Início » Internet » Facebook removeu mais de 2 bilhões de contas falsas só este ano

Facebook removeu mais de 2 bilhões de contas falsas só este ano

Mesmo com número enorme, Facebook diz que ele representa apenas 5% do total de usuários ativos mensalmente no período

André Fogaça Por

O Facebook publicou um relatório em sua página sobre transparência da empresa, onde diz que apenas nos três primeiros meses deste ano já removeu mais de 2 bilhões de contas falsas da rede social. O número é quase que o dobro do total de remoções que aconteceu nos três meses anteriores do ano passado.

Facebook / Con-karampelas / Unsplash

O relatório explica que “nosso objetivo é de remover tantas contas falsas no Facebook quanto pudermos. Priorizamos a ação contra usuários e contas que tentam causar danos e descobrimos que muitas destas contas falsas são utilizadas para campanhas de spam e são motivadas financeiramente”.

Segundo Guy Rosen, vice-presidente de integridade no Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg está mais ágil na hora de banir os usuários no momento em que as contas são criadas. “Estes números são impulsionados em grande parte por ataques automáticos. Muitos são bloqueados em questão de minutos após a criação da conta”, complementa Rosen.

A ferramenta de detecção automática que foi citada foi responsável por 99,8% de todas as identificações, com o restante sendo resultado de denúncias de outros usuários. A eficiência do recurso é o maior desde o primeiro trimestre do ano passado, quando ele respondeu por 98,5% dos alertas.

O relatório ainda afirma que mesmo com um número tão grande destas contas, elas representam apenas 5% do total de usuários ativos mensalmente no último trimestre de 2018 e primeiro de 2019. Ao todo, de janeiro até março de 2019, o Facebook diz ter removido 2,2 bilhões de contas, que representa quase o dobro das remoções do trimestre anterior, com 1,9 bilhão – e muito mais, quando comparado com o período entre julho e setembro de 2018, quando 754 milhões de contas foram retiradas da rede.

Como o número total de usuários ativos no primeiro trimestre deste ano foi de 2,375 bilhões, 5% equivale a pouco mais de 118 milhões de usuários em contas falsas.

Com informações: Facebook e Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ueritom Ribeiro Borges

Ou eu entendi errado ou essa matemática não tá batendo: eles removeram 2 bilhões de contas e esse número representa 5% do total de usuários ativos?

Keaton

Uai, agora não vai mais virar venezuela mesmo. Do jeito que o pessoal tá politizado, isso aqui vai virar uma guerra civil, tipo a Siria. hahaha

O pessoal ao invés de se unir para melhorar o Brasil, se une pra torcer pro presidente ser ruim só para falar "eu avisei"... Sigh. Brasil nunca virará um pais de gente (e menos ainda decente) se essa mentalidade continuar. Se o Bolsonaro fizer cagada, não vai ser reeleito. (Se bem que certos dois foram mesmo afundando o Brasil... - ~16 anos e o pessoal quer que recuperem em 5 meses...)

Buldego

então tem que avisar ao Bozo para parar com a campanha de "vamos virar uma venezuela zzzzz".

Keaton

Viiiiish........ não vai ter terceiro turno, não. :V

Dayman Novaes

O que define o valor de algo não é determinando por quão legal esse algo é para as pessoas?

Se sim, parece que a primeira opção também está correta.

Fabio Santos

Outra coisa que parou de crescer foi os grupos em gerais aonde agora precisa de permissão do usuário pra entrar.

Pedro

Peraí, um fake falando de fakes??? Curioso isso, kkkkk.

Tori

>colocando política no meio da matéria https://uploads.disquscdn.c...

Buldego

Vi um levantamento e parece que 67% dos seguidores do Bozonaldo no Twitter é robô.

Aí me veio esse vídeo vergonha alheia:

https://www.youtube.com/wat...

uB.

Razão pela qual FB tá excluindo as contas falsas:
[