Como revogar acesso de aplicativos no Instagram

Bots podem abrir portas para problemas; saiba revogar acesso de aplicativos no Instagram para ter mais segurança em sua conta

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Saiba responder comentários de Reels, no Instagram, com outro vídeo (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Saiba como revogar o acesso de aplicativos no Instagram (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Aplicativos para ganhar seguidores e curtidas no Instagram, apps para fazer sorteio ou até os supostamente inofensivos aplicativos para baixar Stories podem ser perigosos. O que cada app desse têm em comum? Pedem seu login e senha para poder funcionar. É aí que mora o perigo de ter o Instagram hackeado. Ao fazer isso, você concede acesso à sua conta a aplicativos de terceiros, ou seja, ao desenvolvedor deles. Veja, a seguir, como revogar o acesso a esses apps.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo de revogar acesso dos aplicativos é bem simples e pode ser feito rapidamente pelo aplicativo do Instagram. O app conta com uma opção dedicada a isso nas configurações. Veja o passo a passo abaixo.

  1. Acesse suas configurações

    Primeiramente, acesse seu perfil e toque no menu de três barras posicionado no canto superior direito. Em seguida, abra o menu de configurações e vá até “Segurança”; Como revogar acesso de aplicativos no Instagram

  2. Vá até “Aplicativos e sites”

    Assim que o menu de segurança abrir, toque na opção “Aplicativos e sites”;Como revogar acesso de aplicativos no Instagram

  3. Retire a autorização

    Aqui, aparecerão os aplicativos que possuem acesso à sua conta. No menu “Ativos” é possível revogar o acesso.

Pronto! Agora seu Instagram está ainda mais seguro.

O que fazer se já você baixou?

Se sua conta está deixando comentários, compartilhando coisas que você não publicou ou recebendo visitantes estranhos, é provável que sua senha tenha sido comprometida em um desses aplicativos para Android ou serviços gratuitos na web.

“Você não deve conceder acesso para terceiros a sites ou aplicativos que não seguem nossas Diretrizes da Comunidade ou Termos de Uso (incluindo sites que vendem ou prometem seguidores ou curtidas gratuitas). Esses sites e aplicativos são provavelmente tentativas de usar sua conta de forma inadequada”, informa.

Depois de perceber os sinais

  • Altere sua senha ou envie um e-mail de redefinição de senha para si mesmo;
  • Cancele o acesso a quaisquer aplicativos de terceiros suspeitos;
  • Ative a autenticação de dois fatores para obter segurança extra;
  • Certifique-se de que seu e-mail esteja seguro, se preciso troque a senha;
  • Saia da sua conta no Instagram ao usar um computador compartilhado;
  • Pense bem antes de autorizar aplicativos de terceiros no seu Instagram.
Google Authenticator (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Ativar a autenticação em duas etapas pode ajudar a proteger sua conta (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Ter cuidado é sempre uma boa opção

Por experiência própria, meu Instagram começou a receber visitas de usuários da Rússia nos stories. Não tenho muitos amigos russos e notei haver um padrão: todos eram blogueiros, tinham muitos seguidores e usavam aplicativos como os que citei para obter funções extras.

Como já testei muito aplicativos, do tipo inofensivos, para baixar Stories e coisas assim, não consigo precisar qual deles pode ser o elo, mas fica claro que o uso desses aplicativos abre brechas para que as contas sejam usadas de maneira irregular.

Com a sua senha, o céu é o limite. Em troca de baixar fotos do Instagram você acaba inflando visualizações em perfis que compram serviços de botnets, por exemplo.

A notícia boa é que é possível remover o acesso de todos os aplicativos que você está usando atualmente. Depois, o recomendado é trocar a senha e evitar baixar esse tipo de app novamente.

Note que aplicativo em si não é malicioso, mas o que podem fazer com seu perfil é:

  • O próprio desenvolvedor pode usar ou vender seus dados;
  • Os seus dados podem ser roubados em uma falha de segurança.

Na dúvida, não dê a sua senha.

O que diz o Instagram?

No suporte, o Instagram deixa claro o perigo que é usar esses aplicativos. Parece bobo, mas se você administra uma conta de marca ou pessoa pública, considere o alerta.

“Alguns aplicativos que não são do Instagram oferecem curtidas ou seguidores em troca de informações de login do Instagram. Nenhum desses serviços é afiliado ou tem o apoio do Instagram, e você nunca deve permitir que outras pessoas acessem sua conta do Instagram. As contas que geram atividades não autênticas também violam as Diretrizes da Comunidade do Instagram.

Se você fornecer suas informações de login a esses aplicativos, seja com um token de acesso ou fornecendo o nome de usuário e a senha, eles terão acesso total a sua conta. Eles poderão ver suas mensagens pessoais, encontrar informações sobre seus amigos e, possivelmente, publicar spam ou conteúdo prejudicial em seu perfil. Isso pode colocar sua segurança e a de seus amigos em risco.

Se acharmos que você compartilhou suas informações de login com um desses aplicativos, poderemos remover curtidas ou outros envolvimentos gerados por eles. As contas que continuarem a usar aplicativos que não são do Instagram para obter mais seguidores poderão perceber que determinadas partes da conta do Instagram estão limitadas.”

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados