Não é segredo que a Huawei está preparando alternativas ao Android e ao Windows, e os detalhes sobre esses sistemas operacionais estão vindo à tona: relatos na imprensa chinesa mencionam um HongMeng OS baseado no Linux voltado para celulares. A empresa também vem trabalhando para expandir a AppGallery, alternativa à Google Play Store.
- Huawei recebe mais 90 dias para atualizar celulares e redes nos EUA
- O futuro complicado da Huawei na lista negra dos EUA
Tim Watkins, vice-presidente da Huawei para a Europa Ocidental, diz ao Financial Times que a empresa está trabalhando em seu próprio sistema operacional, que já foi testado em algumas partes da China e que “pode entrar em ação muito rapidamente”.
O Hong Kong Economic Times menciona “reportagens da mídia nacional” dizendo que a Huawei começou a planejar seu próprio sistema operacional HongMeng OS em 2012 como um substituto para o Android. Ele deve ser baseado no Linux e manter a interface EMUI usada pela fabricante.
Em mandarim, “hongmeng” significa “mundo primordial” ou “caos primitivo”. Trata-se de um personagem da literatura taoísta que representa como estava o universo antes da criação do mundo, segundo a mitologia chinesa.
Huawei's own-developed smart phone Operating System, reportedly named "HongMeng OS", is being trialled out and will gradually replace the Android system, according to three Chinese media reports. pic.twitter.com/GacM5xQMYJ
— Global Times (@globaltimesnews) May 20, 2019
Huawei quer substituir Google Play Store por AppGallery
Um sistema operacional móvel não é nada sem uma loja de apps. Aí entra a AppGallery, incluída em celulares da Huawei fora da China desde o ano passado. Ela traz aplicativos como Moovit, Booking, Todoist e jogos como Clash of Kings.
De acordo com a Bloomberg, a Huawei entrou em contato com desenvolvedores a fim de atrair mais aplicativos para a AppGallery: em troca, a empresa daria apoio de marketing e “exposição na loja de apps para a China”. Seria necessário apenas usar uma ferramenta simples que adapta a versão publicada na Play Store.
A Huawei também tentou fazer acordos com operadoras móveis europeias, prometendo dividir parte da receita com a venda de apps se elas embutissem a AppGallery em seus celulares.
Essa estratégia é centrada na Europa, onde a fabricante detém mais de 20% do mercado de smartphones em 22 países. Ela estimava que, até o final de 2018, 50 milhões de pessoas no continente estariam usando sua loja de aplicativos.
No entanto, com o bloqueio dos EUA, as ambições internacionais da Huawei serão difíceis de manter. Ela não poderá incluir aplicativos de nenhuma empresa americana em sua AppGallery, o que inclui Facebook, WhatsApp, Instagram, Netflix e toda a suíte do Google e da Microsoft.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
que baita nome comercial......
Conforme dito, o problema não afeta produtos Google. Um Celular que não rode Whatsapp, Twitter, Instagram, Youtube, Paypal e qualquer outro app do tipo é inútil pra nós do ocidente. Como dito, talvez funcione na Ásia onde os produtos são totalmente outros, mas por aqui sem chances.
Será que a Samsung vai perder esse mercado com o Tizen?
Finalmente ele poderia ter alguma utilidade.
LG certamente já perdeu a aposta, WebOS poderia decolar, massss...
De qualquer maneira ter loja não quer dizer sucesso, é mais desespero nesse caso, porque algum SO precisará estar embarcado.
se depender do Trump, ate nisso a Huawei será prejudicado!
Bem, rs... todos podem ser baixados do site dos desenvolvedores, rs... Google e facebook estão proibidos de fazer negócios com a Huawei não de desenvolver programas para uma futura plataforma deles.
Concordo.
Só não e "ILEGAL" apkmirror é apenas link para os APK certificados da playstore.
Não baixa de forma ilegal.
Tanto que alguns aplicativos não certificados não estão lá.
E nem permite baixar aplicativos pago, somente os gratuitos.
Se chamasse de Hong Kong 97, teria um apego melhor aqui fora. kkk
Isto pra gente é de boa, mas a maioria dos usuários isto n é uma tarefa simples, muita gente n sabe nem o q é apk.
Ainda mais pagar mil dólares num telefone pra ficar baixando app de forma "ilegal".
Essa medida só esta "ilhando" cada vez mais o mercado Chines, que hoje é cobiçado pelas empresas de tecnologia americanas a anos, em primeira instancia a Huawei vai expandir mais a ainda a sua independência do Google no mercado Chines, já que nem usa os serviços do Google, ter um sistema operacional próprio levara isso a outro nível de liberdade!
O Hong Kong Economic Times menciona “reportagens da mídia nacional” dizendo que a Huawei começou a planejar seu próprio sistema operacional HongMeng OS em 2012 como um substituto para o Android. Ele deve ser baseado no Linux e manter a interface EMUI usada pela fabricante.
lógico que isso está longe de dá certo mas em meio ao caos sempre pode surje algo nescessário sobre essa essa questão de um novo sistema operacional, torço muito para que aconteça isso
Concordo.
Parece mistura de Hong Kong com nome de alguém KKK
Pra isso serve o www.apkmirror.com que baixa todos apks direto da playstore
Que safadeza com a empresa...
HongMeng OS com processador Kirin, loja Baidu sem apps, o P40 vai vender bem, principalmente aí no Brasil, onde até agora a Huawei nunca teve qualquer interesse.
Tal como o Windows Phone ... Mas parece que a Huawei que nunca se interessou pelo Brasil está a começar a ter aí um grande sucesso.
HongMeng OS = Android 9 personalizado pela Huawei (tal como a Amazon tem o seu "Fire OS") e tal como o Android, baseado no Linux.
