Tecnoblog

Como instalar apps Android bloqueados na sua região [QooApp e APKPure]

Aprenda a instalar o QooApp e o APKPure, lojas alternativas de apps do Android, e tenha acesso a apps e games bloqueados no Brasil

O QooApp e o APKPure são duas interessantes alternativas para quem procura instalar apps e games de Android que estão bloqueados na sua região. Se você quer rodar aquele famoso game japonês popular ou não mora no Brasil e precisa utilizar um app que só funciona aqui, leia este tutorial e aprenda a como resolver o  problema.

QooApp e APKPure: o que são e diferenças

O QooApp e o APKPure são de lojas alternativas, dedicadas a permitir a instalação de aplicativos do Android de qualquer região, contornando as restrições geográficas da Google Play Store.

Eles funcionam como o "meio de campo", baixando todos os arquivos necessários para um app ou game funcionar já que, em alguns casos, ter o .apk não resolve o problema.

Ambas as lojas baixam direto do Google todos os pacotes necessários direto para o seu celular ou tablet Android. A grosso modo, é como se as lojas fossem clientes VPN, mas com a vantagem de não ter que recorrer aos arquivos. apk disponíveis na internet, que podem ser muito perigosos e de origem duvidosa.

Há algumas diferenças entre as duas lojas. O QooApp, que é bastante popular entre os gamers de Android, se concentra principalmente em apps e jogos distribuídos na China, Japão, Coreia do Sul e ocidente (em menor grau), em especial títulos mais apelativos para o mercado oriental. Descreve-se como "a loja para games de animes", logo, não espere por outra coisa fora dessa temática.

Na loja do QooApp, você pode encontrar títulos como Fate/Grand Order, Azur Lane, The King of Fighters: All Star e Contra Returns, entre outros em várias versões (de acordo com país em que foram lançados), além de alguns apps diversos. No entanto, a oferta de games e apps ocidentais é bem pequena.

Já o APKPure é uma loja muito mais completa pois foi criada para o usuário geral de Android, que deseja não só apreciar um jogo de outra região, mas que precisa às vezes acessar um app específico de um determinado país.

Como exemplo, é possível encontrar o app da Globoplay no APKPure, que é uma boa para quem deseja acessar o conteúdo da emissora, mas não mora no Brasil.

Outra diferença crucial, é o fato de que o QooApp exige que você entre com uma conta do Google, Facebook ou da rede social Line para usar o app, enquanto o APKPure não pede nada do tipo.

Como instalar apps de Android bloqueados na sua região

Para instalar qualquer um dos dois app é preciso baixar o arquivo .apk de ambas as lojas. Se você usa uma versão do Android até o 7.0 Nougat, habilite a instalação de fontes desconhecidas antes:

  1. Abra o app "Configurações" e entre nas configurações de Segurança (varia conforme o fabricante);
  2. Ative a opção "Fontes desconhecidas".

Se seu celular roda o Android 8.0 Oreo ou posterior, você precisa autorizar seu navegador para fazer a instalação:

  1. Abra o app "Configurações", "Aplicativos";
  2. Toque no seu navegador de preferência e depois, em "Instalar apps desconhecidos";
  3. Ligue a chave "Permitir desta fonte".

Claro que instalar APKs de fora da Google Play Store sempre envolve um risco, mas ainda é uma opção muito mais segura do que recorrer aos arquivos individuais de cada app que você deseja ou precisa. Em todo caso, prossiga por sua conta e risco.

Agora sim, vamos instalar o QooApp e o APKPure:

  1. Abra o navegador em seu celular Android (no Android 8.0 e posteriores, o que você autorizou a instalar apps);
  2. Acesse o site do Qooapp e toque em "Get QooApp for Android";
  3. Para o APKPure, acesse o site da loja, toque no botão "Baixar" e depois em "Download";
  4. O Android pedirá uma confirmação, toque em "Fazer o download";
  5. Ao fim do download, toque em "Abrir";
  6. Se você está rodando o Android 8.0 Oreo ou posterior, navegador irá perguntar se deseja continuar. Confirme. Nas versões anteriores, o app será instalado direto.

E pronto.

Se você usa o Android 8.0 Oreo ou posterior, terá que autoriza-los a instalar aplicativos. A partir daqui, use ambos como lojas de apps normais, e instale games e apps sem se preocupar com restrições de região.