Início » Internet » Por que a Netflix tem tantas séries canceladas?

Por que a Netflix tem tantas séries canceladas?

Com duas ou três temporadas, séries da Netflix são canceladas, mesmo aclamadas pela crítica e com fãs fiéis

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

A Netflix pode estar reescrevendo o livro de regras e o modelo de negócios que definem se um programa de TV vai sobreviver a mais de duas ou três temporadas — o que tem deixado bastante gente chateada com o cancelamento de séries. Até então, o sucesso de uma série era medido pela sua longevidade em canais de televisão.

Agora, os dados é que mandam. Ter um fã clube fiel não é o suficiente, quando isso não se traduz em grandes números. Premiações e críticas positivas são levadas em conta. Mas são "apenas" boa publicidade para disparar as visualizações, que é o que importa.

charles-netflix-unsplash

Reuni algumas informações interessantes, mas custo e baixa audiência se destacam.

Alto custo das produções originais Netflix

Um dos motivos mais óbvios para alguns dos cancelamentos é o de que as séries foram consideradas muito caras. É sabido que a Netflix emprega um modelo “cost-plus”, oferecendo pagamento antecipado dos custos de produção mais um prêmio de 30% sobre esse valor, o que mantém os estúdios funcionando a toda na temporada.

Em troca dos pagamentos adiantados, os produtores desistem de uma vantagem potencial que é ter em mãos uma série de TV de sucesso e com longa duração. O pagamento de bônus são progressivos: relativamente modestos na primeira season, maiores na segunda... Tanto para séries produzidas pela Netflix como para externas.

Em contrapartida, a Netflix é conhecida por dar aos escritores e produtores liberdade criativa e tem sido relativamente paciente, dando uma segunda temporada a séries produzidas por novatos, dando tempo ao tempo. Quando custos da produção começam a subir, a Netflix aperta os cintos e fica mais severa nos critérios de renovação.

Blockbusters podem tudo

Para Blockbusters como Stranger Things, as renovações são óbvias. Séries em que a chegada de uma nova temporada é um evento, leva a novas assinaturas e resgate de clientes que abandonaram o serviço para testar outros, como o Amazon Prime Video.

Contudo, isso é raro. Para todos os outros títulos, sobra um escrutínio intenso.

A Netflix é descaradamente movida por dados, com muitas decisões baseadas em algoritmos. É por isso, também, que a empresa mudou o tamanho das temporadas — de 13 episódios para 10 ou menos. Temporadas curtas foram consideradas melhores para o consumo e qualquer episódio adicional seria uma despesa desnecessária.

O mesmo vale para o número de temporadas, por isso canceladas. Se um título não decolou durante as duas primeiras seasons, tem havido rumores de que a Netflix não vê um potencial significativo de crescimento além da terceira temporada (e algumas vezes além da segunda), não faria sentido continuar a insistir nos próximos meses.

É uma combinação de coisas...

A chefe de conteúdo original da Netflix, Cindy Holland, revelou alguns detalhes internos sobre a decisão de cancelar ou não uma produção na conferência da INTV, que aconteceu em Israel em março. "É uma combinação de coisas. Quando estamos investindo, decidimos quanto investir com base na audiência", argumentou.

“Se o público não aparecer, pensamos no motivo para continuar a investir em algo que não é tão bom quanto esperávamos. Obviamente, a recepção da crítica também é importante, mas estamos realmente tentando 'esticar' nosso investimento financeiro o máximo que pudermos para compensar o dinheiro dos investidores — é deles, não nosso”, explicou.

Netflix / Freestocks / Unsplash

A boa notícia é que coisas novas sempre virão. Faz parte da estratégia da Netflix, para aumentar a base de assinaturas, introduzir novas séries o tempo todo. De acordo com os observadores da indústria, os fãs de algumas das séries canceladas ficam chateados, mas não o suficiente para cancelar a Netflix. Há um produto novo sendo lançado o tempo todo e isso desvia atenção da reclamação para a experimentar novas séries.

"No centro dos negócios está a rotatividade", disse um insider da indústria ao Deadline, observando que há sempre assinantes que abandonam a Netflix após o período de teste gratuito ou entre um ou dois meses pagando e o objetivo é conseguir que mais pessoas se inscrevam, o que vem principalmente graças à nova série do momento.

Por que as séries canceladas não vão para outros canais?

Como detalhe em todo este negócio, fontes afirmam que a Netflix está assegurando que suas séries continuarão sendo exclusivas, mesmo após o cancelamento de novas temporadas, com uma moratória que supostamente impede que os produtores se mudem para uma nova casa levando o título consigo dentro de um longo período.

