença temporária para "impedir a interrupção de operações e equipamentos de rede existentes", segundo a Reuters. Alguns provedores de internet e telefonia móvel nos EUA dependem de equipamentos de rede da Huawei. O bloqueio ainda continuaria valendo para software e chips de celular e PC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Ah... ai seria um problema. hahahaha

Felipe Liʍa

eu falo dos app populares!!! (google, facebook, microsoft, amazon, etc)

se um dia essa "crise" avancar q o GOV EUA quiser "bloquear" todos os servicos das empresas americanas em dispositivos da HUAWEI, ele terão que achar um jeito de "burlar" os acessos desses app mais usados no ocidente!!

Keaton

APKPure não é pirataria... é só uma loja alternativa. Nem tem app pago lá.

Felipe Liʍa

e "piratear" os serviços oficiais XD

Felipe Liʍa

ou seja, a HUAWEI tera que "incentivar" a pirataria dos APK :D

Douglas Henr

PARE DE FUGIR! Não estou falando de guerra cibernética... O que eu estou perguntando é como você define conflito internacional? É por quantidade de produto trafegado (risos)? É ou não é um conflito internacional? O que é um conflito internacional, em sua concepção? Quais potência estrangeiras estão ameaçando aquela região?

Sobre o Rockefeller, o qual você pegou uma tara, eu estou respondendo a sua ignorância. Quem controla a emissão do papel moeda, em teoria, não corre o risco de perder dinheiro (só emitir na surdina) e você nunca sabe para o que eles estão drenando um recurso da nação. Isso é corrupção pura e simples à luz do dia. Todos os países são corruptos, em sua essência, a questão é até onde esse nível de corrupção afeta a minha ou a sua vida.

Alan Grayson: "Which Foreigners Got the Fed's $500,000,000,000?" Bernanke: "I Don't Know."
https://www.youtube.com/wat...

Ser contra um governo não quer dizer ser contra uma nação. São duas concepções distintas. Aprenda isso. Se eu for contra o governo Bolsonaro, eu sou anti-brasileiro (risos)? Não estou afim de discutir um assunto do qual você não domina ou não entende, garoto. Pegue lá seu livro de história e puxe a definição de conflito internacional e regional.

Marcos Aguiar 🖕😂🖕

Vc o inteligentão é quem sabe? Por ora não há pois as medidas dos EUA e seu aliados ocidentais em minar a economia chinesa fazem parte de uma série de retaliações para parar o avanço chines no mar sul da china. Não é pq não houve um único tiro q não há conflito. A guerra cibernética é muito mais decisiva e ela ocorre nos bastidores, só pra te dar um exemplo de conflito sem gasto de pólvora, animal de teta.

"Esta família assim como outras da Europa são detentores dos maiores bancos do mundo, inclusive o FED" E vc queria q fossem quem? Uma família do interior de Pelotas? PQP que argumento merda num assunto que tem nada a ver. Só mais um anti americanozinho de merda da internet, que pena.

Douglas Henr

Deixa de ser burro! Você não sabe nem o que é um conflito internacional. Não há quaisquer ameças de intervenção de potências estrangeiras no Mar da China Meridional como foi na I e II Guerra Mundial na Alemanha. Você precisa estudar história por não saber categorizar um conflito interno, regional ou internacional.

Você é quem está usando o Rockefeller como besta em pessoa. Esta família assim como outras da Europa são detentores dos maiores bancos do mundo, inclusive o FED. Apenas para te ajudar:

"Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importarei com quem redige as leis." - Mayer Amschel (Bauer) Rothschild

"Todo aquele que controla o volume de dinheiro de qualquer país é o senhor absoluto de toda a indústria e comércio, e quando percebemos que a totalidade do sistema é facilmente controlada, de uma forma ou de outra, por um punhado de gente poderosa no topo, não precisaremos que nos expliquem como se originam os períodos de inflação e depressão." - James Garfield, presidente americano, 1881.

Quantos anos você tem mesmo, garoto?

Marcos Aguiar 🖕😂🖕

Apenas mais de 70% de todo tráfego de comércio internacional passa por aquelas águas, mais internacional que isso impossível, só usar sua mente, mas como é ignorante mal sabe disso. Qualquer mongol sabe quem são os Rockfellers, agora troll é usar essa família como a besta em pessoa, larga as teorias da conspiração do youtube. Já eu te recomendo filmes e livros sobre a realidade chinesa, sem fechar os olhos pra realidade, se souber ler é claro.

danbrg

Lucas, as vezes não dá para separar as coisas. As empresas chinesas estão a serviço completo do governo chinês, isso é um fato. Agora, temos que ponderar que a espionagem acontece em todos os países com potência militar, isso é um fato.
EUA está tentando dar uma parada na China para não serem atropelados.

danbrg

Falu bem Marcos.
Evidentemente que EUA e China/Rússia estão em guerra. São dois sistemas opostos, o capitalismo e o comunismo. Entre os dois regimes também prefiro o americano que me preserva a liberdade, ainda que nos espionem.
A China é um país que só tem um partido político, e os cidadãos tem que jurar lealdade ao partido e a causa comunista. As pessoas vivem com score social e são punidas se não agem conforme o governo, que agora está controlando até as religiões, interferindo nelas. Há campos de concentração na China, aqui vai só um exemplo: https://internacional.estad...
Os cristão ainda são os mais perseguidos, tem um monte de notícias, só procurar. Na Rússia é crime criticar o governo ou o Putin, entre muitos outros abusos.
Que regime vocês querem? Eu escolho o menos pior.
Eu não comprou nenhum aparelho celular chinês, boicote mesmo.

Douglas Henr

Não sabia que o conflito do mar da China meridional era internacional? Quais países estão em disputa mesmo? Brunei, China, Malásia, Filipinas e Vietnã. Uma simples pesquisa no Wikipédia te faria arejar a mente, mas você prefere a ignorância. És um troll em fóruns de discussão em busca de atenção. Não sabe nem quem é Rockefeller. Poderia te fornecer leituras como a de Noam Chomsky e outros livros e filmes sobre a realidade americana, mas como você não tem apreço à leitura, não compensa.

Marcos Aguiar 🖕😂🖕

Vish, um cara q me vem falar q oq ocorre no mar sul da China é regional sabe de porra nenhuma do cenário internacional. E ainda me taca Rockfeller na parada, só faltou falar de illuminatis. "...é uma nação que tem maior dedicação ao seu povo, tal como o japonês.." é pra rir véio? Que piada pronta, trabalho escravo agora é ter dedacação ao povo, sei nem pq perco tempo.

Luiz Antonio

Só digo novamente, não há mocinhos nesta história, em nenhum dos dois lados. Temos que negociar com os dois lados dá melhor maneira possível, é o que que há.
Bush mentiu no Iraque, sim. A China está destruindo a cultura do Tibet, sim. E assim caminha a humanidade, sempre foi assim e sempre será. Fique em paz você e sua família.

Exibir mais comentários