Google Play Store ganha novo visual com Material Design atualizado

Google adota nova identidade visual baseada no Material Design; Play Store ganha barra de navegação inferior no Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google adotou uma nova identidade visual baseada no Material Design e vem mudando a interface de vários aplicativos, como Gmail, Maps, Drive e Contatos. Agora é a vez da Play Store: a loja de aplicativos do Android ganhou uma barra de navegação na parte inferior da tela, bordas mais arredondadas e a fonte Product Sans.

Segundo o Android Police, o novo visual da Play Store está sendo distribuído globalmente a partir desta sexta-feira (31); você precisa ter a versão mais recente (15.1.24). O leitor @christerraller compartilhou no Twitter algumas imagens de como a interface ficou.

A mudança mais notável, logo de cara, é a barra inferior com Jogos, Apps, Filmes e Livros: os botões estão mais fáceis de acessar, especialmente em telas grandes. Enquanto isso, a opção Música agora fica escondida no menu lateral; isso pode ser consequência do cabo-de-guerra interno entre as equipes do Google Play e do YouTube Music.

No design antigo, os botões Jogos, Apps etc. ficavam em uma barra superior com submenus logo abaixo. Isso violava as diretrizes do Material Design: o Google recomendava “não incluir conteúdo em abas dentro de uma aba”. (As diretrizes foram atualizadas silenciosamente para dizer que “abas podem ser combinadas com componentes como barras superiores no app”.)

Os elementos de interface trazem bordas mais arredondadas e, sim, o Google continua apostando em um fundo branco. No entanto, talvez seja questão de tempo até que a Play Store ganhe um modo noturno: isso já está presente em outros apps da empresa; aparece nas diretrizes do Material Design; e é um recurso do Android Q.

Google Play Store traz novidades nas páginas de aplicativo

Quando você abre a página de um aplicativo, o visual muda dependendo se você já o instalou ou não. Se o app estiver em seu celular, você verá em destaque a seção Novidades com as mudanças da versão mais recente. Senão, você verá os prints e as notas (“odiei 5 estrelas”) para decidir se vai baixá-lo.

Ah, e uma mudança bacana: a barra de progresso foi substituída por um círculo em volta do ícone do aplicativo. À medida que o download avança, o círculo vai se fechando.

A barra superior de pesquisa também foi atualizada: agora ela é contextual, exibindo “Pesquisar apps e jogos”, “Pesquisar filmes” ou “Pesquisar livros” dependendo de onde você estiver. (Antes, a barra só exibia o logotipo da Play Store.)

Você já tem acesso à nova interface da Play Store? O que achou?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados