AMD Radeon RX 5700 traz arquitetura Navi e vai brigar com a RTX 2070

Placas de vídeo Radeon RX 5700 trarão ainda tecnologia de 7 nanômetros e memória GDDR6

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMD Radeon RX 5700

O processador Ryzen 9 3900X não é a única novidade que a AMD reservou para a Computex 2019: o evento também serviu de palco para a companhia anunciar a Radeon RX 5700, série de placas de vídeo que deve enfrentar a Nvidia GeForce RTX 2070, talvez até mesmo em um quesito que vem ganhando cada vez mais atenção: o ray tracing.

A nova placa marcará a chegada ao mercado da tão prometida arquitetura Navi. Porém, na apresentação, a AMD fez questão de destacar que o grande diferencial da sua nova geração de GPUs será a arquitetura de núcleo RDNA (Radeon DNA).

Infelizmente, ainda não há muitos detalhes a respeito. A AMD só deve dar mais informações sobre a Radeon RX 5700 e outros aspectos, incluindo a arquitetura RDNA, na E3 2019, marcada para junho.

Por ora, a companhia diz que as GPUs NAVI terão até 25% mais desempenho “clock a clock” na comparação com as atuais placas Vega, além de mais eficiência energética.

Sendo mais preciso, o rendimento por watt será até 50% maior em relação à mesma geração, o que sugere que a arquitetura RDNA trará mudanças estruturais substanciais — estamos falando de uma sucessora para a atual arquitetura GCN (Graphics Core Next) ou, ainda, de uma nova versão desta (pouco provável).

Entre os detalhes já confirmados estão os de que a série AMD Radeon RX 5700 — toda a série RX 5000, na verdade — terá mesmo tecnologia de 7 nanômetros, memória GDDR6, além de suporte nativo ao PCI Express 4.0 (coisa que só as Radeon Instinct traziam até então).

É claro que precisamos contar com os testes independentes para termos certeza sobre a performance, mas a AMD diz que, em seu teste comparativo, a Radeon RX 5700 obteve 10% mais desempenho gráfico que a Nvidia GeForce RTX 2070.

Essa comparação nos leva a uma dúvida: a série RX 5700 vai ter suporte ao ray tracing (técnica que imita raios de luz do “mundo real” para gerar gráficos mais convincentes)? Ainda não há certeza — esse é outro aspecto que a AMD só deve comentar na E3 2019.

De todo modo, a CEO da AMD, Lisa Su, disse no início do ano que o ray tracing é um assunto importante para a companhia e que mais detalhes sobre o suporte à técnica seriam revelados no decorrer de 2019. Se levarmos esse favor em consideração, há boas chances de que a resposta à pergunta anterior seja um sonoro ‘sim’.

A previsão é a de que a série Radeon RX 5700 seja lançada em julho. Seguimos sem informações sobre preços.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados