Início » Negócios » EUA alertam sobre drones espiões e chinesa DJI pode ser afetada

EUA alertam sobre drones espiões e chinesa DJI pode ser afetada

O Departamento de Segurança Interna dos EUA afirma que alguns drones podem estar enviando dados ao governo chinês

Victor Hugo Silva Por

Depois da ordem executiva que impediu empresas americanas de negociarem com a Huawei, a próxima medida pode ser voltada contra a fabricante de drones DJI. Um alerta do Departamento de Segurança Interna dos Estados apontou o “risco potencial” de drones fabricados por empresas chinesas.

Segundo a CNN, o governo americano afirmou que os dispositivos podem estar enviando informações de volta aos fabricantes somente para serem acessadas pelo governo. O documento não cita a DJI, mas pode representar o início de uma ação contra a empresa.

EUA alertam sobre drones espiões e chinesa DJI pode ser afetada (Foto por Andri Koolme/Flickr)

Com sede em Shenzhen, na China, a DJI responde por 79% do mercado de drones nos Estados Unidos e no Canadá, de acordo com a consultoria Skylogic Research. O governo americano afirma que drones chineses têm componentes que podem comprometer dados e compartilhá-los em um servidor acessado além da própria empresa.

As organizações que realizam operações relacionadas à segurança nacional ou que mantêm funções críticas no país devem, de acordo com os EUA, estar “especialmente vigilantes pois podem estar em maior risco de espionagem e roubo de informação proprietária”.

O comunicado diz, ainda, que o governo  americano tem “fortes preocupações sobre qualquer produto de tecnologia que leve dados americanos ao território de um Estado autoritário que permite a seus serviços de inteligência ter acesso irrestrito a esses dados”.

Ao contrário do que ocorreu com a Huawei, que perdeu acesso ao Android Q e não poderá comprar de Qualcomm e Intel, não há qualquer ação oficial contra a DJI. Uma eventual medida conta a empresa afetaria sua atividade em um mercado que usa drones do policiamento ao transporte médico.

A empresa afirma que oferece aos seus consumidores total e completo controle sobre como os dados são coletados, armazenados e transferidos pelos drones. A companhia explica que, para o governo e consumidores que precisem de garantias adicionais, há modelos que não transferem dados.

“A segurança está no centro de tudo o que fazemos e a segurança da nossa tecnologia foi verificada de forma independente pelo governo dos EUA e pelas principais empresas dos EUA”, afirma a DJI, em comunicado.

“Todos os dias, empresas americanas, socorristas e agências governamentais americanas confiam nos drones DJI para ajudar a salvar vidas, promover a segurança dos trabalhadores e apoiar operações vitais, e levamos essa responsabilidade muito a sério”.

Com informações: Engadget, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

crmac

Nem vou falar dos EUA, mas dá política pós verdade que se instalou no Governo Trump. Ano que vem tem eleições, se os democratas não indicarem alguém filiado ao PSOL, o atual governo americano volta para o gueto democraticamente.

johndoe1981

Admiro sua paciência de tentar argumentar com esses vermelhinhos alienados do Tecnoblog, eu já desisti. Que os EUA não são santos e são hipócritas eu não contesto, mas torcer pra um país com regime ditatorial como a China desbancá-los é muita ingenuidade. Se um é ruim, o outro é muito pior.

sincero

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Excelente resposta sem ser agressivo como esse DDR31 foi. Só achei mais incrível vc ter paciência e disposição pra discutir com uma pessoa dessas.

Juaum

Lero, lero.... Sejamos honestos. Os EUA estão replicando à China a mesma politica protecionista e estatal que à China aplica a diversos países.
A própria Huawei recebe inserções e proteções fortes do governo Chinês.
E seja menos arrogante ao escrever.

DDR31600Mhz

Eu tenho medo da China porque agora ele pode fazer com o mundo o que os EUA fez por exemplo com a Crise de 2008, destruição da economia mundial.

A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil, compra vorazmente a nossa produção agrícola e minérios, e tem previsão de só ampliar esse consumo, ou seja, é um parceiro melhor.

Eu sustentei todos os argumentos que eu me propus discutir, vc incluiu outros por sua própria vontade, se toda resposta eu for colocando temas novos isso fica parecendo conversa de bêbado.

Rod

2nd amendment

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Cara, toda essa discussão pra tentar provar o que? Se tu tem medo da China, sabe o quão ruim seria se, no lugar dos EUA, ela quem tivesse à frente das políticas expansionistas no mundo.

Sabe qual o teu problema? Tu não debate pela procura da verdade, mas por amor ao próprio debate. Caso contrário, tu teria poupado todos estes textos, teu e do carinha ali, quando AMBOS concordam que a China traz perigo ao mundo com seus interesses políticos semelhante ao regime do próprio país (e nem vem dizer que não tem).

Tanto EUA, como China, duas superpotências, tem seus interesses e lutam com umas e dentes para isso. E tu ainda tem a cara de pau de dizer que a China seria uma parceira muito melhor para o Brasil? Paciência, velho, paciência.

A única ignorância que ficou claro em toda essa discussão foi a tua, que não soube sustentar nem os próprios argumentos e depois vem dar uma de "fuga no tema". E ainda vem querer dizer que não tem ideologia, quando, claramente, embora tente, sem sucesso, mascarar um ódio pelos EUA. Faça-me um favor e recolha-se...

João

40 anos atrás a China praticamente nem existia, cresceram muito rápido e a bolha está prestes a estourar. Novas Chinas virão. Só sei de uma coisa: não quero estar na pele da mão de obra barata da China, serão substituídos pela automação ou comidos pela bolha em poucos anos.

DDR31600Mhz

O meu ponto principal do seu comentário foi esse "mas entre um país que em tese defende a liberdade acima de tudo" isso aqui é a mesma coisa do Comunista no nome da China, não existe, a liberdade dos EUA e a liberdade para os americanos, o resto que se exploda (literalmente nesse caso).

DDR31600Mhz

Porque eu tenho que preferir alguém? Esse e todo o meu ponto aqui, os dois agem segundo o seus interesses e só por eles, nenhum desses interesses necessariamente vão de encontro ao meu.

Pensando de maneira econômica, e mais interessante para o Brasil que a China ganhe essa queda de braço, a nossa balança comercial como eles é gigante, e nosso maior parceiro comercial, imagina que o Brasil foder a China e como se os EUA fodesse a Arabia Saudita, vai da muito ruim.

DDR31600Mhz

Eu sou burro HAuHAUhUAhuHAuha lero lero, lero lero

DDR31600Mhz

O foda de discutir na internet que as pessoas nunca ficam no tema, elas não tem argumento e vão falar de outra coisa, que não qualquer ligação com a discussão.

O teu argumento inicial tinha como ponto a liberdade e que a China é um regime repressivo, e que a vitoria deles em um cenário econômico exportaria essa visão para o mundo, eu argumentei que os EUA incentivam centenas de regimes ditatoriais, portanto é tudo a mesma merda, e tu foi falar de outra coisa que não qualquer ligação com eu eu disse.

Eu não defendo a China, eu tenho mais medo da China do que você, mas eu tenho total consciência do que a China é e como ela se encaixa nesse cenário, não tenho ideologia nublando a minha visão, não acredito que houve vencedores no cenário mundial do século passado, não acredito que existe um sistema campeão

Sobre a China e URSS serem amigas, esses textos falam de coisas que aconteceram antes desse período que falei, eu nem li tudo mas deve ser do período da Revolução Cultural, o meu ponto e post Revolução Cultural.

Vou ti contar um segredo, a China não é mais comunista, deixou de ser exatamente nesse período que perguntei acima.

Eu nem vou entrar nesse tema sobre o mal que os EUA causou o mundo porque isso aqui vai virar um livro e não foi em nenhum momento o que eu questionei ao comentar o seu post.

No demais ficou claro a sua ignorância (aqui uso a palavra no sentido certo) sobre China, para de ler o mises e leia coisa melhor sobre esse tema, leia o livro Sobre a China do Henry Kissinger, ele não é nenhum comunista, sim um diplomata americano e judeu, acho que se enquadra no perfil de pessoas que você confia.

P. Herrera

Acho que faltou um pouco de interpretação da sua parte, pq não disse em momento algum que o EUA é o mocinho do rolê.

Por favor explique porque esse pais que apoia a liberdade é o grande parceiro e garantidor da Arabia Saudita?

Os EUA não apoiam porra de liberdade nenhuma, ele apoia os interesses dele e nada mais, para de ver filme e vai viver na realidade.


Por isso o ''em tese''. O EUA assim como a China e a Rússia têm seus interesses quando o assunto é geopolítica. Sempre foi assim ou não?

...ja a China, o que sabemos sobre a China, quantas aulas vc teve na escola sobre a historia da China?

Como assim??? Me diga que eu exagerei quando eu comentei que eles governam com punho de ferro e controle total sobre a população. Eu não inventei isso, já é sabido mundialmente que o Governo Chinês CONTROLA seu povo por meio de uma FORTE censura governamental em TODOS OS MEIOS. Praticamente uma ditadura velada.
Sugiro que vc pesquise sobre essa cidade que eu citei, aí vai entender.
Não existe democracia ou qualquer tipo de liberdade na China e, onde eles colocam o dedo muito menos(Coreia, Venezuela etc).

Novamente, o EUA JAMAIS foi o mocinho, mas o povo Americano nem de longe nunca experimentou o que o povo Chinês vive diariamente há não sei quantos anos.

Daniel R. Pinheiro

Ótimo, que bom que vc acabou de provar o que eu disse: que ninguém é santo.

Agora, que horrível, os EUA envolvido em todas as guerras do século XX e XXI (o que já é um dado errado, uma vez que algumas Guerras como Russo-Japonesa não teve interferência americana). Mas foi o causador direto dessas guerras? Acho que não.

E tem mais: pegue o número de todas as mortes causadas diretamente pelos EUA durante TODA a história e compara com esse número aqui:
https://books.google.com.br... (livro sobre a Grande Fome da China).
- Dou só uma dica: mais de 30 milhões de mortes (segundo o livro) em decorrência direta do regime chinês comunista, sem nem ao menos estar num período de guerra (o que é um "feito" ainda mais ridículo e absurdo).

Agora vamos aos seus argumentos:

Todos as ditaduras militares durante a guerra fria na America Latina foram criadas com forte apoio dos EUA, no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguaia, Chile, Guatemala, Cuba, Mexico e segue.

- Que ruim hein? Magina se tivessem tido influência da União Soviética e China. Ops, temos uns exemplos: Coréia do Norte e Cuba. Será que estamos piores que eles? Próximo:

//

A própria CHINA, tudo começou com a era do Deng Xiaoping as reformas da China pós Revolução Cultural em parte foram sucesso porque teve apoio dos EUA, que naquele momento só queria fazer sombra na URSS (se engana quem acha que a China e o URSS era amigas naquela época), e os EUA nunca reclamou da falta de democracia lá em nenhum outro lugar.

- Errado! Me desculpe, China e URSS era SIM "amiguinhas" naquela época, tanto que o que eu mostrarei agora é fruto da influência soviética na China do século XX. Quer falar de história e massacre? Pega a cadeira, senta e lê:

https://www.historiadomundo...
https://www.mises.org.br/Ar...
Próximo:

//

No oriente médio temos exemplos de vários e vários regimes ditatoriais apoiados e fabricados pela influência americana, um exemplo é a Arabia Saudita que é uma Monarquia Absolutista, monarquia essa que tem uma relação umbilical com a economia norte americana.

- Vários e vários e tu só cita um? Legal. E ainda com informações inconsistentes. Nunca que aquela ditadura foi fabricada pelos EUA, que só tiveram interesse na região no século XX, décadas depois de já existir um reinado na Arábia. E os EUA nunca apoiou, muito pelo contrário, tem criticado bastante, procurando conversar a respeito, sem sucesso. Próximo.

//

Os EUA apoiam qualquer coisa que sirva aos seus propósitos, eles não são mocinhos, são os responsáveis por coisas terríveis, em tudo para manter o estilo de vida americano.

- Qualquer um faz isso, mas a China é pior. Foi assim na história e até hoje é assim. Contra fatos não há argumentos. Próximo.

//

Nenhum outro pais no mundo tem a capacidade de projeção de força dos EUA, eles estão em todo o globo...

- Tá achando ruim? Pior se fosse a China, ou algum país comunista.

//

...venderam essa imagem de mocinho, as pessoas compram, a vc compra por mais que diga que não, a sua fala ta cheia dessa visão mesmo você falando que não.

- Sabe qual a diferença entre eu e você? Eu vejo os dois lados da moeda, faço a comparação e concluo quem trouxe mais prejuízo que benefícios ao mundo durante a história. EUA é malvado? Oh, claro. Se os EUA são malvados, a China é o diabo. Quer confiar nestes? Boa sorte. Encerro-me por aqui...

Juaum

Você é burro ou se faz????

Exibir mais comentários