Início » Celular » Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela

Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela

Xiaomi demonstra Mi 9 com câmera atrás do display; Oppo diz que qualidade de imagem ainda precisa melhorar

Felipe Ventura Por

A chinesa Oppo usou suas redes sociais para demonstrar um celular com câmera frontal que fica atrás da tela para evitar o notch; a empresa diz que a qualidade de imagem ainda precisa melhorar, mas o resultado é promissor. Poucas horas depois, a Xiaomi divulgou um vídeo sobre a mesma tecnologia em um protótipo do Mi 9.

xiaomi camera tela transparente

O vídeo da Oppo mostra a tela de um celular alternando entre diversas fotos que ocupam todo o display. Depois, o usuário ativa a câmera frontal, e a parte superior da tela fica totalmente preta, com os pixels desligados. A pessoa passa o dedo por cima dessa área, e ele aparece no app da câmera.

Brian Shen, vice-presidente da Oppo, publicou este vídeo na rede social Weibo e disse que as selfies ainda não saem 100% perfeitas. "Neste estágio, é difícil para as câmeras abaixo da tela coincidirem com os mesmos resultados que as câmeras normais, e haverá certa perda na qualidade óptica, mas nenhuma nova tecnologia chega à perfeição imediatamente", explica o executivo.

O Ice Universe, perfil do Twitter conhecido por seus vazamentos, mostra o mesmo protótipo da Oppo em outro ângulo:

Xiaomi coloca tela transparente em protótipo de Mi 9

Por sua vez, o cofundador da Xiaomi, Bin Lin, usou o Weibo para mostrar um protótipo do Mi 9 com a câmera frontal atrás da tela. "Sem furo, sem notch, sem câmera retrátil", escreve o executivo.

Wang Xiang, vice-presidente sênior da Xiaomi, explica no Twitter como essa tecnologia funciona. A parte superior da tela, onde fica a câmera frontal, se torna transparente "em um instante" quando o modo selfie é ativado.

A tela age como uma lente para o sensor de 20 megapixels. Ela possui uma pequena área com display transparente: temos aqui um vidro especial de baixa reflexividade, além de camadas transparentes que ficam acima e abaixo do OLED e deixam a luz entrar. Esta tecnologia foi desenvolvida internamente, segundo a Xiaomi.

xiaomi camera tela transparente

Oppo e Xiaomi não dizem quando começarão a vender celulares com câmeras atrás da tela, mas esses vídeos indicam que isso não vai demorar muito. Será uma solução para chegar a um display com 100% de aproveitamento frontal, um avanço em relação ao notch, ao furo e às câmeras retráteis (que sofrem desgaste físico ao longo do tempo).

