A Apple revelou novos MacBooks Pro nesta terça-feira (21) e, com eles, um programa de reparo de teclados problemáticos com o mecanismo borboleta. Com o acúmulo de detritos, os botões estão parando de funcionar ou gerando duplo pressionamento em MacBooks, MacBooks Air e MacBooks Pro. O novo programa garante a substituição gratuita do teclado em centros autorizados, inclusive fora da garantia.
Esta é a quarta geração do teclado com mecanismo borboleta da Apple. Ele surgiu em 2015 prometendo uma digitação com mais conforto e menos erros, além de permitir teclas mais finas que no tradicional mecanismo tesoura. O que se viu, no entanto, foram processos judiciais de usuários cujos teclados começaram a falhar após acúmulos de poeira sob as teclas. A Apple chegou a incluir membranas nos botões na terceira geração, o que não resolveu completamente a questão.
Até então, donos de MacBooks com teclados borboleta de primeira e segunda gerações estavam recebendo a terceira geração — a troca pode demorar alguns dias ou até mesmo uma semana. Com o programa de reparo anunciado nesta terça-feira (21), as máquinas passam a ganhar a quarta geração do teclado que, esperamos, deve finalmente corrigir o problema.
Na página do programa, a Apple diz que “uma pequena porcentagem dos teclados em alguns modelos de MacBook, MacBook Air e MacBook Pro” pode apresentar teclas que “se repetem inesperadamente”, “não aparecem” ou “não respondem de modo consistente”. Os modelos qualificados são os seguintes:
- MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2015)
- MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2016)
- MacBook (Retina, 12 polegadas, 2017)
- MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2018)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2016, duas portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2017, duas portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2016, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2017, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2018, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2018)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2019, quatro portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2019)
A Apple confirma ao Tecnoblog que o programa é válido no Brasil. A substituição do teclado é gratuita e pode ser realizada nas Apple Stores e Centros de Serviço Autorizado Apple (AASP) mesmo em MacBooks fora da garantia, desde que tenham até quatro anos a partir da data da primeira venda. Quem for afetado pode consultar as informações de reparo nesta página.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Aliás, se alguém tiver o mesmo problema que eu que é o da tecla repetir mais de uma vez, eu usei esse programa aqui que um usuário fez e resolveu 100%: https://github.com/aahung/U...
Exatamente Eric
o que é triste visto o preço que se paga para ter esse tipo de encrenca...
existiram...
tio steve tá esperando o povo morrer pra ir pessoalmente dar boas vindas...
Existe algum produto da Apple que não precise de recall?
O meu é de 2016, mas comprei no final de 2017 e em menos de 5 meses várias teclas deram defeitos, pararam completamente de funcionar. Troquei para a 3a geração.... em pouco tempo deu defeito de novo em 2 teclas (e olha q quase nem uso o teclado!), mas pelo menos é "só" click duplo. Como quase n uso o teclado do note tô deixando pra lá... pois ficar 1 semana parado é osso!
Vou ver se troco novamente por esta 4a geração e vê se resolve de vez (o q duvido muito!!)
Pelo preço a assistência e garantia tinha que ser pelo menos 10 anos.
O meu teclado começou a dar problema. É o segundo Macbook Pro que eu levo pra assistência por causa do teclado.
não faz mais do que a obrigação.
Sem custo além dos 30 mil que você pagou a mais do que vale.