Início » Internet » Google reúne (e esconde) histórico de compras de clientes G Suite

Google reúne (e esconde) histórico de compras de clientes G Suite

Ferramenta do Google reúne compras online mencionadas em recibos do Gmail; quem está no G Suite vê um histórico vazio

Felipe Ventura Por

Nos últimos dias, veio à tona uma ferramenta do Google que reúne as compras online mencionadas em recibos do Gmail. Isso parecia afetar apenas usuários comuns, não clientes do pacote empresarial G Suite. A verdade é um pouco mais complicada: quem está no G Suite vê um histórico vazio de compras — mas elas são monitoradas mesmo assim.

Foto por Drew Tarvin/Flickr

Se você for usuário do G Suite e visitar a página myaccount.google.com/purchases, provavelmente verá uma mensagem “Não há nenhuma compra”. Parece que o Google não está monitorando seu histórico online, certo?

No entanto, um usuário do Reddit descobriu que o Google reúne as compras mencionadas no Gmail — só não menciona isso.

Se você usar a ferramenta Takeout, que permite baixar os dados da sua conta, haverá a opção Compras e Reservas com a seguinte descrição: “suas transações, incluindo entregas, pedidos on-line e reservas anteriores e futuras, coletadas a partir dos serviços do Google, como o Assistente e o Gmail”.

O Google vai gerar um arquivo para download, e ele não estará vazio. Suas compras e reservas virão reunidas em uma pasta e armazenadas no formato JSON (Notação de Objetos JavaScript).

De fato, eu segui os passos acima e encontrei a lista de compras que foram mencionadas no meu e-mail do Tecnoblog. Lá estão as reservas de voos para eventos; uma das imagens abaixo mostra os dados de uma viagem para o Rio de Janeiro a fim de cobrir um evento do Airbnb há alguns anos.

A data de modificação nos arquivos é a data em que a viagem ocorreu, incluindo o horário previsto de partida no fuso horário de Mountain View (onde fica a sede do Google); ou a data da compra e o horário em que o recibo chegou.

O voo saindo do Rio de Janeiro está no primeiro arquivo; a viagem ocorreu em 20 de março de 2017 com partida às 15h35 (11h35 no fuso horário usado em Mountain View):

G Suite “não usa dados para fins de publicidade”

Isso é problemático por alguns motivos. O Google não está sendo transparente com essa coleta de dados, dizendo em um lugar que “não há nenhuma compra” e reunindo todas as compras em outro lugar. Além disso, não há como apagar esse histórico, pois ele já aparenta estar vazio.

O BleepingComputer entrou em contato com o Google para saber a finalidade desse histórico de compras para usuários do G Suite, mas não recebeu resposta.

O G Suite não tem anúncios em nenhum de seus serviços, incluindo o Gmail, e “o Google não coleta, analisa ou usa dados para fins de publicidade”, diz a empresa. “O Google indexa dados de clientes para fornecer serviços benéficos, como filtragem de spam, detecção de vírus, verificação ortográfica e a capacidade de pesquisar por e-mails e arquivos em uma conta individual.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

davi koscianski vidal

Cliquei achando que era a mesma matéria do outro dia.

Que o Google faça isso com minha conta pessoal (e "gratuita"), discutível mas OK.

Mas com uma conta paga? Aí é sacanagem.

Por essa e outras estou no processo de parar de usar os produtos do Google.
Já estou usando apenas o Duck Duck Go como mecanismo de busca e estou achando melhor que o Google.
Agora estou passando todas as minhas senhas pra gerenciadores de senhas antes de começar a alterar o email.

Keaton

Incomodo? Sei lá... já parei de me preocupar com as empresas rastreando meus dados.

José Vieira

Minhas compras estão todas lá, rs... Nem eu lembrava que comprava tanta tranqueira na China,rs...

Will

Como disse em outro post, tô parando de usar os produtos do google, já saí do gmail (fui pro tutanota, e dá pra usar gratuito, pq em quase 10 anos de gmail gastei só 700mb e o tuta dá 1gb), saí do g drive e fui pro dropbox, o suficiente pra mim, pois quase não tenho arquivos, buscador fui pro DDG, o suficiente pro meu uso.

O complicado msm é o photos, pois a IA é ótima e não tem nenhuma similar, além do android, pois não estou disposto a pagar por um iphone.

João

É chato ter os nossos dados capturados pela empresa, mas é aquela, não existe almoço grátis

betacaroteno

Gmail e demais produtos do Google são gratuitos. São bons e funcionam. O próprio G Suite há alguns anos era gratuito (dava 100 contas, depois passou pra 50, ai acabaram com os cadastros free). Esperavam o quê?
Nesses casos o pagamento pelos serviços são nossos dados.
O q muda na minha vida, um ilustre desconhecido? Nada, por enquanto.
É incômodo? É, claro que é....mas há sempre a opção de não usar mais os produtos do Google.

Capitão Caverna

Normal e imoral.