Início » Aplicativos e Software » Google Play Store ganha novo visual com Material Design atualizado

Google Play Store ganha novo visual com Material Design atualizado

Google adota nova identidade visual baseada no Material Design; Play Store ganha barra de navegação inferior no Android

Felipe Ventura Por

O Google adotou uma nova identidade visual baseada no Material Design e vem mudando a interface de vários aplicativos, como Gmail, Maps, Drive e Contatos. Agora é a vez da Play Store: a loja de aplicativos do Android ganhou uma barra de navegação na parte inferior da tela, bordas mais arredondadas e a fonte Product Sans.

Segundo o Android Police, o novo visual da Play Store está sendo distribuído globalmente a partir desta sexta-feira (31); você precisa ter a versão mais recente (15.1.24). O leitor @christerraller compartilhou no Twitter algumas imagens de como a interface ficou.

A mudança mais notável, logo de cara, é a barra inferior com Jogos, Apps, Filmes e Livros: os botões estão mais fáceis de acessar, especialmente em telas grandes. Enquanto isso, a opção Música agora fica escondida no menu lateral; isso pode ser consequência do cabo-de-guerra interno entre as equipes do Google Play e do YouTube Music.

No design antigo, os botões Jogos, Apps etc. ficavam em uma barra superior com submenus logo abaixo. Isso violava as diretrizes do Material Design: o Google recomendava “não incluir conteúdo em abas dentro de uma aba”. (As diretrizes foram atualizadas silenciosamente para dizer que “abas podem ser combinadas com componentes como barras superiores no app”.)

Os elementos de interface trazem bordas mais arredondadas e, sim, o Google continua apostando em um fundo branco. No entanto, talvez seja questão de tempo até que a Play Store ganhe um modo noturno: isso já está presente em outros apps da empresa; aparece nas diretrizes do Material Design; e é um recurso do Android Q.

Google Play Store traz novidades nas páginas de aplicativo

Quando você abre a página de um aplicativo, o visual muda dependendo se você já o instalou ou não. Se o app estiver em seu celular, você verá em destaque a seção Novidades com as mudanças da versão mais recente. Senão, você verá os prints e as notas (“odiei 5 estrelas”) para decidir se vai baixá-lo.

Ah, e uma mudança bacana: a barra de progresso foi substituída por um círculo em volta do ícone do aplicativo. À medida que o download avança, o círculo vai se fechando.

A barra superior de pesquisa também foi atualizada: agora ela é contextual, exibindo “Pesquisar apps e jogos”, “Pesquisar filmes” ou “Pesquisar livros” dependendo de onde você estiver. (Antes, a barra só exibia o logotipo da Play Store.)

Você já tem acesso à nova interface da Play Store? O que achou?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Souzha

Pois é, mas depois da última atualização voltou a ser exatamente como era antes. Alguém sabe explicar?

Guilherme Pereira

O meu aplicativo voltou ao design antigo... poxa

Theo Queiroz

Mas eu queria justamente o contrário. Queria um modo de ver apenas os aplicativos que eu comprei na Play Store, entendeu?!? Mas a dica foi boa, não sabia que dava pra ver as subscrições em separado dessa forma. Valeu.

Alex Daniel

Apple morreu copiando o modo noturno do Android Q,e dos apps da Google e da Samsung pro IOs 13 ahuaha nada se cria, tudo se copia. Só pq copiaram o estilo da loja agora vão morrer ???

Celso

O Android como um todo está querendo ficar parecido com o iOS em diversos aspectos.

Celso

O famoso "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

Mateus B. Cassiano

Vá nas configurações da Play Store e clique uma vez no número de versão. Isso força a própria loja a baixar e instalar a versão mais recente caso esteja liberada para o seu dispositivo...

HolmesT
HolmesT

Amigo, para ver apenas subscrições, basta acessar:

https://pay.google.com/paym...

Totalmente separado das compras de aplicativos, com caixas separadas para cada assinatura e bastando clicar "Gerenciar" sobre a caixa de determinada assinatura, para ver as transações referentes a ela.

Se quiser essa visão em aplicativo e não navegador, basta instalar o aplicativo Google Pay e ir em "Assinaturas e Serviços".

Theo Queiroz

Eu assino o Google Play Music há uns 5 ou 6 anos. Pra achar qualquer coisa eu tenho que rolar por todas as notificações que aparecem do pagamento da assinatura, só porque eles não conseguem separar isso dos apps comprados...

John Smith

Porque nem tudo são melhorias e se eu quisesse um iPhone tinha comprado um. Próximo!

Viniçious

exato cara, a galera quer discórdia

Buldego

Eu super apoio quando há essa inspiração em coisa boa.

Diogo

Desde sempre no mundo de TI a regra é: nada se "cria", tudo se copia. Nos primórdios da informática, Steve Jobs copiou a ideia do mouse, que era inicialmente da Xerox. Se algo funciona, porque não utilizar?

Viniçious

Não entendo por que uma empresa copiar outra, se inspirar, se basear incomoda tanto vocês, são sempre melhorias bem vindas, não tem como só aceitar numa boa?

Exibir mais comentários