Início » Internet » Google reúne seu histórico de compras online usando recibos do Gmail

Google reúne seu histórico de compras online usando recibos do Gmail

Google reúne em uma lista suas compras online que foram mencionadas em recibos do Gmail, incluindo celulares, livros e jogos

Felipe Ventura Por

O Google reúne em uma lista suas compras online que foram mencionadas em recibos do Gmail: isso inclui celulares, notebooks, roupas e outros produtos do varejo; livros e e-books da Amazon; jogos do Steam; e até algumas assinaturas como o HBO Go. A empresa não diz há quanto tempo essa ferramenta está ativa, nem permite apagar o histórico facilmente.

Google - escritório

Você pode conferir seu histórico de compras em myaccount.google.com/purchases. No meu caso, a lista começa em 2013: ela menciona os celulares e eletrodomésticos que comprei, livros físicos e e-books vindos da Amazon, aplicativos da Amazon App Store que recebi de graça, jogos adquiridos do Steam, teste de um mês do HBO Go, e até alguns pedidos que eu fiz e cancelei.

Há também os apps comprados na Play Store, que geram um recibo enviado por e-mail; assim como algumas músicas que ganhei através do Google Play Música. A lista não inclui determinadas compras, no entanto: meus pedidos no iFood e Uber Eats não aparecem, nem meus pagamentos mensais ao Spotify.

Não é surpresa que o Google esteja coletando esse tipo de informação. O problema é que a empresa está prometendo mais medidas de privacidade: o CEO Sundar Pichai até escreveu um editorial no New York Times dizendo que "a privacidade não pode ser um bem de luxo" e "você decide como sua informação é usada".

No entanto, não é fácil excluir os itens do histórico de compras: a maioria deles está totalmente vinculada aos recibos no Gmail. Ou seja, para apagar um item, é necessário deletar o e-mail correspondente. Também não há como desativar esse monitoramento.

Google diz que não usa histórico de compras para anúncios

"Para ajudar você a visualizar e acompanhar facilmente suas compras, reservas e assinaturas em um só lugar, criamos um destino particular que só pode ser visto por você", disse um porta-voz do Google à CNBC.

"Não usamos nenhuma informação das suas mensagens do Gmail para exibir seus anúncios, e isso inclui os recibos e confirmações por e-mail exibidos na página de compra", completa a empresa. Em 2017, o Google deixou de usar mensagens do Gmail para direcionamento de anúncios; isso é feito através de dados obtidos em serviços como Busca, Maps e YouTube.

O Google diz que está vendo como simplificar as configurações para torná-las mais fáceis de controlar. A empresa não informa há quanto tempo esta ferramenta está ativa.

Em editorial no NYT, Pichai afirma que a empresa segue duas políticas inequívocas: "o Google nunca venderá informações pessoais a terceiros; e você decide como sua informação é usada". Ele reitera que a personalização de anúncios "não inclui dados pessoais em aplicativos como o Docs ou o Gmail".

E, em referência implícita à Apple, o CEO diz que "a privacidade não pode ser um bem de luxo oferecido apenas a pessoas que podem comprar produtos e serviços premium. A privacidade deve estar igualmente disponível para todos no mundo".

Histórico do Google informa onde cada compra foi realizada (Amazon, Steam etc.):

Para remover um item do histórico, é preciso apagar o e-mail correspondente:

Com informações: CNBC.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlin
"A privacidade deve estar igualmente disponível para todos no mundo"O Google e o Facebook falando de privacidade é a maior piada da década, essas empresas vivem basicamente de anúncios!
Porto Velho
Nos neus só aparecem as compras no próprio Google.
Keaton
deve ser pra excluir o que anunciar. hahaha
Baidu feat MC Brinquedo
Sigo a mesma filosofia.Ambas são perversas, mas a última não vive de publicidade (ainda).Sim, sei que ela pode vender meus dados também :)
Alessandro Johnny
No meu não aparece compra nenhuma, apesar de ter recibos e etc todos no Gmail. Será que por a conta é Business?
Tori
quem sabe. pode ser que não mude.porém, comparado a Google, Microsoft não é baseada em ads.então.
João
Seus dados nunca vão estar seguros nas mãos de outra pessoa cara
Tori
uso Outlook. :upelo menos confio nos meus dados com a Microsoft.
Will
vc usa qual? dependendo não muda muito...
Queen
Don't be Liar
Rmavalli
Aqui apareceram algumas, mas não todas (ainda bem, assim fico menos triste).
Buldego
Como quase tudo do Google, não é prático achar.
uB.
N conhecia essa aba, vlw! :D
João
Minhas compras não apareceram, mas as coisas que eu cancelei sim
dv47
Não aparece compras do Mercado Livre
Buldego
Mas tem.Menu>>Conta>> Aba Histórico de compras
Buldego
"Google diz que não usa histórico de compras para anúncios"Ah, se ela diz, então tá!
Tori
Não uso Gmail, to tranquilo kkkkhttps://uploads.disquscdn.c...
uB.
Eu queria ver facilmente os apps q comprei pro Android. Atualmente só tem uma lista mostrando tudo que instalei, independente se foi free ou não, caçar um app pago no meio de milhões de apps inúteis q a gente baixa só pra testar é um caos!