UOL Email 🙂
E os jogos pagos?
Praticamente um Windows Phone! Vai acessar Facebook/Google pelo Browser!
Se os principais app e jogos sao de empresas americanas, esquece!!!
So q ai vc perde WhatsApp.. Instagram... YouTube... Google Fotos... E toda a sincronização com esses serviços
E os app da Huawei....
Se a experiência de uso não tiver algo exclusivo que pouco ou nada remeta ao Android ou iPhone, esquece.
Pode dar certo na China, mas fora dela, as chances de dar certo são baixas.
Se a Samsung teve que trocar o nome da sua loja de apps proprietárias três vezes (primeiro Samsung Apps, depois Galaxy Apps e agora Galaxy Store) e mudar o ícone dessa loja 9 vezes (3 como Samsung Apps, 3 como Galaxy Apps e o atual Galaxy Store) e nada disso a faz ser uma opção atrativa a Google Play Store...
Vai ser baseado no Android provavelmente, e assim a compatibilidade com apk tá garantida, embora alguns que precisam do Play Services não vão funcionar
Pegaram o Android, compilaram um sistema próprio e só mudaram o nome, não duvido que seja isso mesmo, qualquer indivíduo pode fazer isso, o problema são os apps da Google, com o Play Services
Ser baseado no Linux não garante a compatibilidade com apk, tem que ser baseado no próprio Android, o que provavelmente vai acontecer, não virá com a Play Store, claro, mas basta baixar um apk e instalar que vai funcionar, talvez não se precisar do Play Services (ai entra a treta com apps da Google), e não tem nada de pirataria nisso se o apk for de um app gratuito.
Isso porque eles são os genéricos de serviços que já temos aqui e que são bloqueados lá ou demoraram pra chegar naquele país... não é por desconhecimento do nome ou porque o nome é ruim.
Engraçado mesmo era com esse caso, a Huawei passar a frente da Samsung e iPhone, com novo sistema a desenvolver desde 2012, trump não vai ganhar as próximas eleições...
livre concorrência a todos..
E outra, vocês sabem que o Android Q vai ser o ultimo?
Só usamos o Gmail e serviços Google porquê não temos outros ☹️...
é só fazer como a ZTE
ou os usuários ocidentais da huawei vão vender os aparelhos no ebay para os chineses
e a huawei nem deixa desbloquear o bootloader para instalar um lineage os da vida
É óbvio neh, não to falando de mim (e ainda assim não me importo com esses serviços, assim como vc, e todo o resto, como eu disse) *facepalm*
esses buscadores de likes não contribuem em nada numa discussão, só frases de efeito
Pra você ter escrito aqui, você conhece.
É que nem Weibo, Baidu, WeChat, etc... Quem se importa com esses apps/serviços (ou ao menos conhece) fora da China?
E para melhorar as situação com app como youtube generico , facebook alternativo já eras vai virar febre e vender mais rapio que Samquesuga e xiomi..
O bloqueio à Huawei será danoso para a empresa a médio ou longo prazo. Principalmente porque a Huawei vai praticamente ter um mercado bastante restrito....
Vendo esse nome só consigo pensar naquelas piadas de nome asiático tipo "Sum Ting Wong"
Brasil é tão cagad(o) que foi só se estabelecer oficialmente no país que o problema aconteceu haha
Sei que a aplicação das medidas restitivas serão apenas para os próximos aparelhos, porém, o P30 pro vai ficar obsoleto rapidamente com todo esse imbróglio.
Pela matéria tudo indica que a Huawei vai tentar estrategia parecida com o da Microsoft para atrair desenvolvedores, sei lá, mas vejo chance minima de dar certo.
Conforme descrito na matéria, serviços de empresas que todo mundo usa como Google, Microsoft, Uber, Amazon, Airbnb e qualquer outro ficariam de fora. Ou seja. Não apenas acho improvável como também bem impossível.
Entretanto pode ser que isso faça muito sucesso na China e na Ásia em geral, e aí mate os produtos daqui pra lá.
Ainda bem que todos os serviços google funcionam em 'qualquer navegador' desde que o acesso a internet não tenha filtros, rs... Ademais, o facebook e o gmail mobile só são toscos por conta dos apps. Caso eles corram o risco de perder o mercado asiático e 20% dos acessos mobile na Europa, em dois tempos eles melhoram... A ver!
É isto q espero q aconteça! Os USA apenas tá forçando a China a se virar!
Mas vai ser foda um celular sem nenhuma app de empresas do USA, o decreto parece q bane qualquer app ser comercializado nos dispositivos da Huawei.
Mas isto n deve ir pra frente, afinal, vai contra a tal da liberdade q os USA tanto preza.
É o que eu gostaria que acontecesse!
HongMeng OS, que puta nomezinho xing ling.
Coloco meus dados até no Baidu, mas não coloco nessa joça.
seria bem engraçado mesmo. Adoraria ver isso
Pode até fazer sucesso na China.. Fora dela não vai ter como.. O mundo inteiro usa serviços Google.
Tchi Huawei abaixa às calças para o Trump e tudo se resolverá , este OS mequetrefe será motivo de risada , deixa este traste para o hiper censurado mercado chinês.
Imagina um cenário em que a Huawei, proibida de usar o Android, desenvolve um SO próprio e este ganha força e mercado e surge como terceiro concorrente ao cenário polarizado entre Android e iOS. Seria um incrível efeito colateral a toda essa disputa entre Estados Unidos e China.
nem precisa já que fora da china, todo mundo usa google, facebook e afins que não estarão disponiveis nos futuros aparelhos dela.
Esse nome não vai colar fora da China.