Início » Legislação » Huawei vai à Justiça e diz que proibição dos EUA é inconstitucional

Huawei vai à Justiça e diz que proibição dos EUA é inconstitucional

Lei dos EUA proíbe o uso de equipamentos da Huawei por órgãos do governo americano

Felipe Ventura Por

Uma lei dos EUA proíbe o uso de equipamentos da Huawei por órgãos do governo americano. Em março, a empresa abriu um processo judicial contra essa decisão; e nesta quarta-feira (29), ela entrou com um pedido para considerar essa lei inconstitucional, por violar o princípio da presunção de inocência. Isso aceleraria a decisão do tribunal e evitaria um julgamento muito longo.

O processo judicial questiona a Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA), cuja Seção 889 menciona as chinesas Huawei e ZTE pelo nome. Ela seria inconstitucional porque pune uma pessoa ou grupo sem direito a julgamento.

“Essa lei não oferece à Huawei oportunidade de nos defender ou fornecer provas, não nos dá oportunidade de apresentar uma refutação”, disse o diretor jurídico Song Liuping em conferência à imprensa. “Isso é julgamento por legislatura e é proibido pela Constituição dos EUA.”

A Huawei entrou com uma moção para julgamento sumário, ou seja, um pedido para que o caso seja avaliado rapidamente por um juiz. “Esperamos que os erros na NDAA possam ser corrigidos pelo tribunal”, disse Song.

Sanção dos EUA “cria um precedente perigoso”

Na conferência, o diretor jurídico afirmou que “os políticos nos EUA estão usando a força de uma nação inteira para perseguir uma empresa privada… Eles querem nos forçar a fechar as portas. Isto não é normal, quase nunca visto na história”.

Song também comenta sobre o bloqueio comercial dos EUA, que impede a Huawei de fazer negócio com Google, Intel, Qualcomm e outras. “Acreditamos que isso cria um precedente perigoso. Hoje são as telecomunicações e a Huawei. Amanhã pode ser sua indústria, sua empresa, seus consumidores.”

Em 2012, um relatório do Congresso americano mencionou “alegações convincentes” vindas de especialistas da indústria e ex-funcionários da Huawei, dizendo que a empresa cometeu suborno, corrupção, comportamento discriminatório e violação de direitos autorais.

Desde então, agências de segurança nacional recomendam não usar equipamentos da Huawei e ZTE. Song responde que “o governo dos EUA não forneceu nenhuma evidência para mostrar que a Huawei é uma ameaça à segurança; não há nenhuma prova conclusiva, apenas especulação”.

Com informações: Huawei, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samuel Dragmire

Se a China tivesse o mesmo poder politico dos EUA, vc realmente acha que ela faria diferente? Estamos lidando com dois países que passam longe de serem bonzinhos.

Samuel Dragmire

Uai, mas o Facebook pode negociar com alguma empresa na China? O Google? Todas não tem que dançar de acordo com o que o governo quer (o Google foi severamente "excluído" da China). Quando chega a vez dele, fica todo mundo com dó...vai entender.

Obs: EUA não são bonzinhos, mas alguém aqui pensa que uma China da vida em seu lugar, seria diferente? O Governo Chinês não é bonzinho nem aqui nem na "China"

Paulo Neto

Foi minha impressão depois de ler alguns artigos na própria imprensa americana, mas quem sou eu contra o FBI, CIA.. né? Mas o que tem a ver a parte do Baidu? To por fora..

Amom Mandel

Qual o problema da aliança entre a Huawei e o Baidu?

Fabio Santos

Economia livre sim democrático nem tanto, quando se precisa controlar avanços de carniças comunistas pelo mundo tem que ser rígido mesmo, já citei em tópicos anteriores a briga não está relacionada a espinonagem e sim conter o comunismo forte que avança vindo da China.
Um dia você aprende, enquanto isto viver da mesada de papai e mamãe capitalista tudo bem.

Tiago Félix

A China proibiu Google na China.

Os EUA proibiram a Huawei no mundo.

Keaton

China bloqueia tudo. Se duvidar, bloqueia até o acesso à viagens de seus moradores...

Eduardo Sá

O cara fala de alegações vazias quando a Huawei oficialmente se junta ao Baidu pra competir em IA com a Apple KKKKKKKKKKKKKK

Lobo Solitário

Falou pouco mas falou merda pra feder por 1 mês. Pq? Só ler os comentários em resposta à sua mensagem.

Azr
fan

Engraçado, a China proíbe varias coisas americanas, inclusive o Google e seus serviços e tudo bem, agora quando è os Estados Unidos a fazer, è inconstitucional?

Credulos

China retaliar seria um tiro no próprio pé, a economia de la gira em torno de fabricação e exportação, se a China decide barrar a produção de produtos americanos em solo nacional a onde ela colocaria os bilhões de chineses para trabalhar?

Credulos

De certo modo a Huawei esta certa, isso abre um precedente perigoso, se Trump maluco do jeito que é começar a fazer isso com outras empresas também pode perder o controle.

Credulos

Como ja dito pelo amigo são situações bem diferentes,uma coisa é bloquear serviços de serem prestados, outro é um bloqueio da empresa de negociar ate com terceiros dentro do território nacional.

Que nem o amigo embaixo disse, quem perde é a China. Mas pelo que demonstra, a Huawei acredita muito que não cometeu irregularidades e vai batalhar nos tribunais.
Ela mesmo quer que isso se decida rapidamente. Vamos ver no que vai dar.

Exibir mais comentários