Início » Aplicativos e Software » Windows 10 May 2019 Update é lançado; eis as novidades da Microsoft

Windows 10 May 2019 Update é lançado; eis as novidades da Microsoft

Microsoft libera Windows 10 May 2019 Update com tema claro, nova interface nas Configurações e mais; saiba o que muda

Felipe Ventura Por

A Microsoft está começando a liberar a nova versão estável do Windows 10: o May 2019 Update traz um tema claro, Cortana e busca separadas, Configurações com interface renovada, máquina virtual Windows Sandbox, entre outros. A empresa deixou essa atualização em testes por mais tempo, e vai liberá-la gradualmente aos usuários para não causar problemas nos PCs.

Como explicamos por aqui, a instalação do May 2019 Update será feita manualmente. O Windows 10 vai checar se o PC tem algum problema conhecido de compatibilidade com algum hardware ou programa instalado.

Se estiver tudo OK, o sistema notifica o usuário de que a atualização está disponível. Será possível ir até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update para clicar em Verificar se há atualizações.

Aqui temos outra novidade: há uma opção separada “Baixar e instalar agora” para obter o May 2019 Update em seu computador. Ela está disponível em PCs com Windows 10 1803 (April 2018 Update) ou 1809 (October 2018 Update), e as atualizações do dia 21 de maio ou posteriores.

Isso significa que você só vai obter o May 2019 Update se clicar em “Baixar e instalar agora”. Se você clicar em “Verificar se há atualizações”, poderá instalar apenas as correções de segurança e drivers, em vez da próxima versão do sistema.

“Vamos adotar uma abordagem cuidadosa e controlada, o que nos permite estudar dados de integridade de dispositivos à medida que aumentamos a disponibilidade por meio do Windows Update”, explica o executivo John Cable em blog oficial da Microsoft.

Há ainda o novo Painel de Integridade das Versões do Windows: esta página reúne todos os problemas conhecidos das versões do Windows 10 suportadas pela Microsoft. A ideia é oferecer maior transparência e evitar incompatibilidades.

O que há de novo no Windows 10 May 2019 Update

Tema claro

Odeia o tema escuro? Quer uma interface mais brilhante no PC? O tema claro está aí para isso: vá em Configurações > Personalização > Cores, selecione Claro e toda a interface vai ficar mais próxima da cor branca. Isso inclui a barra de tarefas, menu Iniciar, Central de Ações, teclado virtual e mais.

Tem até um papel de parede feito para esse tema siga o caminho Configurações > Personalização > Temas e selecione Windows (claro).

Menu Iniciar mais rápido e mais limpo

O menu Iniciar deve abrir mais rápido e sem engasgos porque roda em um novo processo chamado StartMenuExperienceHost, que não entrará em modo suspenso. (Antes, ele rodava no processo ShellExperienceHost.)

Além disso, o menu Iniciar terá um novo layout padrão em uma instalação limpa. A Microsoft reduziu o número de blocos fixados por padrão: são apenas nove, divididos em dois grupos. Dá para clicar com o botão direito no nome do grupo e escolher a opção “Desafixar grupo de Iniciar”.

Central de Ações com controle de brilho

A Central de Ações ganhou um controle deslizante na parte inferior para ajustar o brilho da tela. Se você estiver em um notebook, o nível de brilho continuará igual mesmo que você conecte ou retire o carregador. (Antes, o brilho mudava drasticamente se o laptop entrasse ou saísse do modo bateria.)

Além disso, você pode editar os atalhos na Central de Ações — como Wi-Fi, Bluetooth e luz noturna — ao clicar com o botão direito, escolher a opção Editar ações rápidas e arrastar os ícones. (Antes, era necessário fazer isso em uma janela separada.)

Cortana e busca separadas

Após instalar o May 2019 Update, você verá o ícone da Cortana na barra de tarefas. É que agora, a caixa de pesquisa serve para realizar buscas por arquivos, pastas e programas no seu PC. Há mais opções de filtros e suporte ao tema claro.

Configurações

A tela de Configurações ganhou uma barra superior com atalhos para sua conta Microsoft, o status do OneDrive, o status do Windows Update, entre outros.

Por padrão, o Assistente de Foco (modo não perturbe) vai silenciar notificações se você estiver usando um aplicativo em tela cheia, como a Netflix.

