Início » Negócios » China listará empresas “não-confiáveis” após disputa EUA vs. Huawei

China listará empresas “não-confiáveis” após disputa EUA vs. Huawei

Governo chinês fará lista com entidades que bloqueiam empresas da China; Huawei recebeu sanções comerciais dos EUA

Felipe Ventura Por

A guerra comercial entre EUA e China parece longe de acabar: o governo chinês anunciou a criação de uma “lista de entidades não-confiáveis” com organizações que bloqueiem empresas do país ou prejudiquem seus interesses. Ela também ameaça restringir suas exportações de metais de terras raras, usados em produtos eletrônicos. É uma resposta às sanções americanas à Huawei, que não pode fazer negócios com Intel, Qualcomm e outras companhias.

O Ministério do Comércio chinês divulgou nesta sexta-feira (31) a intenção de criar uma “lista de entidades não confiáveis”. Isso englobará quem não respeita as regras de mercado, viola contratos, bloqueia companhias do país ou causa “danos graves aos direitos e interesses legítimos das empresas, organizações ou indivíduos da China”.

O ministério diz que a discriminação contra empresas chinesas legítimas “põe em perigo a segurança e os interesses nacionais da China, assim como a indústria global”. No entanto, o governo ainda não revela as organizações que estarão nessa lista, prometendo anunciar medidas específicas em breve.

A retaliação vai além. A China aumentará as tarifas de importação cobradas de aproximadamente US$ 60 bilhões em bens vindos dos EUA a partir de 1º de junho. O governo de Donald Trump já aplica um aumento de tarifas em US$ 200 bilhões de produtos chineses.

Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio chinês

China pode cortar vendas de metais raros para EUA

Além disso, a China ameaça restringir a exportação de metais de terras raras aos EUA. Isso inclui o neodímio e disprósio, usados em ímãs presentes em fones de ouvido, carros e outros bens de consumo; além do térbio, encontrado em lâmpadas fluorescentes e em dispositivos eletrônicos.

Essa política teria um impacto enorme, porque cerca de 80% dos metais de terra-rara usados nos EUA vêm da China. E seria difícil encontrar um fornecedor alternativo: o país é responsável por 95% da produção global.

“É inaceitável que um país queira usar produtos com metais de terras raras exportados da China para conter o desenvolvimento da China”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio esta semana.

Ele também comentou o bloqueio comercial à Huawei: “espero que os EUA permaneçam racionais e corrijam essa abordagem perigosa”. O porta-voz diz ainda que a sanção foi feita “sem qualquer base em fatos”, e se opõe “firmemente ao uso do poder do Estado para reprimir empresas chinesas”.

Com informações: Bloomberg, (2).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cond Ametista

Pau no rabo do trump , tomara que ele se ferre para aprender..

Sei que a china e Pais comunista mas os EUA são um lixo ..

Renato Mota

Vamos comparar, mas paraa isto você precisa pegar os dados do banco mundial para comprar pobreza e neste quisto a China reduziu drasticamente enquanto no EUA quase 40% vive em situação de pobreza e mesmo trabalhando, conforme dados do
Banco mundial e confirmado pelo EUA. Aliás a distribuição d etiqueta nos EUA com dados oficiais é semelhante à nossa.
Quanto a aplicativos a China por ser ditadura restringe mesmo mas é inadmissível um país que bate no peito e clama por liberdade restringir uso da informação por ser estrangeiro e não importa qual país ou tipo de aplicativos.
Não tenho dados para dizer que está melhor melhor chinês ou EUA, e nem você, ambos estão crescendo às custas dos outros.
Por falar censura como pode um país democrático e liberal não permitir que simplesmente veja a sua renda do presidente? Existem diversas formas de ditadura e nenhuma é boa, muito pelo contrário, mas defender cegamente um lado é análogo ao conto de Brechet

Cassio Neves

Quer mesmo comparar a politica proteccionista dos dois países? O Youtube é banido da china desde 2009. E nao é um aplicativo GLBT ou wathever, é o maior site/app de videos da face da terra. Um bilhão de pessoas são impedidas de usufruir, e o Youtube perde bilhões com isso.
E essa é UMA das empresas impedidas de atuar por la por conta do governo, tudo numa tentativa desenfreada de ferrar a economia americana visando se tornar a maior do mundo, nao importa o custo disso.
Nao existe santo nessa guerra, mas a china é 30 vezes pior. Compare a vida dos cidadão chineses e americanos e vai ver quem vive melhor.

Psico

Cara, você tem muita paciência, meus parabéns rs

Fábio

EUA batendo recordes comerciais, de crescimento, de índices de baixo desemprego e vcs com esses papos de "populismo" ainda.
A maior potência do planeta sendo desmascarada por comentarista de fórum de tecnologia.

Fabio Santos

Huawei e ZTE na lista negra dos EUA dai vem a China que já mantém empresas como Google, Facebook entre outras e adiciona Apple e mais uma tonelada e todos jovens espertinhos que são contra o imperialismo americano ficaram tristes pois este ano vão viajar com papai e mamãe para os EUA e pagaram mais caro em seus brinquedos eletrônicos.

Este mundo que temos atualmente aonde o jovem se preocupa mais com seus luxos invés de ideologias que doutrinam pessoas como a feita na China é que mostra que isto tudo tá perdido.

Renato Mota

Os metais raros utllizados por semi condutores são utilizados em grande parte pelos USA, Japão e Coreia. A questão é que a china esta dominado o processo litográfico e agora está dominando o processo de chips próprios.

Renato Mota

Os Estados Unidos já o fazem! Com a politica nacionalista religiosa protecionista do Trump ele impede até aplicativos. Vide o caso de aplicativo de relacionamento GLBT que esta sob fogo cruzado por ser de um dono chinês. Não existe santo nesta guerra, apenas interesses.

Danilio Costa Silva

No Caso do Lítio não. O maior produtor mundial é o Chile e as maiores reservas (75% delas) estão aqui na América do Sul.

Emanuel Ferraz

não te drogues nem fumes nem bebas alcool e não roubes olha os mandamentos seus descrentes incrédulos com mania de serem crentelhos não digas dos outros nem penses o que não gostarias que de vós pensassem seja que actos forem
respeita todos no planeta terra todo inteiro pois todos literalmente são teus próximos e colherás o que semeias Se fosse a ti já devias ter te suicidado pelo ódio que tens contra um Bom Pais como China que tudo deu e contribuiu para Humanidade e seu desenvolvimento faz desde há 22 mil anos de História ao contrário do lixo da popularidade e fake "eua" que ainda nem existe nem tem História nem Geografia são incultos incivilizados racistas preconceituosos que só faz guerras e para nada contribuiu para a Humanidade apenas fazendo desumanidade instabilidade ódio revolta mortes guerras suicídios feridos amputados traumatizados drogados bêbados fumadores crime canibalismo e todos os males sempre somente satânicos carniceiros sanguinários infiéis descrentes desumanos subnutridos sem dinheiro e até falsificam ele Pretos e brancos falsificados apoiam brancos e pretos falsificados não é verdade por isso "brasil" = falsificação apoia lixo "eua "= falsificação SEM POVOS SEM NAÇÃO NEM NAÇÕES SEM PÁTRIA são eualixo = brasilixo= cambadas de drogados chungas nem europeus são nem africanos são nem índios nem cowboys mas fakes de muitas gerações depois tentando imitar os antes e seguindo mentiras já contadas pelos velhos de antes cópias mal feitas más imitações para o que é está muito bem "escrito "/digitado porque um dia ficamos sem conta e nada adianta e morre-se VCS SÃO SERES RASTEJANTES VEGETATIVOS ZOMBIES MORTOS MORTOS MÚMIAS JÁ QUE GOSTAM DE EGIPTO E POPULARIZARAM ELE gregos romanos selvagens e lixos é que vcs gostam só gostam de porcaria que maus gostos péssimos sem cultura sem civilização sem formação horrível demais pesadelo inferno é como estão tentando sobreviver e roubando. matando e destruindo para isso além de prostituição pornografia pedofilia bullying burlas chantagens subornos ameaças torturas drogar etc é o que se passa a todo o tempo em "eua"lixo e "brasi"lixo quando tiverem nome decente de país poderão ser país até lá nunca serão como sempre . nunca foram nem são bye até no desporto nacional vosso de "eua brasil "= mentir falham nem sabem mentir e até perdem nos desportos futebol basket etc

