O Google continuará fornecendo atualizações do Android para a Huawei, agora que o governo dos EUA recebeu uma licença temporária de 90 dias para continuar operando com algumas empresas americanas. A Microsoft, por sua vez, oferecia o laptop Matebook X Pro em sua loja online e deixou de vender o produto; ela se recusa a comentar o assunto.
- O futuro complicado da Huawei na lista negra dos EUA
- 10 jogos que ocupam pouco espaço no celular [menos de 50 MB]
Em comunicado à CNBC, o Google diz: “manter os celulares atualizados e protegidos é do interesse de todos e essa licença temporária nos permite continuar a fornecer atualizações de software e patches de segurança aos modelos existentes pelos próximos 90 dias”.
Os EUA manterão a licença temporária por 90 dias, até 19 de agosto; o prazo pode ser renovado no futuro.
Esta licença permite que a Huawei atue com empresas americanas em quatro áreas: suporte a celulares Android, manutenção de redes móveis, divulgação de vulnerabilidades de segurança, e desenvolvimento do 5G. Ela basicamente continua proibida de adquirir processadores e chips da Qualcomm e Intel, além de software para novos PCs.
Microsoft deixa de vender Huawei MateBook X Pro
Aí entra a Microsoft. Em tese, o bloqueio dos EUA deveria afetar suas relações com a Huawei: ela não poderia licenciar o Windows 10 para futuros laptops da fabricante, por exemplo.
No entanto, a empresa permanece em silêncio quanto ao assunto: mesmo contatada diversas vezes pelo The Verge, ela se recusa a comentar seu relacionamento com a Huawei.
Huawei Matebook X Pro
A Microsoft Store online deixou de vender o Huawei MateBook X Pro: a página do produto, que antes listava o laptop de US$ 1.499 com Intel Core i7, agora exibe uma mensagem de erro. A loja sequer menciona o notebook; você se depara apenas com o aviso “a página que você solicitou não pode ser encontrada”.
O MateBook X Pro se destaca por sua tela de 14 polegadas quase sem bordas, que ocupa 91% da parte frontal; e por sua webcam que fica embutida em um botão no teclado. O laptop ainda segue à venda em unidades físicas da Microsoft Store nos EUA, segundo o The Verge.
O executivo Richard Yu, da Huawei, comentou este ano que a empresa prepara um sistema operacional como alternativa ao Android e Windows. “Se não pudermos mais usar esses sistemas, estaremos preparados. Esse é o nosso plano B. Mas é claro que preferimos trabalhar com os ecossistemas do Google e da Microsoft”, ele explicou ao jornal alemão Die Welt.
Página do Huawei MateBook X Pro na Microsoft Store:
Link agora retorna mensagem de erro:
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Nem me importaria deste notebook vir sem Windows.. já me reduz trabalho de ter que formatar e instalar o Linux nele...
Com peças chinesas e montado no BR
Estamos falando de um Matebook, Mibook, notebooks tops de linha onde não vale a pena inserir android.
meio irônico esta frase vinda da google já que sistemas passados não recebem atualizações de segurança, para forçar o povo a comprar o novo.
do jeito q os chineses vendem mini Netbooks com Android, é capaz deles lancarem uma versão modificada do AOSP para os futuros notebooks deles, a 100 trumps!!! :D
É apenas estético, a tela do Huawei é apenas 0,7" maior e o Notebook em compensação é um pouquinho maior, então é o famoso apples to apples.
Eu acho que faz sim, não é só estético.
Queria muito um desse da Huawei, vou dar uma pesquisada dos preços aqui.
E? Isso não faz ser menos uma cópia do Macbook pro. Essa diferença de bordas no dia a dia se tornam invisível ao usuário pois você foca na tela, te digo isso pois tenho um Acer com borda fina e um Dell com dobro de borda e nem percebo.
Só confirmou que é mais bonito!
Olha que bordas finas a do Huawei!
Olha que louco, ambos tem o fundo de alumínio fosco e com a logo espelhada.
https://uploads.disquscdn.c...
Aham super diferente https://uploads.disquscdn.c...
Infelizmente, não dá pra fugir da China. Praticamente tudo é feito lá. A gente pensa logo em eletrônico, mas não se resume à isso.
qual a parte do "tento ao máximo fugir desses produtos" você não entendeu? Ou quer só gastar meus minutos da LAN House?
Positivo fabricou os chips também?
Poderia concordar com você, mas aí seriam duas pessoas falando MERDA PRA CARALHO.
Nhé. É bem diferente.
Do meu notebook positivo fabricado no BR
Enviou esse comentário como?
Você só pode estar brincando com um comentário desse.... vou fingir que foi piada!
China e Huawei precisam sentir um pouco o peso do EUA... OCIDENTE precisa mostrar o motivo pelo qual somos quem governa o ORIENTE desde sempre....
Eu ja boicoto a tempos produtos chineses, tento ao máximo fugir desses produtos pois um pais que escraviza e tem as politicas da CHINA não pode prosperar!
Android é da Google e depender do AOSP não é o melhor, a nivel desktop será o ano do Linux mesmo.
Cheiro de ditadura. A China só não é a maior economia do EUA por causo do excesso de controle sobre o entretenimento.
Se o EUA continuar assim, muitas empresas americanas irão para a Europa.
Android 😬
Deepin time.
Mais um Macbook copy.
2020 vai ser o ano do Linux... na China. :B
MS seguindo as novas diretrizes, mais nada
Digo o mesmo. Me interessei por ele, mas o preço dele em real não é tão bom para mim. Acabei deixando ele de lado.
Que coisa linda esse Matebook X Pro.
Acho que é o laptop mais bonito que já vi.