Apesar disso, a Netflix faz o movimento inverso e vem apostando em séries canceladas por canais de TV. Como é o caso de Lúcifer (FOX) e Designated Survivor (ABC) .

Lucifer

Séries canceladas pela Netflix

Fiz uma breve lista. Mas, certamente, devem estar faltando alguns títulos por aqui. Fique à vontade para incluir outros que, infelizmente, virão fazer parte dela num futuro breve.

  • A Series Of Unfortunate Events
  • All About The Washingtons
  • American Vandal
  • Atelier
  • Bloodline
  • Chelsea
  • Daredevil
  • Disjointed
  • Everything Sucks
  • Girlboss
  • Gypsy
  • Haters Back Off!
  • Hemlock Grove
  • Hibana: Spark
  • House of Cards
  • Iron Fist — Punho de Ferro
  • Jessica Jones (Marvel)
  • Lady Dynamite
  • Lilyhammer
  • Longmire
  • Love
  • Luke Cage (Marvel)
  • Marco Polo
  • Netflix Presents: The Characters
  • Sense8
  • Seven Seconds
  • The Break With Michelle Wolf
  • The Get Down
  • The Good Cop
  • The Joel McHale Show With Joel McHale
  • The Killing
  • The Punisher (Marvel)
  • Unbreakable Kimmy Schmidt
  • Voltron: Legendary Defender

Note que algumas séries não foram canceladas oficialmente, mas chegaram ao fim por decisão da Netflix e por terem "esfriado", como foi o caso de Orange is The New Black (uma das séries mais populares) que anunciou que a sétima será a última temporada.

OITNB

Para quem achava que os algoritmos da Netflix serviriam para criar "séries perfeitas" que jamais chegassem ao fim de tão interessantes. Pelo contrário, o sistema se mostrou um grande serial killer de episódios. O que também tornou o mercado mais dinâmico.

O que fazer para a "minha série" não ser cancelada?

Não seja vítima dos números… Se você achar que algo tem potencial: assista! Sei que às vezes colocamos um monte de conteúdo na lista para ver depois e, por falta de tempo ou excesso de coisas listadas, não conseguimos dar conta de uma série ou filme.

Contudo, faça um esforço para assistir logo que o material for lançado. Deixe para depois itens mais antigos. Isso pode ajudar a Netflix ver que uma série vale a pena.

joanes-andueza / Apple TV / Netflix / Unsplash

Quase sempre, a Netflix vem a público nas suas redes sociais tentar colocar panos quentes. Foi o caso com One Day at a Time. "Fizemos a difícil decisão de não renovar para a quarta temporada. Passamos várias semanas tentando encontrar uma maneira de fazê-la funcionar. Mas, no fim, simplesmente, não houve uma quantidade de pessoas suficiente que assistiram para justificar outra temporada", disseram no Facebook.


Sobre séries licenciadas, é mais triste. Podem simplesmente sumir do catálogo. As licenças vencem se não forem renovadas e duram por um período, não para sempre.

Por isso, alguns títulos acabam deixando a Netflix. Para decidir quem sai ou fica, são avaliados: 1) se os direitos de renovação para transmissão online ainda estão disponíveis; 2) a popularidade e o custo do título? e 3) Fatores sazonais ou regionais.

