Apple defende App Store em meio a investigação antitruste

Em uma nova página em seu site, Apple responde às reclamações sobre práticas adotadas na App Store

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Com uma investigação antitruste em andamento devido a práticas adotadas em sua loja de aplicativos, a Apple procurou mostrar alguns pontos positivos. Em uma nova página com “princípios e práticas” da App Store, a companhia aponta dados favoráveis à plataforma.

A Apple destaca que, desde seu lançamento, a App Store levou US$ 120 bilhões para desenvolvedores e ajudou a criar mais de 1,5 milhão de empregos somente nos Estados Unidos. A empresa diz, ainda, que não prejudica a competição entre apps, principal ponto da investigação.

Para sustentar o argumento, a página apresenta alternativas para os apps nativos do iOS. O serviço de mapas, por exemplo, compete com aplicativos como Google Maps, Waze e Citymapper. O Messages tem a concorrência de Messenger, Slack, Snapchat, Viber, entre outros.

A empresa também afirma que desenvolvedores podem escolher onde distribuir seus aplicativos, “de outras lojas de aplicativos para smart TVs e consoles de jogos”. A Apple parece admitir, em seguida, que deixar a App Store não é uma decisão tão simples.

“Mesmo que outras lojas tenham mais usuários e mais downloads de aplicativos, a App Store dá mais dinheiro para os desenvolvedores”, diz. A empresa indica que isso é possível graças à confiança dos usuários, que permite oferecer “uma loja justa e competitiva para a distribuição de aplicativos”.

A Apple criou a página sobre a App Store dias após a Suprema Corte americana permitir que a empresa fosse processada por conta de práticas na loja. Com isso, a ação de um grupo de usuários que questiona a taxa cobrada na plataforma seguiu em andamento.

Eles alegam que são prejudicados pelos 30% que a Apple cobra de desenvolvedores. Para os usuários, as despesas são maiores porque os responsáveis pelos aplicativos são obrigados a repassar a taxa para quem os compra.

A crítica também é feita por outras empresas. O Spotify, por exemplo, chegou a registrar uma queixa contra a Apple por entender que a comissão da App Store causa um aumento artificial nos preços e dificulta a competição com o Apple Music.

Com informações: Apple, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados