Início » Aplicativos e Software » Windows 10 May 2019 Update é lançado; eis as novidades da Microsoft

Windows 10 May 2019 Update é lançado; eis as novidades da Microsoft

Microsoft libera Windows 10 May 2019 Update com tema claro, nova interface nas Configurações e mais; saiba o que muda

Felipe Ventura Por

A Microsoft está começando a liberar a nova versão estável do Windows 10: o May 2019 Update traz um tema claro, Cortana e busca separadas, Configurações com interface renovada, máquina virtual Windows Sandbox, entre outros. A empresa deixou essa atualização em testes por mais tempo, e vai liberá-la gradualmente aos usuários para não causar problemas nos PCs.

Como explicamos por aqui, a instalação do May 2019 Update será feita manualmente. O Windows 10 vai checar se o PC tem algum problema conhecido de compatibilidade com algum hardware ou programa instalado.

Se estiver tudo OK, o sistema notifica o usuário de que a atualização está disponível. Será possível ir até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update para clicar em Verificar se há atualizações.

Aqui temos outra novidade: há uma opção separada "Baixar e instalar agora" para obter o May 2019 Update em seu computador. Ela está disponível em PCs com Windows 10 1803 (April 2018 Update) ou 1809 (October 2018 Update), e as atualizações do dia 21 de maio ou posteriores.

Isso significa que você só vai obter o May 2019 Update se clicar em "Baixar e instalar agora". Se você clicar em "Verificar se há atualizações", poderá instalar apenas as correções de segurança e drivers, em vez da próxima versão do sistema.

"Vamos adotar uma abordagem cuidadosa e controlada, o que nos permite estudar dados de integridade de dispositivos à medida que aumentamos a disponibilidade por meio do Windows Update", explica o executivo John Cable em blog oficial da Microsoft.

Há ainda o novo Painel de Integridade das Versões do Windows: esta página reúne todos os problemas conhecidos das versões do Windows 10 suportadas pela Microsoft. A ideia é oferecer maior transparência e evitar incompatibilidades.

O que há de novo no Windows 10 May 2019 Update

Tema claro

Odeia o tema escuro? Quer uma interface mais brilhante no PC? O tema claro está aí para isso: vá em Configurações > Personalização > Cores, selecione Claro e toda a interface vai ficar mais próxima da cor branca. Isso inclui a barra de tarefas, menu Iniciar, Central de Ações, teclado virtual e mais.

Tem até um papel de parede feito para esse tema siga o caminho Configurações > Personalização > Temas e selecione Windows (claro).

Menu Iniciar mais rápido e mais limpo

O menu Iniciar deve abrir mais rápido e sem engasgos porque roda em um novo processo chamado StartMenuExperienceHost, que não entrará em modo suspenso. (Antes, ele rodava no processo ShellExperienceHost.)

Além disso, o menu Iniciar terá um novo layout padrão em uma instalação limpa. A Microsoft reduziu o número de blocos fixados por padrão: são apenas nove, divididos em dois grupos. Dá para clicar com o botão direito no nome do grupo e escolher a opção "Desafixar grupo de Iniciar".

Central de Ações com controle de brilho

A Central de Ações ganhou um controle deslizante na parte inferior para ajustar o brilho da tela. Se você estiver em um notebook, o nível de brilho continuará igual mesmo que você conecte ou retire o carregador. (Antes, o brilho mudava drasticamente se o laptop entrasse ou saísse do modo bateria.)

Além disso, você pode editar os atalhos na Central de Ações — como Wi-Fi, Bluetooth e luz noturna — ao clicar com o botão direito, escolher a opção Editar ações rápidas e arrastar os ícones. (Antes, era necessário fazer isso em uma janela separada.)

Cortana e busca separadas

Após instalar o May 2019 Update, você verá o ícone da Cortana na barra de tarefas. É que agora, a caixa de pesquisa serve para realizar buscas por arquivos, pastas e programas no seu PC. Há mais opções de filtros e suporte ao tema claro.

Configurações

A tela de Configurações ganhou uma barra superior com atalhos para sua conta Microsoft, o status do OneDrive, o status do Windows Update, entre outros.

Por padrão, o Assistente de Foco (modo não perturbe) vai silenciar notificações se você estiver usando um aplicativo em tela cheia, como a Netflix.

Explorador de Arquivos

A Microsoft alterou um padrão na pasta Downloads: os arquivos ficam organizados por data de modificação, não por nome. E o ícone do Explorador de Arquivos mudou para ficar mais visível no tema claro:

Atualizações e Windows Update

É possível adiar atualizações por até 35 dias, ou cinco períodos de 7 dias: a opção aparece em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update. Isso está disponível até mesmo para o Windows 10 Home. (Algumas atualizações, como do Windows Defender, serão instaladas de um jeito ou de outro.)