Com informações: Deadline, Simplemost, Wired e Netflix

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

D.Vinicius
Orange is the New Black não é exclusiva da Netflix, ela também passa em dois canlais da TV a cabo (Paramount Channel e Comedy central).
André G
A segunda eu só vi o primeiro episódio e pulei direto pro final pra ver se iria ter o massacre na escola. É muito chato eles obrigarem a série a ter 13 episódios em cada temporada, enrolam muito, poderiam pelo menos fazer episódios mais curtos.
Lucas Henrique
Achei que fosse original da Netflix
Dispister
Para quem não manja de torrent tanto streamado quanto baixado deve ser bom
Denise Paula
Sense8 maior erro da Netflix cancelar Gastam tanto dinheiro com outras séries pífias Sense8 Merecia outra temporada
Fabio Santos
Eu gosto do Netflix porque tem série policial pra caramba.E desenhos bons pra criança.No demais a maioria das séries citadas nunca tinha ouvido falar.
richardsonvix
Deviam ter um sistema de "save my serie", quando a pessoa poderia preencher um formulário - isso autenticado (um por vez) justificando ao menos o retorno da série para um final.
Black Cat
Fala de tuca e bertie? Eu adorei hauha.É muito diferente de bojack, mas cumpre o papel de divertir, no começo não gostei, mas fui comprado no decorrer da série.
Roger "The Flood" Inacio
Uma pena ter cancelado. Era excelente.
Roger "The Flood" Inacio
Hemlock Grove não foi finalizada? Muito boa por sinal
Epic Mac Fadden - ODZ -
Não veja aquela série idiota do criador do Bojack, é um desafio à inteligência.Paradise P.D. vale a pena também.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Conseguiu terminar os três primeiros episódios da primeira temporada?
Felipe Xavier
Ela teve o final antecipado, porém não foi cancelada. Qualquer série pra ser tida como cancelada, é aquela que não teve um final para a história, como acontecerá com Santa Clarita Diet.
Ildrimarck Rauel
Também vim comentar sobre A Series Of Unfortunate Events, que não foi cancelada, já que a série é baseada nos livros e a Netflix foi até O Fim (literalmente).
Osmar
Concordo plenamente. Só comecei a ver a segunda por causa da minha mulher que ficou insistindo, mas até ela não aguentou ver tudo, muito chato, vc não perdeu nada.
Luiz Fernando
Eu assisti só a primeira, me recusei a ver a temporada seguinte. Não havia necessidade alguma de continuar uma história já finalizada
Jamilly Koerich
A Netflix não disponibilizou a quarta temporad de Outlander. Devem ter cancelado. Que ódio que me deu. Já está sendo gravada a quinta temporada e eu fico sem assistir. Pensando seriamente em cancelar essa Netflix.
Gaius Baltar
O fato da Netflix guiar-se por dados é bom e é ruim. Se Breaking Bad fosse produzida pela Netflix teria sido cancelada na segunda temporada, pois nem tinha audiência nem boa crítica.
Tito Lins
Walking Dead voltou a ficar bom nessa 9a temporada, na minha opinião.
Osmar
Deus me livre vai ter terceira? Nem sabia, nem aguentei ver a segunda, abandonei no meio do caminho.
Osmar
Two and half man durou 4 temporadas sem o Charlie Sheen, todas com mais de 15 episódios se não me engano chegando a 20, deu pra levar muito bem sem ele. Sem contar que a 10 e 11 temporadas são as melhores.
Auviz
Netflix, Foi Boa, hoje Em Dia ta Uma Pouha. Se Não Tomar Cuidado vai Ser Ultrapassada, até Pelo Streaming Da GloboLixo. Cancelei e não Me Faz Falta..
Alessandro Okumura
foi cancelada mesmo, mas deram um final como finalizado pois se o protagonista não tivesse sido acusado eles com certeza iriam continuar com a serie
Rod
Boa*
paulo cesar
Finalizar uma série antes do esperado ou séries curtas até que é legal ,se não vira um caça níquel igual the walking dead ,Mas agora simplesmente encerrar a série do nada pq não tá rendendo ! Sem farinha final aí é muita sacanagem ( marco polo ) ,era uma das minhas preferidas e foi cancelada sem final .Agora quem vai ser cancelada vai ser minha assinatura dessa merda .
Uriel Dos Santos Souza
Eu gostava, era barata e legal!
Uriel Dos Santos Souza
Série cara demais!
Arnold
é vdd me confundi, mas isso é preocupante, se a pessoa está assistindo a serie e quase terminando e do nada ela sai é sacanagem, eles deviam avisar bem grande quando a pessoa for assistir um episodio kkk esse é um dos motivos de não assinar ela, toda hora sai as coisas de lá .;/
Luiz Fernando
Exatamente, vão sugar a audiência dessa série até onde podem e que dane-se a história. 13 Reasons Why era pra ter terminado na primeira temporada tbm, mas forçaram uma segunda e agora terceira
Luiz Fernando
São lançadas dezenas de séries por mês, algumas sem o mínimo de marketing da Netflix, apenas pra ocupar espaço. Não me choca essa avalanche de séries canceladas
Pascal
Então você é bem mais compreensivo que eu, pq não vi nenhum fechamento para aquele final, se cancelarem vou ficar bem decepcionado.
murilo
Marco Polo, tbm gostava dessa série, pena que ficamos "100" ela...o seriado tem uma nota "relativamente alta" no IMDB... e mesmo assim foi cancelado...mas realmente, infelizmente conheço pouca gente que assistia / curtia...uma pena.
Higor Murilo Santos
Eles deveriam parar de querer lançar séries no desespero de ter títulos e refinar os scrips e não dividir tanto o público. Como as pessoas vão ver tal série e focar se eles nao param dr lançar outras coisas q as vezes nem tem qualidade e as pessoas nem sabem e vão no conteudo novo ai aumenta o indice de cancelamentos eu mesmo nem perco meu tempo de assistir uma série deles de cara mais, só qdo anunciam q segunda temporada ou se mostrar ser algo de bastante impacto pelos trailers e os burburinhos do publico como um todo
Rod
Sinto saudades de Marco Polo.
Anderson Sousa
Eu ainda acho que esses parâmetros não são válidos pois tem séries que simplesmente são jogadas no serviço e não são divulgadas, e divulgação é importante pq hoje em dia o catálogo já tá imenso. Aconteceu com One Day at a Time, a melhor sitcom que a Netflix já fez e que foi cancelada por falta de audiência (mas dá pra dar um desconto pq chegou até a terceira temporada).
Anderson Sousa
Inchar o serviço pra depois investir em produções boas. Amazon vai vir com LOTR e Disney+ com Star Wars, a Netflix vai precisar gastar uma grana pra acompanhar e vai ser mais fácil se já tiver um catálogo grande.
Anderson Sousa
Essa é da NBC, a Netflix tem direitos de distribuição no Brasil mas não é conteúdo original deles.
Aline Rosa
A que eu mais sinto não ter tido nem a chance de se mostrar foi Everything Sucks. O final foi um gancho tão grande pra uma segunda temporada que nem teve a chance de vir.
betacaroteno
EU concordo com a questão de avaliar o boom das duas primeiras temporadas.O primeiro sucesso da Netflix é um bom exemplo - House of Cards - poderia ter parado na segunda temporada. As seguintes foram só enrolação em cima do sucesso.
Sonynho
É vc tão perdendo tempo ainda com esse site parceiro Uol de desinformação...
Sonynho
Desventura em series, House of cards entre outras não foram canceladas, foram finalizadas seja porque a historia acabou ou por interesse de parceiros ( no caso Diney/Marvel) em terminar a parceira com a netflix pra lançar os personagens em plataforma propria.È essa a primeira impressão que o blog me passa? Um lista meio duvidosa com series que não foram "cancelada". E te gente que reclama do Omelete. Graças Deus que eles conseguiram se desvencilhas desse cancer chamando UOL é muito sites que são parceiro de desinformação.
Oliveira Souza
A Sheila e Joel eram ótimos mesmos
João
A série foi cancelada por causa dos problemas legais do Kevin Spacey, aí avacalharam o fim da quinta temporada e deixaram a esposa do protagonista como principal na sexta e última temporada.
LekyChan
não é avisado, mas no caso a matéria não fala de séries que saíram do catalogo, mas sim que tiveram sua produção cancelada.
Machado
Podiam melhorar os filmes e licenciar mais animes, não tenho interesse em series.
Eduardo Braga
Eles fizeram a quinta ser a última por causa dos problemas com o Kevin Spacey.
Franco Luiz
House of Cards cancelada ? nao sabia , mas so mostra que aquela mulher nao conseguiu levar a serie sozinha, acho que nao tinha como Parecido com two and a half men sem o charlie nao dava pra levar
Jhonatan Paiva
Achei sacanagem também, ainda mais depois de 3 temporadas, eles simplismente cancelam a série, aff.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Stranger Things poderia ter acabado na primeira temporada. A segunda foi abaixo, e devem forçar umas coisas nada a ver na terceira.Deveria falar dessas que não merecem continuar...
Franco Luiz
Problema nem é as series canceladas o problema é que n tem reposição a altura ..... ela ta mais investindo nas originais que sao horriveis do que outras series de alto nivel
S Y N T H W A V E + L O V E R
Há uns 30 anos ele abusou de um cara (menor na época). Aí essa pessoa falou uns tempos desse sobre esse fato, e a série acabou por isso.
Buldego
Então, é considerada cancelada qualquer série que não tenha seu fim "naturalmente programado". HOC se encaixa pois adiantaram o final, não deixa de ser um cancelamento.
