Início » Antivírus e Segurança » Golpe no WhatsApp usa números em anúncios para clonar contas

Golpe no WhatsApp usa números em anúncios para clonar contas

Cibercriminosos se passam por empresas e pedem para pessoa enviar código de ativação do WhatsApp

Victor Hugo Silva Por

A clonagem de contas do WhatsApp é uma antiga, mas vem sendo aperfeiçoada. Um novo golpe nessa linha se aproveita de números exibidos em anúncios na internet para transferir indevidamente as mensagens para outro aparelho.

A prática foi descoberta pela Kaspersky Lab, que identificou um aumento no número de casos de contas clonadas no WhatsApp. Segundo a empresa, os cibercriminosos têm como alvo pessoas que publicaram anúncios em sites de vendas e disponibilizaram um número de celular.

Com a informação, os autores do golpe enviam uma mensagem se passando pela empresa que hospeda o anúncio. A ideia é alertar a pessoa sobre uma suposta necessidade de manter o anúncio ativo com o envio de um código.

As mensagens apresentam algo como “Verificamos um anúncio recém postado, e gostaríamos de atualizar para que continue disponível para visualização” ou “Devido ao grande número de reclamações referente ao seu número de contato, estamos verificando”.

Em seguida, há o pedido para a pessoa informar um código recebido via SMS. A informação, que seria da plataforma de anúncios, é, na verdade, um código de ativação do WhatsApp. Ele é enviado para a vítima porque os cibercriminosos usaram seu número para configurar uma conta em outro celular.

Caso ela não perceba que se trata de mensagem do WhatsApp e envie o código, seu acesso é cancelado e a conta é transferida para o outro aparelho. Assim, mesmo com número diferente, os cibercriminosos terão acesso ao histórico de mensagens da vítima.

O golpe não para por aí: em seguida, eles se passam pela pessoa e enviam mensagens para os contatos mais recentes, em geral amigos e familiares, para pedir empréstimos para uma suposta emergência. Nas mensagens observadas pela Kaspersky, o valor chegava a R$ 2.100.

Se a pessoa próxima à vítima estiver disposta a ajudar, os cibercriminosos perguntam qual o banco mais fácil para ela e enviam os dados da conta bancária de um “laranja”. A ação pode ser repetida até que a pessoa consiga recuperar sua conta, quando o estrago já pode ter sido grande.

O WhatsApp parece já saber da prática e adotou algumas medidas para evitar a clonagem de contas. Uma delas é simples: a mensagem de ativação de contas passou a exibir o aviso “Não compartilhe este código”.

O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, pede atenção com golpes como este. Para aumentar a proteção, a saída é habilitar a autenticação por dois fatores do WhatsApp. “É uma senha que o usuário cria e é solicitada de vez em quando pelo app”, explica.

“Mesmo que a vítima informe o código de ativação, o criminoso terá de pedir a senha da dupla autenticação – isto já sai do contexto do anúncio e a pessoa pode perceber a fraude antes de ser tarde demais”, afirma.

Para habilitar a autenticação, abra o WhatsApp no celular e siga o caminho Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Aproveite e ative a verificação de duas etapas em outros serviços que você usa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MARIANA

Para hackear e clonar whatsapp ...chamar lá 011964845915

ANTONIO SP

TRABALHAMOS COM HACKER E CLONAGEM DE WHATSAPP

INTERESSADOS CHAMAR NO WHATSAPP

011964845915

Leandro Gonçalves

Não. Fiz hoje.

Leandro Gonçalves

Tbm tenho essa ctza. Eu falo que o app é melhor, mostro as diferenças ...Mas não adianta! A galera não faz questão!

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

uBlock origin for Chrome

Eric Viana

O Telegram somente vai ser uma opção se acontecer um problema muito grande e o whatsapp quebrar. De jeito nenhum as pessoas vão migrar de algo que funciona para elas (mesmo que com problemas e insegurança) para um outro app sem uma necessidade real.

Daniel

Eu uso whats, mesmo sabendo de todos os beneficios do telegram (na verdade uso ambos), porém quando se trata de negócios é preciso usar o que a maioria usa, seja whats ou lixobook.

Pedro do Caminhão

Ufa! Após 16 propagandas consegui chegar aqui!

João

Já tenho no cel aqui mas ngm usa, só serve pra ficar atualizando novas versões.

Felipe Liʍa

Nao

Felipe Liʍa

So apagar as imagens

Bruno B Bruno

usa telegram

Bruno B Bruno

telegram 10x melhor que esse lixo de whatsapp

Bruno B Bruno

só os br mesmo ficam usando whatsapp. Ao invés de usarem o telegram, que nao guarda imagens, e não enchem celular de lixo eletrônico, você baixa se quiser, e tem mais recursos que essa porcaria de whatsapp.

SR 71 Pássaro Preto

Uso essa autenticação desde que foi liberada. Segurança extra nunca é demais.

Exibir mais comentários