Início » Antivírus e Segurança » Nem FBI consegue quebrar criptografia de banqueiro brasileiro

Nem FBI consegue quebrar criptografia de banqueiro brasileiro

Avatar Por

Exatamente dois anos depois da realização da famosa Operação Sathiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu quebrar a criptografia dos arquivos armazenados nos computadores apreendidos na casa do banqueiro Daniel Dantas, informa reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com as informações disponíveis, na ocasião as autoridades policiais confiscaram seis discos rígidos com capacidade somada de 2,1 TB, com a suspeita de que eles tivessem informações a respeito de crimes contra o sistema financeiro e esquemas de corrupção envolvendo políticos.

Durante cerca de seis meses, técnicos do Instituto Nacional de Criminalística tentaram quebrar a segurança dos arquivos. Sem sucesso, no começo de 2009 pediram ajuda de especialistas do FBI, que depois de mais de um ano de tentativas frustradas devolveram os arquivos para o governo brasileiro no último mês de abril.

A reportagem informa que o sistema de criptografia usado nos arquivos é o AES 256 bits, considerado por especialistas "um dos mais sofisticados do mercado".

Segundo informações obtidas pelo site G1, os dois programas usados para criptgrafar os arquivos foram baixados da internet. Um deles é o pago PGP, da Symantec, e o outro é o gratuito TrueCrypt, que pode ser baixado do site www.truecrypt.com.

Apesar da legislação de diversos países europeus e dos EUA contarem com medidas legais que obrigam os fabricantes dos softwares ou os acusados a entregarem as chaves de desbloqueio dos arquivos, as leis brasileiras não contam com qualquer mecanismo legal neste sentido.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dolphin_SSA
"Indeed, we are even not close to a practical break of AES at the moment."
A reportagem do Inquirer apenas indica que eles avançaram alguns centímetros numa corrida de centenas de Km. Como o próprio pesquisador reconheceu na frase acima, que pode ser traduzida como: "Realmente, não estamos nem perto de uma maneira prática de quebrar o AES no momento."
Carolina Freitas
Chuck Norris não teria essse trabalho todo .. Sabe porque ? O sistema liberaria as informações com sucesso ao reconhecer a cadeira de Chuck Norris chegando perto da mesa e suas impressões digitais no teclado, liberaria as informações sem a necessidade senha. LOL.
Matheus Alexandre
Agora ninguém no mundo irá ver meus escritos huehuehuehuehuehueheuehueh
Matheus Alexandre
boa !
Matheus Alexandre
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Matheus Alexandre
Acredito kkk
Welyson
o ocorrido foi a 6 anos atras essa era a melhor
John McLane
Q papinho pra boi dormir... FBI falhando com key aes256... tá bom, quem entende já está acreditando tá?! Pff theinquirer.net/inquirer/news/2102435/aes-encryption-cracked (2011!!!!)



"Reportagem" boa essa, "reporter bom" esse, emissora "boa" essa. Lixo!!!
engdproc
Quebrei a segurança do truecrypt muitas vezes por umas falhas que encontrei no próprio software e que deixa registro da senha... mas isso é outra história fazer o que né? Como sempre os especialistas reias estão em anonimato rsrsrs flww.
David Msf
ué, mas o que tem de errado nisto?
que eu saiba, a razão de se criptografar os é exatamente esta: ninguém conseguir abrir! :-D
Dionisio Silva
No caso do truecrypt nem adiantaria pois para que isso possa ser feito e preciso que haja um "gancho" dentro do software e o truecrypt tem codigo descriptografado e publico o que impede que se ponha coisas obscuras nele sem ser descoberto.
Ernesto Neto
Se me pagarem 10 milhões eu quebro a criptografia.
Mas não ensino como.
Já denunciei muito pedófilo que usa o mesmo sistema para esconder seus abusos.
William Kennedy
Quem quebraria fácil é a Carter de Stargate SG-1 XD
@DanielDrumond
ehauheuaehuhaeuaheuae, verdade!
@DanielDrumond
Aposto que o povo do Pwn2Own conseguiria quebrar fácil! (ou não.. xD)
Marco Gomes
A Chloe quebrava essa segurança aí em 5 segundos.

E se ela não quebrasse, o Jack Bauer quebrava a cara do Daniel Dantas até ele dizer o conteúdo dos arquivos.
sandrodennis
Que lixo! Além de não colocar meu comentário que mostra que o TrueCrypt pode sim ser quebrado, vocês nem se deram ao trabalho de responder. Unfollow!!!
@Bullshico
"Decreta ele como culpado até que prove o contrário por esconder as coisas"

É isso ai. Porque não te declaramos culpado por ocultação de cadáver? Ai você prova que não escondeu o cadáver (que a polícia não achou, afinal, estava ocultado) e vai pra casa. O que acha?
Raphael
Pessoas dizendo que a lei Brasileira está desatualizada:
http://volokh.com/posts/1197670606.shtml

Na Europa e US que tem meios de contornar isso, quando o juiz ordena a alguém a produzir o password basta dizer que esqueceu. Praticamente impossível provar que alguém está mentindo.

