Apesar de ser sido planejado para rodar o Maemo (e o Meego, mesmo que de forma não-oficial), o N900 da Nokia (também conhecido como “O brinquedo que todo geek de verdade quer levar no bolso”) já foi hackeado para rodar os mais diversos sistemas operacionais, desde Linux até versões mais antigas do Android. E essa talvez seja a maior graça do aparelho, já que imagino que usá-lo como telefone deve ser o interesse de 0,01% da base de usuários: alterar os mais diversos sistemas e funções para rodar no smartphone


E como não podia deixar de ser, alguém no fórum do AndroidCentral foi o primeiro a portar a nova versão do Android 2.2 (codinome FroYo) para o N900, gravando parte da experiência em vídeo.


(Link para vídeo)

No vídeo podemos ver que o quarto do sujeito é uma zona o sistema até que roda bem, apesar de algumas falhas ao acessar algumas páginas e uma certa lentidão em alguns pontos, além dele não reconhecer o cartão SD. Mas multimídia e navegação são duas funções muito bem desempenhadas.

Agora diga aí nos comentários, quão interessante é saber que um smartphone da Nokia com um tempo de estrada já roda o Froyo, e o seu celular de última geração com Android ainda está com uma versão mais antiga? 😛

Para saber mais, e até pegar os arquivos de instalação do Froyo, visite o fórum do Maemo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados