Início » Aplicativos e Software » O que é e como usar o OneDrive?

O que é e como usar o OneDrive?

Conheça a solução de nuvem da Microsoft, o OneDrive, e saiba qual é o seu atrativo em relação aos concorrentes

Por
22 semanas atrás

Já chamado de Microsoft Live Folders, depois SkyDrive e, desde 2014, com o nome de OneDrive, a solução para armazenamento de arquivos em nuvem da Microsoft concorre diretamente com outras produtos de cloud como Google Drive, Dropbox, iCloud Drive, Box e Mega. Veja como usar o OneDrive para armazenar arquivos.

OneDrive

O que é o OneDrive

Serviços de armazenamento de arquivos em nuvem são bem comuns e consistentes nos dias atuais. É possível dizer que todos eles cumprem bem o seu papel. A função comum a todos eles é armazenar arquivos em nuvem, que possam ser acessados online e de qualquer outro dispositivo além daquele em que salvou o arquivo. As diferenças, no entanto, ficam por conta das integrações e recursos exclusivos que cada um oferece.

Como usar o OneDrive

No celular ou tablet:

Diferente do iCloud Drive, da Apple, o OneDrive é multiplataforma. Ou seja, pode ser usado em quase qualquer dispositivo, até aparelhos da Apple. Para ter sempre à mão ou fazer backup da câmera do celular, há os aplicativos para dispositivos móveis:

  1. Baixe o OneDrive para Android ou iOS;
  2. Abra o app e faça login na conta da Microsoft (Hotmail, Outlook ou Live);
  3. Caso deseje, ative o backup da câmera. Isso faz com que todas as fotos tiradas pelo celular sejam salvas na nuvem.
  4. Pronto. Já é possível salvar ou acessar os arquivos da conta.

No navegador:

A versão para navegador já oferece uma experiência mais completa para os usuários que utilizam no computador, é possível fazer upload de vários arquivos e pastas de uma vez e também criar documentos diretamente da web usando apps do Office Online.

one drive na web

O OneDrive para a web funciona melhor para quem trabalha sem precisar ter acesso a todo instante aos arquivos e pastas armazenados na nuvem e também não quer deixar os mesmos arquivos ocupando espaço no computador.

Já quem precisa ter sempre o acesso aos arquivos armazenados na nuvem e manter as últimas versões sincronizadas, é preciso ter os aplicativos do OneDrive para Windows ou macOS. Assim, uma pasta do OneDrive será criada no computador com todas as subpastas e arquivos do usuário.

Quando um arquivo é editado ou criado e depois salvo dentro de uma dessas pastas, a sincronização com a nuvem é feita automaticamente e pode ser acessada da web ou pelos dispositivos móveis.

Vantagens do OneDrive

O OneDrive é ótimo para quem usa os serviços da Microsoft. É o único que dá acesso ao Microsoft Office Online, que inclui o Word, Excel e o PowerPoint, permitindo que o usuário crie de graça documentos da suíte de produtividade mais popular do mundo. Mas, claro, os recursos da versão online são bem mais limitados quando comparados com os aplicativos (pagos) do pacote Office para a versão desktop (Windows e Mac).

onedrive e office online

É melhor para quem usa Windows 10: a versão mais recente do Windows usa o OneDrive para enviar arquivos pouco usados para a nuvem quando o computador tem pouco espaço de armazenamento, liberando espaço no disco. Conforme o armazenamento aumenta no computador, os arquivos são baixados novamente.

No sistema operacional da Microsoft também é possível selecionar os itens que serão baixados para o computador, não necessariamente tudo que esteja no OneDrive, e fazer backup da área de trabalho e fotos para a nuvem, além das pastas originais da plataforma.

OneDrive é gratuito

Usar o OneDrive não custa nada. O plano gratuito oferece 5 GB de armazenamento na nuvem e o acesso às ferramentas online. Para quem precisa de mais armazenamento, pode fazer o upgrade para 50 GB por R$ 7 por mês.

Aos assinantes do Office 365, serviço de assinatura da Microsoft que dá acesso aos aplicativos do Office para desktop e custa R$ 24 ao mês, esse limite aumenta para 1 TB e adiciona alguns recursos não disponíveis na versão gratuita:

  • Links que expiram: ao compartilhar itens do OneDrive, é possível definir uma data para o link parar de funcionar;
  • Links protegidos por senha;
  • Backup do OneDrive de até 30 dias após um ataque de ransomware;
  • Pastas offline;
  • Digitalização de várias páginas de documentos pelos aplicativos móveis.