Início » Computador » Intel Core i9-9900KS alcança 5 GHz em todos os núcleos

Intel Core i9-9900KS alcança 5 GHz em todos os núcleos

Chip Intel Core i9-9900KS foi apresentado na Computex 2019 e atinge 5 GHz "sem truques"

Emerson Alecrim Por

Esta é a semana da Computex 2019 e as novidades preparadas para o evento já começaram a aparecer. Uma delas é o processador Core i9-9900KS: de acordo com a Intel, o chip consegue alcançar a barreira dos 5 GHz em modo turbo, mas sem truques ou detalhes escritos nas entrelinhas.

Intel Core i9

Com truques me refiro ao anúncio que a Intel fez na Computex 2018: a companhia exibiu um chip Xeon de 28 núcleos que também atingia a casa dos 5 GHz, mas só algum tempo depois revelou que aquele processador tinha passado por um belo overclock.

No Core i9-9900KS é diferente, garante a Intel. Tecnicamente, o chip é muito parecido com o Intel Core i9-9900K, mas traz frequências um pouco mais generosas, basicamente.

Ambos contam com oito núcleos, 16 threads, 16 MB de cache L3, processo de fabricação de 14 nm++ (versão melhorada da tecnologia de 14 nanômetros que a Intel vem usando desde 2014), suporte a memórias DDR4 de até 2.666 MHz, além de GPU Intel UHD Graphics 630. Porém, enquanto a frequência base do Core i9-9900K é de 3,6 GHz, o Core i9-9900KS conta com 4 GHz.

Em turbo, a frequência dos dois pode chegar a 5 GHz, mas existe uma diferença importante aqui: o Core i9-9900K só atinge esse clock nos dois primeiros núcleos (os demais registram até 4,8 GHz e 4,7 GHz); já o Core i9-9900KS consegue alcançar 5 GHz em todos os núcleos.

Apresentação do Intel Core i9-9900KS (Foto: Devindra Hardawar/Engadget)

Apresentação do Intel Core i9-9900KS (Foto: Devindra Hardawar/Engadget)

Está se perguntando sobre o TDP? Nesse parâmetro, o Core i9-9900K trabalha com 95 W. Com relação ao Core i9-9900KS, a Intel ainda não forneceu essa informação, o que me faz suspeitar de que houve um acrescimento significativo aqui: se o TDP fosse o mesmo ou mudasse pouco na comparação com o Core i9-9900K, acredito que essa informação já seria conhecida.

Preço e data de lançamento do Intel Core i9-9900KS são outros detalhes que permanecem desconhecidos (nos Estados Unidos, o Core i9-9900K foi lançado por US$ 488, só para dar uma base), mas podemos esperar por essas informações no decorrer da Computex 2019.

Espera-se também que a Intel revele no evento mais detalhes sobre os processadores Ice Lake de 10 nanômetros para notebooks. Como que para dar uma prévia, a companhia exibiu dois gráficos que comparam a GPU integrada desses chips (Intel Gen11) com a atual (Gen9) — essencialmente, a promessa é a de desempenho satisfatório em jogos rodando em 1080p:

Intel Gen9 versus Gen11

Para cutucar a concorrência, a Intel também exibiu um comparativo com um chip AMD Ryzen 7 3700U:

Ryzen 7 3700 U versus Ice Lake-U

Com informações: AnandTech, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keviny Oliveira

Já bastava os Pentium D e os FXs e agora isso vai entender essas empresas, quando a coisa fica preta já era

Keviny Oliveira

Para os fanboys é sim

Keaton

16% de desempenho de diferença não parece tanto.

Keviny Oliveira

Isso é um dos efeitos da linha Zen2, e a Intel diferente da Nvidia se acomodou achando que a AMD não ia conseguir mais mover o mercado, já a Nvidia não duvido que já esteja planejando algo para como o lançamento de placas de vídeo da linha 3000 em 7nm.

Keviny Oliveira

Será bom se for só isso mesmo, meu chute é 200W

Trovalds

Chute.

Fabio Santos

Cara tudo anda meio sendo feito meia boca, exemplo os processadores da maçã principalmente do A11 em diante, muitas vezes em diversos grupos você vê o povo escrevendo que entrou num game mais pesado aqueceu a tela reduz o brilho pra conter o calor, são também baterias como no caso do Note 7, Galaxy Fold com tela pífia em resistência.
No resumo a pressa é inimiga da perfeição.

Keviny Oliveira

Depois a AMD que é esquentadinha parece que o jogo estar mudando não é mesmo :)

Keviny Oliveira

Só 150W tem certeza?

Emerson Alecrim

São sinônimos.

Murilo Giatti

Acrescimento ou acréscimo?

Juliano

Depois de 2km de propaganda, consegui chegar nos comentários.

Fabio Santos

Cada uso diário vai se um reservatório de água para esfriar o danado.

P. Herrera

Depois não sabem pq o planeta a cada ano fica mais quente.

ばか

Intel está uma chuva de mentiras.
Primeiro este TDP mentiroso que estão apontando em seus processadores, que na verdade são verdadeiros grills, segundo que, pelo que estão dizendo este comparativo de desempenho gráfico o Ryzen está em single channel e o Ice lake em dual Channel, um verdadeiro absurdo.

Exibir mais comentários