Início » Negócios » Motorola reduz prejuízo após reforçar lançamentos de celulares

Motorola reduz prejuízo após reforçar lançamentos de celulares

Divisão mobile da Lenovo diminui prejuízo para US$ 139 milhões; Motorola lançou 17 celulares em um ano

Felipe Ventura Por

A Motorola não tem lucro há muitos anos, mas finalmente está chegando perto: a divisão mobile da Lenovo, que inclui a tradicional fabricante, registrou prejuízo líquido de US$ 139 milhões no último ano. É um resultado muito melhor que nos períodos anteriores, e um sinal de que sua estratégia — lançar vários celulares em pouco tempo — está dando certo.

Motorola Moto G7 Plus

Moto G7 Plus

Um dos mitos sobre fabricantes de celulares é que, se lançarem poucos modelos e atualizarem o Android mais rápido, elas terão sucesso no mercado. É algo que talvez faça sentido para nós, nerds, mas que não funciona no mundo real.

A Samsung lança uma infinidade de celulares todo ano e sempre consegue ter lucro. (Ele vem caindo devido à concorrência, mas não virou prejuízo.) A Xiaomi conseguiu se tornar lucrativa no último ano e lançou dezenas de modelos novos. A própria Apple, antes com um portfólio enxuto, hoje oferece diversos modelos de iPhone; ela até ressuscitou o iPhone X para compensar a queda nas vendas.

Nos tempos antigos da Motorola, quando ela estava nas mãos do Google, a estratégia era focar em três modelos: Moto X (premium acessível), Moto G (intermediário) e Moto E (basicão). Nessa época, ela nunca deu lucro; foi uma das razões que motivaram sua venda para a Lenovo.

Por sua vez, a Lenovo não conseguiu aproveitar bem a aquisição da Motorola. A fabricante estava em terceiro lugar no ranking mundial quando estava com o Google; após mudar de mãos, ela caiu para a oitava posição.

Motorola One

Motorola One

Motorola cresce na América Latina, Am. do Norte e China

A situação está melhorando aos poucos. A Lenovo divulgou seu resultado financeiro para o ano fiscal de 2018 (entre abril de 2018 e março de 2019). A participação de mercado da Motorola chegou a 17,6% na América Latina, aumento de dois pontos percentuais se comparado ao ano anterior.

A Lenovo é pequena em outros mercados, mas vem crescendo bastante: o número de vendas aumentou 47,5% em um ano na América do Norte (EUA e Canadá). Enquanto isso, ela viu um salto de 177,5% na China durante o mesmo período. (A empresa tem market share inferior a 1% no país.)

Vale lembrar que, desde o ano passado, o brasileiro Sergio Buniac se tornou o presidente global da Motorola. Ele levou a empresa ao segundo lugar em market share na América Latina; a Lenovo aposta que o executivo pode impulsionar a marca em mais mercados.

O objetivo da Lenovo para o próximo ano fiscal (abril de 2019 a março de 2020) é chegar ao equilíbrio no setor mobile — ou seja, não ter mais prejuízo com a Motorola. Será que ela consegue?

Prejuízo da divisão móvel da Lenovo, que inclui a Motorola, por ano fiscal:

Motorola lançou 17 celulares em um ano

Abaixo, reunimos os 17 celulares lançados pela Motorola no ano fiscal 2018 da Lenovo (abril de 2018 a março de 2019). Enquanto isso, no ano fiscal de 2017, tivemos 11 modelos diferentes.

  • Moto G7
  • Moto G7 Plus
  • Moto G7 Play
  • Moto G7 Power
  • Motorola One (P30 Play na China)
  • Motorola One Power (P30 Note na China)
  • Motorola P30
  • Moto Z3
  • Moto Z3 Play
  • Moto E5
  • Moto E5 Plus
  • Moto E5 Play com Android Go
  • Moto E5 Play (exclusivo para os EUA)
  • Moto G6
  • Moto G6 Plus
  • Moto G6 Play

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

D.Vinicius

Então era só o seu, eu tenho um e meu tio também e tá funcionando normal.

D.Vinicius

Comprei meu G4 play(era o que eu podia pagar) alguns meses depois do Lançamento e estou com ele até hoje.

D.Vinicius

A Samsung lançou do A10 ao A80, aí tem S10, S10e, S10 plus e ainda tem a linha Note, me diz quando foi que ela diminuiu o seu portfólio.

Fabio Santos

Se não tiver preguiça veja a conversa que tive anteriormente com seu colega e verá que faço atualmente.
Eu tenho inveja? Amigo eu faço para pessoas mais do que você que fica escondido por perfil fake nervosinho por não ter quem te de valor.
Faz um favor pra humanidade some troll.
Se ainda uso canais de tecnologia é pra ajudar muitos jovens a acordar de alguns fatos e claro por puro hobby.
E digamos minha situação financeira está bem tranquila, se gosto ou não de ostentar isto cabe a mim decidir e não você.
Mais prefiro sim a simplicidade e ajudar o próximo.
Por este motivo sai da área comercial aonde de fato enganar é o caminho pra tudo.

Lobo Solitário

Vc foi gerente, vc é o típico exemplo de brasileiro medíocre que gosta de ser pobre em tudo, não tem interesse em crescer e tem raiva/inveja de quem sabe/tem mais.

Fabio Santos

Fui a muito tempo atrás gerente de compras, hoje tenho outra área, porém minha família se mantém pioneira no ramo de distribuição e talvez se as vezes escrevo errado, seja pelo fato de neste momento estar trabalhando e responder a trolls como você quando é possível diferente do bebê da mamãe que está confortável em casa e segundo acha que sabe tudo por ter tido aula com um mestre doutrinador.
Ao menos tenha a coragem de mostrar rosto e nome antes de querer moral.

Lobo Solitário

Caceta, um gerente que troca mais no lugar de mas e nem sabe escrever e pontuar direito...

Gabriel Naldis

😂😂😂😂😌

Louis

Samsung é a mesma coisa. No Uber, o único carro que não se move é no smartphone da Coreana, tudo por problema de software que não resolvem.

Caulazaro

Comprei o meu G5s plus há 2 anos e me atende super bem até hoje. E nunca deu problema.
O que eu gosto dos Motorolas, é poder pagar pouco e ter um celular decente.
Saí da Samsung, porque se você não quiser gastar em um top de linha, você vai passar raiva. Travamentos e muitos apps não funcionam ou não funcionam direito, mesmo se comprar de uma linha intermediária.

Fabio Santos

Relatos provam que os maiores drogados são a área comercial que precisa dar de louco pra alcançar metas eu apenas coloco fatos, nos quais as sobras das merdas ficam pro adm e compras resolver e supostamente cair como negativo no balanço geral.

Caulazaro

Cara, te aconselho a não usar drogas quando for comentar

Jeu Gomes

Isto e loucura. Nem posso trocar de celular. Todo ano

Willian Sergio

Por isso já não compro mais essas PORCARIAS da Motorola, em pouco tempo fica obsoleto pela empresa, sem tirar os defeitos que sempre tem nesses aparelhos que são problemas crônicos, temos que apoiar essas empresas estrangeiras de smartphone, pois ficar com com esse monopólio de somente marcas X no mercado vendendo essas sucatas não da.

Tiago Rissato

Eu desisti da Motorola depois do G4 play, defeito em todos os GPS, e não corrigiram por pura preguiça, ou incompetência mesmo, já que o problema foi de software, tive q fazer dowgrade pra voltar a usar o GPS.

Exibir mais comentários