Graças ao "horário ativo inteligente", o sistema vai detectar automaticamente os períodos em que você usa o PC. A ideia é evitar instalações do Windows Update enquanto você estiver no computador. Ative isso indo em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Alterar horário ativo.

A Microsoft vai reservar pelo menos 7 GB de espaço no disco rígido ou SSD para receber atualizações. Talvez isso não afete você: o recurso será ativado automaticamente apenas em PCs que vieram pré-instalados com o Windows 10 May 2019 Update, ou que fizerem uma instalação limpa dessa versão. (Em todo caso, é possível desativar isso mexendo no Registro.)

Além disso, dispositivos com Windows 10 deverão ter um total de pelo menos 32 GB de armazenamento. Se o HD ou SSD for menor do que isso, a instalação não será realizada.

Windows Sandbox

O Windows Sandbox é basicamente uma máquina virtual descartável: por exemplo, se você suspeita que um programa tem vírus, pode baixá-lo dentro dessa VM; isso não vai afetar sua instalação principal do Windows. Feche a janela, e a máquina virtual será apagada. Isso está disponível apenas para usuários Pro ou Enterprise (não Home).

O que mais?

O papel de parede na tela de bloqueio ficará desfocado quando você fizer login, adotando elementos do Fluent Design:

Há um novo aplicativo mais útil do Office:

E temos suporte a Emoji 12.0 e Kaomoji:

E as abas?

A Microsoft estava preparando um recurso chamado "Sets" que permitiria reunir aplicativos diferentes em abas de uma janela. Isso entrou em testes no final de 2017 e era compatível com o navegador Edge, aplicativo Email, Bloco de Notas, Prompt de Comando e até o Explorador de Arquivos.

No entanto, isso dependia do Edge para funcionar, e o navegador mudou de engine para usar a mesma base do Chrome. Mary Jo Foley, do ZDNet, diz que esse projeto foi cancelado: ele confundia os usuários e exigiria "muito trabalho extra" da equipe de engenharia do Office.

A ideia acabou sobrevivendo no Windows Terminal, que visa unificar Prompt de Comando e Powershell. Ele tem suporte a extensões, temas customizados, fontes Unicode e... abas:

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski
Positivamente
paulo yan
Positivamente ou negativamente?
Rodolpho Camargo
Até hoje a minha também não
Eduardo Braga
Aqui com um SSD melhorou, mas poderia ser bem melhor. Acho que não deve ter muitos usuários, sei lá... não é tão atualizado quanto o aplicativo pra iOS. Tenho curiosidade sobre a versão pra Mac.
Ricardo Albuquerque
o spotify pra desktop é uma vergonha ,até no i7 ele trava
Ricardo Albuquerque
ta pouco as propagandas https://uploads.disquscdn.c...
Claudinei
Esta barra superior da tela de Configurações não apareceu por aqui. Alguém sabe dizer se tem que habilitar alguma coisa a parte? Este controle deslizante da Central de Ações tb não aparece, mas acredito que só apareça para quem usa laptop/notebook, estou certo?
Josué Junior
a minha é Pro e não tem Sandbox e nem Windows Terminal.
Fabio Santos
Adorei a 1903 pensei que minha bateria estava ruim depois que instalei esta voltou ao tempo de glória.
Rafael Elias
Sandbox está disponível apenas para usuários Pro ou Enterprise (não Home). Ou seja, se você estiver usando a versão Home, não terá Sandbox.
Vinicius LMS
Comecei a ter de vez em quando na versão 1809, e antes disso já mexi em máquinas que o Iniciar não estava abrindo.Talvez essa solução corrija esses e outros problemas.
Edvan Suzarth
- E a opção de espelhar o Android no Windows ?
Josué Junior
Instalei a atualização mas nada de Windows Terminal nem de Sandbox. Tem que habilitar algo?
Keaton
Tu desistiu de contar em 353? Tem mais de 400. hahaha
Guilherme Andrade
"O menu Iniciar deve abrir mais rápido e sem engasgos"Alguém aqui já passou por isso no Windows? Pra mim é novidade, não sinto lag algum no meu PC...
Felipe Liʍa
mas ai seria melhor para o site né. melhor gastar os 400 reais/mes, e os usuarios acessarem o site com os ADBLOCKS desativados, que do jeito q ta!!! :/
Eduardo Braga
Spotify pra Windows é um lixo. Não dá nem pra baixar um álbum.
GuilhermeSMello
Pensei exatamente isso, o Windows está cada vez mais parecido com o KDE Plasma. Mas, desde o Windows Vista, isso não é nenhuma novidade.
Mamaki
Minha tela de configuração não exibe mais o meu perfil como mostrado aí no post. Aparecia quando eu tava no insider, mas após fazer uma instalação limpa isso sumiu
Davidxxx
sim eu sei
Rodrigo T.
Eu tenho um Inspiron N5010 que tem 8 anos, com a config mais top da epoca...coloquei um SSD mas mesmo assim a musica ficava peidando no Spotify.Tive que comprar outro note kkkk
Rodrigo T.
https://uploads.disquscdn.c...Soh 21% da pagina ¬¬
Queen
Não são mais 100 dolares, o tecnoblog está em nível customizável, seria mais caro, muitooo mais caro.
Eduardo Braga
Eu também. É que vou instalar o SSD. Não usamos ele ainda.
Vitor Aleksandr
Faltou comentar outra coisa. “E os bugs e inconsistências da versao?”Faz tempo que windows deixou de ser bem polido...
doorspaulo
No trampo anterior, eu usava em um C2D e também nunca tive problemas.Usava no meu note anterior, modelo 2012, que vendi no final do ano passado, também sem nenhum tipo de problema. Meu note atual (Y530) e meu HTPC (desk antigo, de 2013), também rodam sem problema nenhum, e nunca me deram dor de cabeça com o SO.Meu pai usa no note dele, de 2011 (!!!), e também está zero bala.Mas, todos esses citados, sempre utilizaram Windows original.É questão de amostragem. Mesmo que 0,1% das pessoas tenham problemas, já são 800k de bocas reclamando, então é algo realmente complicado de mensurar.
doorspaulo
113 do uBlock, e 19 do Ghostery.Tá complicado mesmo.
leoleonardo85
Eu fiz o mesmo, dá pra usar assim não tá loko, a coluna de propagadas é quase tão grande quanto a matéria.Lembro quando usabilidade era prioridade aqui.
Ornne
Normal, quando se tem muitos problemas podemos imaginar que de 1% a 5% dos usuários vão sofrer com isso, sendo assim as chances de acontecer com você é pequena. Eu nunca tive problema com instalações do windows, mas por exemplo os 3 samsungs que tive apresentaram problema, mas entendo que isso não significa que todos os consumidores da marca terão o mesmo azar.
Diogo
Eu também...
Diogo
No Windows 10 sempre fiz atualização e nunca deu problemas.
Diogo
Bem no nível dos updates da Apple... hahahahah
Tiago Sousa
Pessoal tem que sobreviver né, kakaka, mas nem tanto pra isso, tem muitos outros sites que parei de visitar e outros que estão ate quase morrendo por causa disso. Tive que desativar o bloqueador de anúncios aqui também só pra ver
Doug
Se não me engano, são quase 100 dólares por mês. Com o dólar nessas condições, acredito não valer a pena.
Eliézer José Lonczynski
Já está milhas de distância em qualidade do update de outubro, parece que foi desenvolvida por um time diferente.
Felipe Liʍa
Mass e o pc da família. E gastar mais d 2k so pra sua mãe acessar o canal da Ana Maria Braga e complicado!
Felipe Liʍa
Mas se for o caso, seria interessante para o Mobilon assinasse a versão PRO, pra amenizar essas propagandas
Felipe Liʍa
E o "jogo-propaganda" do Bradesco que ocupa toda a tela e nao da opção de fechar? 😒
Daniel Rios
"Bom tempo", desde outubro do ano passado, kkk
Daniel Rios
O Windows 10 tem muita inspiração no Linux, principalmente no KDE, o próprio Sets, isso já existia no KDE 4 lá em 2009 e acho que até antes, hoje no KDE 5 tá meio que desativado por causa de uns problemas, mas eu acho que vai voltar, pois ainda tem configurações relacionadas as abas. Independente dos fatos, daqui a pouco vem os fanboy do Windows falarem besteira aqui...
Rodrigo Silva Barretos
É... meu build é o 1803 ¬¬Vou forçar a atualização... vlw
Maico Andrade
Build 1809Config > personalização > cores > tema escuro
Maico Andrade
Rá!
Doug
Infelizmente é o único “gratuito” que não usa anúncios, até onde se tem conhecimento.
Doug
São
Doug
Não só o tecnoblog como mac magazine e cia.. usam o disqus “gratuito” e dá nisso. Depois não chorem ¯¯\(ツ)/¯¯
k3zeus
KDE? Olá sumido... Deepin... Vejo sua inspiração também... Como estão?
Gabriel
É opcional, como sempre foi desde o Windows Phone. Ponto pra Microsoft!
Eduardo Braga
Eu nunca tive problema também, nem com um notebook de 2011, nem com o meu atual. Nem dos dois tem/teve ssd nem processador acima do i3.
Adriel BS
Vc deve ter um pc decente, diferente da maioria da população que costuma rodar o windows em lixeiras nacionais sem ssd, processador forte etc....
Davidxxx
tudo ficando mais preto e o windows ficando branco
Eduardo Braga
Fez instalação limpa? Tô só esperando minha irmã passar os arquivos dela pra nuvem, aí vou fazer também num SSD.
Eduardo Braga
Espero que não seja facebook kkkk
Queen
Aham, @mobilon até fez um tweet e discutindo que estava procurando alternativas.
Trovalds
Instalado. So far, so good. Link pelo @eduardobragaxz:disqus nos comentários.
Anakin
Esses ads são tudo do Disqus?
Luandersonn Airton
Não, eles cancelaram as abas. Ao menos aquelas "universais", mas lançaram um Terminal com abas, talvez eles façam o mesmo com o Windows Explorer. Talvez...
Lairton Gomes
eu desativo o ublock origin para ajudar o site, mas estão exagerando
ribeiro
@Luandersonn:disqus E as abas? Chegaram?
André Cardoso
Fui obrigado a logar no Disqus só pra comentar isso, Tecnoblog tá exagerando
Rodrigo Silva Barretos
O meu tá atualizado, já tá como escuro nas configurações e nada =/
Felipe Ventura
Ajustei essa parte do texto para deixar isso mais claro.
Felipe Xavier
há uma opção separada “Baixar e instalar agora”. Com ela, você pode continuar instalando correções de segurança e drivers, em vez da próxima versão do sistema.Na verdade não é o contrário? Com essa versão "baixar e instalar", instala a nova versão, enquanto o botão "padrão" dos updates procura correções de segurança e drivers.
thejorsias
No aguardo da versão llite by zerocoolroot.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
não vi nenhum... acho que o uBlock Origin para Chrome barrou todos...
Eduardo Braga
O uBlock pegou 93 aqui.
Eduardo Braga
https://www.microsoft.com/p...
Leandro Hartmann
E a ISO cadê?
Leandro Hartmann
Aqui foi 48.
Capitão Caverna
Aqui o bloqueador do Opera pegou 46 itens e o ublock pegou 34.O do Duckduck Go pegou 4 trackers.
Emmanuel Carvalho
Esse tema claro chegou em boa hora. Agora eu gosto mais ainda dos temas escuros.
Andre Kittler
Tu fez eu desativar o ublock para ver... foram 35 quadradinhos de figuras e animações antes de chegar aqui!Meu deus, realmente tem tanta gente que acessa o tecnoblog sem add blocker para justificar fazerem isso, ou é exatamente o oposto: fazem isso pois apenas 1 em 30 não usa, portanto esse cara que recebe os 35 quadrados?
raphaela1
Isso pq vc não passou por uma atualização do Windows 7 que travava o boot de vários PCs no Brasil
JulioTenorio
Até semana passada eu também nunca tive problemas, a ultima atualização cumulativa do windows tá travando meu desktop, coloquei para adiar a atualização e espero que já tenha saído outra corrigindo isso, fora esse acontecimento nunca me atrapalhou.
Capitão Caverna
Somos 4.É isso que dá esse povo comprar pc do milhão.
Peralta
Somos 3. As vezes acho que é só hype comentar que dá pau.
Trovalds
Somos 2. A única encrenca, por assim dizer, foi uma queda de performance num update do ano passado. Mas foi algo temporário e voltou tudo ao normal em questão de horas.
Fábio
Tá tenso mesmo.
Hans Moleman ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
ublock baby.
Alisson Santos
Nunca tive problemas com nenhuma instalação do Windows. De tanto ver queixas, me sinto até privilegiado.
Capitão Caverna
Que windows bonitão bicho
Capitão Caverna
Já tem há um bom tempo
Luandersonn Airton
Chegou esse recurso na atualização passada.
Queen
Eu uso o Privacy Badger, desabilito as publicidade do Disqus, e deixo apenas as da Adsense [email protected] falou que ia abandonar o Disqus, mas encontrar uma alternativa parece está sendo difícil, é muito caro.
Júnior Silva
Até chegar nos comentários a pessoa tem que rolar muito a página e passar por 353 propagandas 😓
Rodrigo Silva Barretos
Windows Explorer com tema escuro nada? =/
Breno
Ansioso aqui *_*