Início » Celular » O que é e como funciona o BeBlue [cashback]

O que é e como funciona o BeBlue [cashback]

BeBlue funciona como ferramenta de pagamentos em estabelecimentos físicos que gera cashback ao usuário

Lucas Lima Por
TB Responde

Se você já viu um adesivo do BeBlue em alguma loja ou pesquisou como ter o dinheiro de volta em algumas compras, já deve ter ouvido falar do Beblue e quis saber como funciona; trata-se de um aplicativo para pagamentos em estabuma plataforma para pagamentos em estabelecimentos comerciais físicos (mas não muitos).

o que é beblue

O que é e como funciona o BeBlue

O Beblue é uma plataforma para pagamentos em estabelecimentos comerciais físicos credenciados que gera cashback (dinheiro de volta) para o usuário em todas as compras. Para se cadastrar é preciso baixar o aplicativo para Android ou iOS e preencher algumas informações cadastrais, em especial o CPF, que é a principal forma de identificar o comprador.

Depois disso, o BeBlue dá ao usuário uma carteira digital. É nessa carteira que o saldo gerado pelo cashback é armazenado, como também os depósitos feitos via transferência de amigos ou depósitos via boleto, usados como crédito pré-pago.

O aplicativo diz-se gratuito, mas cobra uma única vez, uma taxa de R$ 1,99 para “validação dos dados cadastrais”. Esse valor é descontado do saldo de cashback.

Como adicionar dinheiro no BeBlue

É possível depositar na carteira digital do BeBlue por boleto bancário, gerado dentro do aplicativo; ou recebendo de transferências de amigos. Os depósitos por boleto também geram saldo de cashback de 3%.

  1. Na tela inicial do aplicativo, toque no seu saldo para expandir as opções;
  2. Toque em “Recarregar carteira”;
  3. Digite o valor do depósito (o mínimo é 20 reais e o máximo mil reais);
  4. Toque em “Boleto Bancário”;
  5. Preencha as informações para emissão do boleto.

como colocar dinheiro no beblue

Depois, é só pagar o boleto e esperar, em até três dias úteis, a compensação no saldo na carteira digital.

Cashback e saldo pré-pago

Há dois tipos de saldo na carteira digital: o pré-pago e o cashback. O do cashback só permite pagar as contas em estabelecimentos e fazer transferência para os amigos.

Já o saldo pré-pago, depositado por boleto, pode ser sacado de volta. Para isso, é preciso entrar em contato via chat com a equipe do BeBlue, dentro do aplicativo, na seção “Me Ajuda”.

Importante destacar que para essa retirada cobra-se porcentagem de 6% do valor e o cashback desse carregamento, equivalente a 5%, será suprimido em até 3 dias úteis.

Como pagar com o BeBlue (eis o problema)

Ao abrir o BeBlue, uma lista com todos os estabelecimentos credenciados da região aparecerão. Dá para definir um filtro de distância, porcentagem do cashback, avaliação e categoria dos estabelecimentos.

Ao clicar em algum estabelecimento, são exibidas informações sobre funcionamento, descrição, localização e avaliação, além da porcentagem do cashback para aquele dia (isso pode variar durante a semana, cheque a variação no número do cashback).

A grande reclamação dos usuários é dificuldade em encontrar os estabelecimentos na cidade que aceitem a forma de pagamento. A maioria são postos de gasolina, nos quais os clientes relatam, no site Reclame Aqui, terem percorrido distâncias maiores para abastecer com o cashback. Mas acaba compensando?

Outras reivindicações são em questão do app bloquear o saldo do usuário, impossibilitando que ele faça um pagamento com o aplicativo em algum estabelecimento. Há também queixas de pessoas que encontraram o estabelecimento no BeBlue, mas ao tentar realizar o pagamento no local, os funcionários informarem que nunca ofereceram essa modalidade lá.

Contudo, quando funciona, basta informar ao atendente que a forma de pagamento será feita via BeBlue e passar o cartão na máquina, informando o CPF. Caso haja saldo pré-pago e de cashback na carteira do BeBlue, será utilizado antes do cartão.

O BeBlue Crédito

O BeBlue também emite para alguns clientes elegíveis um cartão de crédito digital e sem anuidade. Os usuários só podem comprar nos estabelecimentos credenciados com esse cartão, informando o CPF e recebendo também parte do dinheiro de volta.

É uma alternativa para quem não usa algum outro cartão que não tenha as bandeiras aceitas pelo BeBlue (Mastercard, Visa, Elo e e Hipercard). Ainda assim, como qualquer outro cartão, haverá um limite disponível para cada perfil de usuário e uma fatura para pagar na data de vencimento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação