Início » Celular » Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela

Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela

Xiaomi demonstra Mi 9 com câmera atrás do display; Oppo diz que qualidade de imagem ainda precisa melhorar

Felipe Ventura Por

A chinesa Oppo usou suas redes sociais para demonstrar um celular com câmera frontal que fica atrás da tela para evitar o notch; a empresa diz que a qualidade de imagem ainda precisa melhorar, mas o resultado é promissor. Poucas horas depois, a Xiaomi divulgou um vídeo sobre a mesma tecnologia em um protótipo do Mi 9.

xiaomi camera tela transparente

O vídeo da Oppo mostra a tela de um celular alternando entre diversas fotos que ocupam todo o display. Depois, o usuário ativa a câmera frontal, e a parte superior da tela fica totalmente preta, com os pixels desligados. A pessoa passa o dedo por cima dessa área, e ele aparece no app da câmera.

Brian Shen, vice-presidente da Oppo, publicou este vídeo na rede social Weibo e disse que as selfies ainda não saem 100% perfeitas. “Neste estágio, é difícil para as câmeras abaixo da tela coincidirem com os mesmos resultados que as câmeras normais, e haverá certa perda na qualidade óptica, mas nenhuma nova tecnologia chega à perfeição imediatamente”, explica o executivo.

O Ice Universe, perfil do Twitter conhecido por seus vazamentos, mostra o mesmo protótipo da Oppo em outro ângulo:

Xiaomi coloca tela transparente em protótipo de Mi 9

Por sua vez, o cofundador da Xiaomi, Bin Lin, usou o Weibo para mostrar um protótipo do Mi 9 com a câmera frontal atrás da tela. “Sem furo, sem notch, sem câmera retrátil”, escreve o executivo.

Wang Xiang, vice-presidente sênior da Xiaomi, explica no Twitter como essa tecnologia funciona. A parte superior da tela, onde fica a câmera frontal, se torna transparente “em um instante” quando o modo selfie é ativado.

A tela age como uma lente para o sensor de 20 megapixels. Ela possui uma pequena área com display transparente: temos aqui um vidro especial de baixa reflexividade, além de camadas transparentes que ficam acima e abaixo do OLED e deixam a luz entrar. Esta tecnologia foi desenvolvida internamente, segundo a Xiaomi.

xiaomi camera tela transparente

Oppo e Xiaomi não dizem quando começarão a vender celulares com câmeras atrás da tela, mas esses vídeos indicam que isso não vai demorar muito. Será uma solução para chegar a um display com 100% de aproveitamento frontal, um avanço em relação ao notch, ao furo e às câmeras retráteis (que sofrem desgaste físico ao longo do tempo).

Com informações: Android Police, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Hugo

tem muita gente babaca no mundo, não use isso como prova.

TiagoX Threadripper

Melhor solução pra câmera self! Chora Apple kkk

Zé Válter

Cheque Especial de 6% ao ano, ninguém inventa!

Vinícius

Por isso mesmo que a Oppo e a Xiaomi disseram que são protótipos.

Vinícius

Tudo é questão de aperfeiçoar.

Vinícius

Nos para-brisas já existe e se chama Head Up display

Jedielson Almeida

"Cadê a Samsung?" assim como a Apple e outras: desenvolvendo a tecnologia pra estar madura à altura do anúncio, não querendo sair gritando "first"igual comentarista de YouTube.

John Smith

Afirmação: "Samsung não fez porque não quis, ela mesma já mostrou que tem tecnologia pra isso."

Seu comentário: "A tá, concordo, um furo na tela é bem mais lindo e tecnológico mesmo."

Me diz como você concluiu, de alguma forma, que o usuário quis dizer que o furo é algo bom ou que a Samsung o desenvolveu usando o melhor de sua tecnologia?
No meu entendimento sua resposta não fez sentido algum em relação à afirmação inicial.

PS: Quem sou eu? Um leitor qualquer exatamente como você e os demais por aqui. As pessoas tem direito de discordar de outras; lide com isso e seja mais cordial. E o usuário respondeu de forma contrária ao seu posicionamento sim, não sei porque você escolheu "ignorar" isso ao me responder.

João Pedro

Bem provável que só chegará em 2021 nos iPhones, junto com o leitor de biométrica por baixo do display. Já que a Apple costuma fazer reformulações no design a cada 2 anos.. e como já sabemos como será o iPhone desse ano.. Conseqüentemente do ano seguinte será o mesmo, apenas com upgrade de hardware e o "S" na nomenclatura..

Wendel F De Freitas

Samsung... Ninguém está discutindo isso, e foi o que quis dizer. E com esse fardo tem que vir a obrigação de criar primeiro.
Ainda assim a Xiaomi veio com sua tecnologia interna e apresenta um resultado satisfatório. Cadê o da Samsung?

Jedielson Almeida

Quem é a líder mundial em telas OLED e fornece pra essa galera?

Thiago Silva

Muito boa solução e como tal, vai fazer os valores aumentarem. É o preço que se paga por renovação.

Wendel F De Freitas

Eu e mais 17, o único capaz foi você, parabéns.
Se nem o próprio usuário refutou minha compreensão, quem é você pra isso?

Abraão Caldas

Nota 10 para o departamento de marketing , mostra uma tecnologia de laboratório o pessoa já fica alvoroçado , gera um buzz, mas no final não vai lançar assim tão rápido, mas move os "fãs".

Keaton

Galaxy Fold. hahaha

Exibir mais comentários