Explorador de Arquivos

A Microsoft alterou um padrão na pasta Downloads: os arquivos ficam organizados por data de modificação, não por nome. E o ícone do Explorador de Arquivos mudou para ficar mais visível no tema claro:

Atualizações e Windows Update

É possível adiar atualizações por até 35 dias, ou cinco períodos de 7 dias: a opção aparece em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update. Isso está disponível até mesmo para o Windows 10 Home. (Algumas atualizações, como do Windows Defender, serão instaladas de um jeito ou de outro.)

Graças ao “horário ativo inteligente”, o sistema vai detectar automaticamente os períodos em que você usa o PC. A ideia é evitar instalações do Windows Update enquanto você estiver no computador. Ative isso indo em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Alterar horário ativo.

A Microsoft vai reservar pelo menos 7 GB de espaço no disco rígido ou SSD para receber atualizações. Talvez isso não afete você: o recurso será ativado automaticamente apenas em PCs que vieram pré-instalados com o Windows 10 May 2019 Update, ou que fizerem uma instalação limpa dessa versão. (Em todo caso, é possível desativar isso mexendo no Registro.)

Além disso, dispositivos com Windows 10 deverão ter um total de pelo menos 32 GB de armazenamento. Se o HD ou SSD for menor do que isso, a instalação não será realizada.

Windows Sandbox

O Windows Sandbox é basicamente uma máquina virtual descartável: por exemplo, se você suspeita que um programa tem vírus, pode baixá-lo dentro dessa VM; isso não vai afetar sua instalação principal do Windows. Feche a janela, e a máquina virtual será apagada. Isso está disponível apenas para usuários Pro ou Enterprise (não Home).

O que mais?

O papel de parede na tela de bloqueio ficará desfocado quando você fizer login, adotando elementos do Fluent Design:

Há um novo aplicativo mais útil do Office:

E temos suporte a Emoji 12.0 e Kaomoji:

E as abas?

A Microsoft estava preparando um recurso chamado “Sets” que permitiria reunir aplicativos diferentes em abas de uma janela. Isso entrou em testes no final de 2017 e era compatível com o navegador Edge, aplicativo Email, Bloco de Notas, Prompt de Comando e até o Explorador de Arquivos.

No entanto, isso dependia do Edge para funcionar, e o navegador mudou de engine para usar a mesma base do Chrome. Mary Jo Foley, do ZDNet, diz que esse projeto foi cancelado: ele confundia os usuários e exigiria “muito trabalho extra” da equipe de engenharia do Office.

A ideia acabou sobrevivendo no Windows Terminal, que visa unificar Prompt de Comando e Powershell. Ele tem suporte a extensões, temas customizados, fontes Unicode e… abas:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski

Positivamente

paulo yan

Positivamente ou negativamente?

Rodolpho Camargo

Até hoje a minha também não

Eduardo Braga

Aqui com um SSD melhorou, mas poderia ser bem melhor. Acho que não deve ter muitos usuários, sei lá... não é tão atualizado quanto o aplicativo pra iOS. Tenho curiosidade sobre a versão pra Mac.

Ricardo Albuquerque

o spotify pra desktop é uma vergonha ,até no i7 ele trava

Ricardo Albuquerque

ta pouco as propagandas https://uploads.disquscdn.c...

Claudinei

Esta barra superior da tela de Configurações não apareceu por aqui. Alguém sabe dizer se tem que habilitar alguma coisa a parte? Este controle deslizante da Central de Ações tb não aparece, mas acredito que só apareça para quem usa laptop/notebook, estou certo?

Josué Junior

a minha é Pro e não tem Sandbox e nem Windows Terminal.

Fabio Santos

Adorei a 1903 pensei que minha bateria estava ruim depois que instalei esta voltou ao tempo de glória.

Rafael Elias

Sandbox está disponível apenas para usuários Pro ou Enterprise (não Home). Ou seja, se você estiver usando a versão Home, não terá Sandbox.

Vinicius LMS

Comecei a ter de vez em quando na versão 1809, e antes disso já mexi em máquinas que o Iniciar não estava abrindo.

Talvez essa solução corrija esses e outros problemas.

Edvan Suzarth

- E a opção de espelhar o Android no Windows ?

Josué Junior

Instalei a atualização mas nada de Windows Terminal nem de Sandbox. Tem que habilitar algo?

Keaton

Tu desistiu de contar em 353? Tem mais de 400. hahaha

Guilherme Andrade

"O menu Iniciar deve abrir mais rápido e sem engasgos"
Alguém aqui já passou por isso no Windows? Pra mim é novidade, não sinto lag algum no meu PC...

Exibir mais comentários