Início » Internet » Rotten Tomatoes verifica se usuários que avaliam filme compraram ingresso

Rotten Tomatoes verifica se usuários que avaliam filme compraram ingresso

Rotten Tomatoes tem Audience Score aberto para usuários em geral; nota do público está sujeita a manipulações e "review bombing"

Felipe Ventura Por

O Rotten Tomatoes se tornou uma das principais formas de avaliar a qualidade dos filmes. O site destaca dois números: o Tomatometer, com a porcentagem de críticos de cinema que deram uma avaliação positiva; e o Audience Score, aberto para usuários em geral. A nota do público está sujeita a manipulações; por isso, o RT está conferindo se as pessoas que avaliam o filme compraram ingresso para vê-lo.

Image by Bruno Glätsch from Pixabay

Isso é possível porque o Fandango, serviço de venda de ingressos, é dono do Rotten Tomatoes. “Se conseguirmos combinar a conta do Rotten Tomatoes com a conta usada para comprar o ingresso, a nota e/ou resenha será verificada”, explica a empresa.

Inicialmente, a verificação vai funcionar apenas para ingressos adquiridos no Fandango; ainda este ano, ela incluirá compras feitas em redes de cinema nos EUA, como AMC Theatres, Regal e Cinemark.

Por padrão, o Rotten Tomatoes vai mostrar o Tomatometer de todos os críticos de cinema, e o Audience Score apenas dos usuários verificados. A nota geral do público ainda estará disponível, e aparece ao clicar em “More Info”.

A verificação de ingresso começa nesta sexta-feira (24) com o lançamento de filmes como Aladdin e Brightburn – Filho das Trevas. A pontuação para filmes anteriores não vai mudar; o Audience Score de séries de TV também não será afetado.

Os usuários brasileiros e de outros países ainda poderão dar nota aos filmes no Rotten Tomatoes. No entanto, ela será usada apenas para calcular a média geral do Audience Score, que requer dois cliques para ser exibida. A empresa não menciona verificação de ingressos fora dos EUA.

Rotten Tomatoes tenta evitar “review bombing”

A ideia do Rotten Tomatoes é combater trolls e bots que tentam influenciar o Audience Score. Por exemplo, o filme Gotti, estrelando John Travolta, atingiu no ano passado um Tomatometer de 0%: ou seja, nenhum crítico de cinema deixou uma resenha favorável. Enquanto isso, a avaliação do público chegou a ser 80% positiva; só que a maioria dos usuários criou uma conta dias antes da estreia, e avaliou somente esse filme — sinais de uma ação coordenada.

O Rotten Tomatoes vem tomando outras medidas. Em fevereiro, foi removida a função que permitia avaliar um filme antes de sua estreia. “Infelizmente, nós vimos um aumento de opiniões não-construtivas, às vezes beirando a trollagem, que acreditamos ser um desserviço aos nossos leitores em geral”, explicou a empresa.

Essa mudança foi implementada devido a uma polêmica envolvendo Capitã Marvel. O filme não havia estreado, mas já tinha um Audience Score de apenas 54%. Algumas pessoas ficaram irritadas com uma declaração da atriz Brie Larson, que decidiu ser mais inclusiva em encontros com a imprensa porque a maioria dos jornalistas e críticos são homens e brancos.

A tática se chama “review bombing”: vários grupos se organizam para deixar avaliações negativas sobre um filme, série ou jogo. O Rotten Tomatoes está conseguindo evitar isso antes da estreia, porque usuários não podem mais dar nota nesse período. Após o lançamento, o controle será feito ao verificar a compra do ingresso.

Lori Pantel, diretora de marketing do Fandango, diz à Variety que a mudança no Rotten Tomatoes não foi feita para estimular a venda de ingressos, porque outras plataformas vão participar. A empresa decidiu lançar o Verified Audience agora — em vez de esperar pelos parceiros — porque a temporada de verão está começando para os filmes nos EUA.

Interface em que aparece a opção de verificar o ingresso; o Rotten Tomatoes usa o endereço de e-mail para encontrar a compra realizada pelo mesmo usuário através do Fandango:

Com informações: Rotten Tomatoes, Variety.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juan Hatzfeld dos Santos

machistas não gostaram.

Keaton

Então... formas alternativas. hahaha

Anakin

Não uso nenhum adblocker, acho que é padrão então

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Onde eu disse que todas as pessoas que não gostaram do filme são inseguras? Se puder citar eu agradeço!

Eu digo, e repito para quem não sabe interpretar: os causadores disso (o fato de precisarmos criar bloqueios as criticas online) foram os nerds inseguros, tanto que votaram negativamente contra o filme antes dele estrear.

Se você detestou o filme pense que ele não foi feito para você, a história dele é de superação feminina. Por isso você, com sua baixa capacidade cognitiva, não conseguiu se identificar e nem se colocar no lugar da personagem ou das mulheres.

As vezes tenho dúvida se as pessoas só são burras mesmo ou estão se fazendo.

Franco Luiz

entao todas as pessoas que n gostaram nao sao seguros suficientes ???? a opçao "nao gostei do filme" nao serve ?

nossa que coisa mais tosca , eu mesmo detestei mas meu personagem favo dos vingadores é a Wanda e a natasha ... n faz sentido nenhum seu comentario .

Quase como ou vc gosta do filme ou vc é racista preconceituoso e bla bla bla ...... que tosquice

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Amigo, só trago verdades.

Se você se sentiu ofendido é pq a carapuça serviu.

Grande abraço!

Renan Costa

A premissa pro capitã marvel ser ruim é muito simples, ele é bom porque é uma heroina, se fosse um cara qualquer, ele seria uma porcaria, estilo thor ragnarok. Se seu padrão é tão baixo a ponto de achar qualquer coisa assim boa é problema seu, você faz o que quiser, mas não vem ofender os outros.

uB.

Entendo o q quis dizer, apesar de ser "grátis", tá incluso no Netflix, por exemplo, mas nosso tempo n é "grátis". Daria pra evitar o tédio de 2h de filme chato com 5 minutos de pesquisa, por exemplo.

Claro, vc n vai deixar de ver um filme q vc tá muuuuito afim só pq leu um review ruim, os reviews são válidos pra aqueles filmes q vc tá na dúvida, entende?

S Y N T H W A V E + L O V E R

É ''idiota'' porque o consumo de filmes é ''grátis'' pra uma parcela das pessoas, se você me entende.

Pra quem vai no cinema, alugar, comprar, aí o review é interessante.

Pra mim não é porque assisto no Paulo Coelho. Mas entendo quem gosta das reviews.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Avaliaram antes do filme estrear...

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Corrigindo, tudo isso graças a nerds que não são seguros suficiente para ver uma mulher como heroína num filme.

Eu gostei muito do filme.

Mickão

Exato, foi isso que eu quis dizer: deixar de assistir algo por causa de avaliações dos outros. Mesmo que estejam falando mal eu prefiro assistir e ter minha própria opinião.

Josisclelson

Estou usando o adblocker Ultimate, esse tira até aqueles captcha q pergunta onde está a bicicleta

uB.

Ler review e avaliações antes de consumir algo é bem legal. Isto faz a gente poupar tempo e dinheiro, pois nos ajuda a filtrar o que não iremos gostar.

N sei se vc repara, mas a gente tende a fazer isto com praticamente qualquer coisa q a gente consome na internet, ainda mais quando envolve grana.

Antes de comprar aquele novo smartphone, vc vai querer ver reviews, saber o q pessoal tá achando e irá filtrar as informações e depois decidir se aquele aparelho vale ou n vale a pena pra vc.

Pq pra comprar celular ver reviews é algo inteligente e pra filmes é algo idiota?!

Antony

Cara, eu assisto uns 5-6 filmes por semana, gostaria de ver muito mais, e tem uma infinidade de coisas na net contrastando com a quantidade de tempo disponível que cada um tem. Reviews e notas, tanto no IMDB como no Rotten Tomatoes são sim importantes na hora de decidir o que assistir. Agora se é algo que você quer ver e deixa de ver por causa de comentários, realmente é idiota.

Exibir mais comentários