Início » Celular » Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela

Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela

Xiaomi demonstra Mi 9 com câmera atrás do display; Oppo diz que qualidade de imagem ainda precisa melhorar

Por
03/06/2019 às 10h38

A chinesa Oppo usou suas redes sociais para demonstrar um celular com câmera frontal que fica atrás da tela para evitar o notch; a empresa diz que a qualidade de imagem ainda precisa melhorar, mas o resultado é promissor. Poucas horas depois, a Xiaomi divulgou um vídeo sobre a mesma tecnologia em um protótipo do Mi 9.

xiaomi camera tela transparente

O vídeo da Oppo mostra a tela de um celular alternando entre diversas fotos que ocupam todo o display. Depois, o usuário ativa a câmera frontal, e a parte superior da tela fica totalmente preta, com os pixels desligados. A pessoa passa o dedo por cima dessa área, e ele aparece no app da câmera.

Brian Shen, vice-presidente da Oppo, publicou este vídeo na rede social Weibo e disse que as selfies ainda não saem 100% perfeitas. “Neste estágio, é difícil para as câmeras abaixo da tela coincidirem com os mesmos resultados que as câmeras normais, e haverá certa perda na qualidade óptica, mas nenhuma nova tecnologia chega à perfeição imediatamente”, explica o executivo.

O Ice Universe, perfil do Twitter conhecido por seus vazamentos, mostra o mesmo protótipo da Oppo em outro ângulo:

Xiaomi coloca tela transparente em protótipo de Mi 9

Por sua vez, o cofundador da Xiaomi, Bin Lin, usou o Weibo para mostrar um protótipo do Mi 9 com a câmera frontal atrás da tela. “Sem furo, sem notch, sem câmera retrátil”, escreve o executivo.

Wang Xiang, vice-presidente sênior da Xiaomi, explica no Twitter como essa tecnologia funciona. A parte superior da tela, onde fica a câmera frontal, se torna transparente “em um instante” quando o modo selfie é ativado.

A tela age como uma lente para o sensor de 20 megapixels. Ela possui uma pequena área com display transparente: temos aqui um vidro especial de baixa reflexividade, além de camadas transparentes que ficam acima e abaixo do OLED e deixam a luz entrar. Esta tecnologia foi desenvolvida internamente, segundo a Xiaomi.

xiaomi camera tela transparente

Oppo e Xiaomi não dizem quando começarão a vender celulares com câmeras atrás da tela, mas esses vídeos indicam que isso não vai demorar muito. Será uma solução para chegar a um display com 100% de aproveitamento frontal, um avanço em relação ao notch, ao furo e às câmeras retráteis (que sofrem desgaste físico ao longo do tempo).

Com informações: Android Police, Engadget.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.