João

🤦‍♂️

Emanuel Ferraz

Meu Deus, és uma criança digitando hauauhauha. Não é só patentes HINDUSTANIS E CHINESAS DE TODA ÁSIA TODA EUROPA que eles plagiaram, até zukas e da própria "eua" também.falo das prostitutas 330 milhões "eua" as que mais mentem junto com as 214 ,milhões prostitutas de" brasil" no planeta terra todo inteiro aha ha he he h eheh bye imaturo infantil 0 anos nros insignificantes esses de 330 214 milhões tal como no território e tudo o resto pois são os mais pequenos em tudo até inexistentes e fakes por isso tudo zero dizer 330 ou 214 milhões é dizer o mesmo que zero pois vossos valores nem existem são falsos não têm valor nem princípios zero de moral e legalidade nessas terriolas de drogados bébados subnutridos sem terra sem tecto neverland never people sem nação sem pátria sem religião nem moeda nem capital tudo debandado seus bandalhos bandidos ladrões piratas assassinos criminosos canibais sanguinários satânicos, carniceiros , pecadores graves , descrentes corruptos falidos fracos falhados párias escravos criminosos prisioneiros revoltados ressabiados refundidos magoados ressentidos desmoralizados rebarbados indignados e despeitados Por nada comerem fumarem drogarem e beberem é que nem dizem nem pensam nem escrevem nem digitam nem lêem nem fazem nada de jeito nem coisa com coisa Olha lá ó drogado sem argumentos volta para a tua prisão pois mostraste nem ter argumentos até por dizer sobre assunto que não é para o caso Queres falar sobre escrita vai para onde fale sobre isso pois estás perdido e confuso Assunto não é sobre isso e está encerrado Acabou andor andamento sai daqui que nem fazes falta no planeta nem a teus pais e por os como tu é que planeta sobretudo ocidente está na porcaria

João

Meu Deus, parece uma criança digitando hauauhauha. Não são só patentes americanas que eles plagiaram, européias e da própria ásia também. E vc precisa aprender a usar vírgula também, ficou mergulhando em teorias conspiratórias e esqueceu das aulas de português.

Emanuel Ferraz

isso é o que vcs mentem ou forjaram mas a realidade é totalmente ao contrário Onde estão americanos é só mentiras ninguém plagia mais que "eua brasil " que nada inventaram nem produzem senão mentiras nos media e em todo o lado que entram e China nada disso faz seus mentirosos de ideias fixas e populistas estereótipos e generalizações China não se consegue generalizar pois tudo e todos são muito diferentes lá além de muita diversidade como nenhuns outros no planeta por ser exótico Podem meter o lixo da "amazónia" dentro de selvas da Índia e China que são maiores e o lixo do "sara" dentro de desertos da Índia e China que são maiores Mentirosos ocidentais . Eu viajei e sei tudo Pelo visto vc chegou no barco agora, a "eua "é famosa por plagiar e a que realmente plagia patentes e invenções. E quase tudo que eles "produzem" nas "fábricas" é projeto estrangeiro, só montam lá pra aproveitar os coitados com a mão de obra barata.China não tem mão de obra barata mas tem qualidade melhor do planeta terra todo inteiro depois de Índia e produtos mais baratos e muito maior quantidade e produzem realmente tudo e consomem exportam e importam coisa que vcs americanos de "eua brasil" e toda américalixo nem fazem por nem terem dinheiro não ganharem ou mal ganharem para comida e roupa calçado além de serem os mais preguiçosos e nem terem qi nem tecnologia Não têm imaginação nem inovação e cala a boca estás a zero imaturo embrião Nem sabes onde fica China aha ha ah eh he eh Ganham mais que todos de "eua" que nem tem idiotas= os com ideias boas inovação imaginação talento criatividade e dons como existem na Índia e China as primeiras , mais longas e únicas mais antigas e mais modernas economias e superpotências impérios militares Em "eua" e "brasil "Nunca tiveram crédito , nem moral e nem argumentos por isso perguntem e aprendam . Acabem com essa ladaínha muito velha e repetitiva monótona seus sem argumentos antes de vcs nascerem já eu sabia que iam dizer essas mentiras por isso deixa de ser ridículo e te reduz à tua insignificância Repito outra vez para cegos Pelo visto vc chegou no barco agora, a prostituta "eua"é famosa por plagiar patentes e invenções. E quase tudo que eles produzem nas fábricas é projecto estrangeiro oriental sobretudo , só montam lá pra aproveitar os coitados com a mão de obra barata.
ÍNDIA E CHINA TÊM TODOS OS DIREITOS DE AUTOR PROPRIEDADE INTELECTUAL E PATENTES DO PLANETA TERRA TODO INTEIRO POIS FOI ÍNDIA QUE TUDO E TODOS INVENTOU E ORIGEM DE TUDO E TODOS DEPOIS CHINA OBTEVE DA ÍNDIA DE TUDO UM POUCO E ESPALHOU-SE POR TODA ÁSIA E PARA TODO O RESTO DO MUNDO

João

Pelo visto vc chegou no barco agora, a China é famosa por plagiar patentes e invenções. E quase tudo que eles produzem nas fábricas é projeto estrangeiro, só montam lá pra aproveitar os coitados com a mão de obra barata.

Exibir mais comentários