Início » Ciência » Robô quadrúpede consegue puxar avião com mais de 3 toneladas

Robô quadrúpede consegue puxar avião com mais de 3 toneladas

O robô HyQReal arrastou um avião com 25 vezes o seu peso por cerca de 10 metros

Por
21 semanas atrás

Os robôs já levantam cargas, abrem a porta mesmo que humanos não queiram e puxam caminhões. Agora, eles também são capazes de puxar pequenos aviões. É o que provaram Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) e Moog com seu HyQReal.

Em experimento realizado no aeroporto de Gênova, o robô quadrúpede arrastou um avião de 3,3 toneladas por 10 metros. Segundo o IIT, a aeronave usada no teste tem 14,4 metros de comprimento e 14 metros de envergadura.

Enquanto isso, o HyQReal conta com 1,3 metro de comprimento e 90 centímetros de altura. O robô, que pesa 130 quilos, conseguiu arrastar um objeto com o equivalente a 25 vezes o seu peso, tornando o feito ainda mais impressionante.

Ele possui corpo de titânio, grade de proteção em alumínio e revestimento com uma mistura de Kevlar, fibra de vidro e plástico. O dispositivo carrega uma bateria de 15 quilos que dá energia a 4 motores conectados a 4 bombas hidráulicas para as pernas.

O HyQReal tem dois computadores, sendo um voltado para a visão e outro para seu controle, e continua funcionando mesmo molhado ou com areia. O robô conseguiu demonstrar sua força ao puxar o avião, mas esta não é sua única finalidade.

Segundo o IIT, ele está sendo desenvolvido para dar apoio a humanos em situações de emergência, ao levar sensores para áreas de risco, manipular objetos e abrir portas. O robô também poderá ser usado em áreas como agricultura e inspeção.

Robô quadrúpede consegue puxar avião com mais de 3 toneladas

Com informações: SlashGear, CNET.

Mais sobre: ,