TrueCrypt FTW!
Danillo Nunes
As fabricantes do software não poderiam fazer nada em relação a isso, e o acusado, pela lei brasileira, tem o direito de escolher não se auto incriminar.
Claudio
Se vocês olharem o site da TrueCript (http://www.truecrypt.org/faq) vão perceber que eles já estão utilizando o caso Daniel Dantas como um ponto positivo de seu produto:

"If you find this hard to believe, consider the fact that even the FBI was not able to decrypt a TrueCrypt volume after a year of trying."

Grigo é complicado mesmo!
Ibraim
Era brincadeira Thássius. Eu ri. (rere)
Alexandre
To impressionado. Se derem essas maquinas pros jailbreakers da vida, acho que eles conseguem hein.
Hernani
Para alguma coisa o Dantas serviu
Gilberto Lúcio
Acho que vc que não entendeu o que ele disse... Ele falou para sentenciar o cara de uma vez pq ele fica de mimimi para liberar a bagaça do pc dele... O cara libera o "login e senha (:p)" e o delegado promete que não vai divulgar os pornôs gay e fotos dele com os "gogos boys" e pronto... uhahauhauha boa kpeão!
Diego
Agora sim posso criptografar meus trabalhos da faculdade para não correr o risco de plágio.


BRASIL RUMO O HEXA!
Guilherme Reis
Eu sou capaz de apostar que o FBI conseguiu ver todos os arquivos dos HDs e tinha informação lá que não iria querer compartilhar com o Brasil, e aí (depois de fazer uma cópia) devolveu dizendo que não conseguiu quebrar a criptografia.

E se a informação for realmente muito boa, aposto que apagaram... encheram de lixo e criptografaram de volta... Hahahahahaha
Francis Rosário
Esse foi um bom teste, hora de criptografar a pasta xxx.
João Pedro C. Motta
Isso mostra como nossa legislação é ágil e moderna.. parabéns brasil!
@lucasrca78
Daniel Dantas é poderoso.

O AES foi escolhido como padrão de criptografia pelo governo norte-americano. A NSA (Agência de Segurança Nacional) provavelmente tem maneiras de reverter essa criptografia.

A questão é: eles mostrariam ao Brasil como fazer? Jamais. Imagine o custo em hardware, segurança e anos de pesquisas para desenvolvê-la sendo dada de "mão beijada" a um país ainda considerado de terceiro mundo e envolvido em questões singulares como a do Irã (tecnologia nuclear).

O FBI é apenas uma ferramenta para execução, a CIA todo mundo sabe, mas a NSA é que verdadeiramente controla a tecnologia que é usada pelos Estados Unidos.

Vejam o caso dos caças: repassar tecnologia para reparos e implementação de sistemas de mísseis é algo básico. O caças norte-americanos são excelentes, mas o Pentágomo, juntamente com a NSA, não considera em hipótese alguma a "abertura" dos códigos/diagramas/etc para nós.

É isso aí...
gsctt
Lendo o texto percebo que na realidade as leis brasileiras é que precisam ser descriptografadas...
MRodrigues
Na legislacao brasileira ninguem e obrigado a produzir prova contra si. Por isso ele nao poderia entregar as chaves. Nossa legislacao protege a privacidade das pessoas, as vezes isso e negativo.
JoseRenan
o Brasil é uma me### mesmo hein!Acho que não tem nenhuma lei contra crimes virtuais!
JP
Viva o True Crypt!!!

Uso e aprovo.
Thássius Veloso
Você não entendeu... A Justiça já permitiu que se quebre a segurança do computador. Problema é que ninguém consegue!
Thássius Veloso
Um dos investigadores da Satiagraha certa vez afirmou que o acesso a esses dados criptografados iria "abalar os pilares da nossa república". Eu não duvido...
@vitprado
Decreta ele como culpado até que prove o contrário por esconder as coisas. Quem não deve não teme, e a privacidade dele ia ser quebrada só pro delegado e uns 2 ou 3 agentes que só divulgariam as informações referentes ao caso... os filmes pornô gay dele ninguém quer saber não.

Pronto. Caso resolvido, PRÓXIMÔÔ!
Severo
"...as leis brasileiras não contam com qualquer mecanismo legal neste sentido."

Mas ninguém vai dar atenção a isso, pois a seleção está perto de ser Hexa! Vergonha desse país de enormes proporções geográficas mas com mentalidade pequena.
RaphaelDDL
"Apesar da legislação de diversos países europeus e dos EUA contarem com medidas legais que obrigam os fabricantes dos softwares ou os acusados a entregarem as chaves de desbloqueio dos arquivos, as leis brasileiras não contam com qualquer mecanismo legal neste sentido."


Brasil mostrando como sua legislação é bem atual e moderna.
@leocadionet
bom saber