Jhonatan Paiva
House Of Cards cancelada? que nada, e OITNB só vai terminar agora depois de 6 anos no ar.
Arnold
Não assino netflix, mas tipo se a pessoa tá assistindo essa serie eles avisam com antecedência que ela vai sair de lá?
Erick Araujo
Sim, mas como eu disse anteriormente, House of Cards precisa ser removida da listagem :D
Felipe Xavier
Vim comentar exatamente isso. Mesmo que depois da lista tenha o disclaimer, é errado querer inflar a lista de séries canceladas com séries finalizadas (que bem ou mal, encerrou a trama).
Leandro Amaral
Pelos mesmos motivos que séries são canceladas todos os anos, há vários anos, em muitos canais.
uB.
Umbrella teve um desfecho ali. Ficou um gancho pra continuar, mas é nítido q aquela história ali acabou, saca?Mas tô dizendo nesse sentido mesmo: ter algum desfecho, n importa se é grande ou pequeno.Tem série q simplesmente trata o último episódio como algo normal, sem nem fechar o "capítulo".
Buldego
Mas o que colei diz exatamente isso.
Erick Araujo
De qualquer forma, House of Cards não foi cancelada, foi finalizada assim como Orange is the New Black será, então não deveria entrar na lista de canceladas. :)
Erick Araujo
Bom saber! Achei que ela ia acabar só com duas temporadas hehehe
Pascal
Vc deve estar tendo sorte nas séries que assiste então. As séries mais "indies" geralmente são fechadas, já o resto geralmente fica bem aberto.Talvez tenha me expressado mal com "um belo e enorme gancho", o que quis dizer que fica bem aberto, as vezes até fecham o arco mas a história como um todo fica bem aberta ainda.
Luis Filipe Faria
Designated Survivor foi cancelada , Porem foi Resgatada pela Netflix
Buldego
"Note que algumas séries não foram canceladas oficialmente, mas chegaram ao fim por decisão da Netflix e por terem “esfriado”, como foi o caso de Orange is The New Black (uma das séries mais populares) que anunciou que a sétima será a última temporada."
uB.
Então, teve um desfecho, só q colocaram um gancho pra continuar. É diferente do que deixar totalmente em aberto, n finalizar a história e acabar ali. Como parar de ver um filme na metade, entende?E estes ganchos são normais até em filmes onde eles n sabem se vão fazer o 2.Tb n sei se todas as séries tem desfecho, geralmente as q vejo tem, pode n ser aquele final satisfatório de fim de série, mas se for cancelada, n fica aquela coisa escancarada, saca?
Pascal
Sério? que b%$#, nem tava sabendo, a comédia nosense dos diálogos é muito boa.
Pascal
Mira de stormtrooper pq o tanto de coisa mediana que estão lançando, muita pouca coisa se destaca.
Pascal
Muitas das que assisti tem de um belo e enorme gancho para temporada seguinte hahaha. Umbrella Academy e Final Space por exemplo.
Lucas Henrique
The good Place, acabou?
Erick Araujo
Designated Survivor foi cancelada, diferente de House of Cards que foi finalizada até em função do ocorrido com o Kevin Space, acho que a listagem merece uma errata.
Rookie naz
A Sense8 foi cancelada, mas por causa das varias reclamações na internet fizeram esse filme.E o House of Cards foi por problemas com o ator(não sei o que aconteceu).
Pascal
É complicado, não sei se é uma boa estratégia para o longo prazo, não quero assistir duas temporadas para chegar e cancelarem e a série e a história ficar em aberto, por isso muitas vezes deixo de assitir algumas coisas ou espero finalizarem.Essa estratégia pode aos poucos ir avastando usuários insastifeitos principalmente com o aumento da concorrência com a entrada de grandes players como a Disney.
uB.
N sou de ver muitas séries, então n sei se isto é padrão em todas as séries hj em dia.Algo q acho legal em algumas séries da Netflix é q a história geralmente tem desfecho no último episódio daquela temporada. Se a série for cancelada, pelo menos a história teve um desfecho ali e a gente n fica naquela: "tá, mas como q acaba?".
pedrowillyam
E Sense8 ainda teve um último episódio especial que é uma espécie de filme para encerrar a história. Acho que dá pra considerar como finalizada em vez de cancelada.
pedrowillyam
Não assisto mas pelo que sei House of Cards também não foi cancelada e sim finalizada com uma última temporada sem a presença do que era o protagonista.
Black Cat
Só assino Netflix pra assistir bojack.
JK
Estão desesperados por montar um catalogo forte contra o que há por vir e nisso atiram pra todo lado, simples.
Bruno Guerreiro
Na lista de canceladas, faltou a mais recente anunciada, e uma das minhas séries favoritas "Santa Clarita Diet", que não vai ter uma quarta temporada e ficará sem final.