Com informações: Android Police, Engadget.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Hugo
tem muita gente babaca no mundo, não use isso como prova.
TiagoX Threadripper
Melhor solução pra câmera self! Chora Apple kkk
Zé Válter
Cheque Especial de 6% ao ano, ninguém inventa!
Vinícius
Por isso mesmo que a Oppo e a Xiaomi disseram que são protótipos.
Vinícius
Tudo é questão de aperfeiçoar.
Vinícius
Nos para-brisas já existe e se chama Head Up display
Jedielson Almeida
"Cadê a Samsung?" assim como a Apple e outras: desenvolvendo a tecnologia pra estar madura à altura do anúncio, não querendo sair gritando "first"igual comentarista de YouTube.
John Smith
Afirmação: "Samsung não fez porque não quis, ela mesma já mostrou que tem tecnologia pra isso."Seu comentário: "A tá, concordo, um furo na tela é bem mais lindo e tecnológico mesmo."Me diz como você concluiu, de alguma forma, que o usuário quis dizer que o furo é algo bom ou que a Samsung o desenvolveu usando o melhor de sua tecnologia?No meu entendimento sua resposta não fez sentido algum em relação à afirmação inicial.PS: Quem sou eu? Um leitor qualquer exatamente como você e os demais por aqui. As pessoas tem direito de discordar de outras; lide com isso e seja mais cordial. E o usuário respondeu de forma contrária ao seu posicionamento sim, não sei porque você escolheu "ignorar" isso ao me responder.
João Pedro
Bem provável que só chegará em 2021 nos iPhones, junto com o leitor de biométrica por baixo do display. Já que a Apple costuma fazer reformulações no design a cada 2 anos.. e como já sabemos como será o iPhone desse ano.. Conseqüentemente do ano seguinte será o mesmo, apenas com upgrade de hardware e o "S" na nomenclatura..
Wendel F De Freitas
Samsung... Ninguém está discutindo isso, e foi o que quis dizer. E com esse fardo tem que vir a obrigação de criar primeiro.Ainda assim a Xiaomi veio com sua tecnologia interna e apresenta um resultado satisfatório. Cadê o da Samsung?
Jedielson Almeida
Quem é a líder mundial em telas OLED e fornece pra essa galera?
Thiago Silva
Muito boa solução e como tal, vai fazer os valores aumentarem. É o preço que se paga por renovação.
Wendel F De Freitas
Eu e mais 17, o único capaz foi você, parabéns.Se nem o próprio usuário refutou minha compreensão, quem é você pra isso?
Abraão Caldas
Nota 10 para o departamento de marketing , mostra uma tecnologia de laboratório o pessoa já fica alvoroçado , gera um buzz, mas no final não vai lançar assim tão rápido, mas move os "fãs".
Keaton
Galaxy Fold. hahaha
Keaton
Nah.... Notch é uma coisa que nem devia ter existido para começo de conversa...
Keaton
Comprei um Redmi 7 e gostei muito da customização... porém aquele notch é muito frustrante.... Agora com essa mudança, é só sair que (se não custar o mesmo do RAZR 2019) eu compro. hahaha
John Smith
Pela sua resposta, acho que você falhou miseravelmente em compreender o que o usuário disse...
Silvio Ney
De nada
Daniel R. Pinheiro
Tecnicamente, sou americano mesmo... Obrigado.
Silvio Ney
Desculpa senhor americano, pardon plox
Daniel R. Pinheiro
Eu praticamente só falei da Apple nos meus comentários. Se vc me acusou de baba ovo de marca, tava se referindo a qual? Gradiente?Esse é outro. Mereço...
Silvio Ney
Deixa o americano em paz...
Silvio Ney
Não falei que você chupava ovo da Apple, favor enviar print de onde falei.
Cléber
A manchete da home: "Adeus, notch! Xiaomi esconde câmera atrás da tela"Título do artigo: "Xiaomi e Oppo divulgam vídeos de celular com câmera atrás da tela"Tecnoblog vai virar Tecmundo?!?!
Roger "The Flood" Inacio
Mas esses chineses fazem parte das grandes fabricantes rsrs
Daniel R. Pinheiro
https://uploads.disquscdn.c...
Wendel F De Freitas
Já tenho minha opinião e ponto. Você é o único que não irá mudar.
Daniel R. Pinheiro
Viu que tava errado e quis se esquivar, é muito babaca mesmo...
Wendel F De Freitas
Dia que virar série na Netflix eu vejo.
José Vieira
Talvez você não tenha entendido a matéria, rs... Mas vou tentar te ajudar:A Oppo DEMONSTROU uma nova tecnologia de câmera que usa a tela como lente. A Oppo NÃO LANÇOU NO MERCADO um celular com essa tecnologia, rs.... Essa é a diferença entre PROTÓTIPO e PRODUTO.
Luciano Souza
Ainda acho a tecnologia da Asus mais interessante.A câmera traseira costumeiramente é melhor que a dianteira, ainda mais com toneladas de vidros na frente. Além do que vivemos naquela época que pessoas colam fita crepe na câmera do note pra evitar ser visto.A Câmera da Asus joga qualidade da câmera traseira (ou câmeraS) pra frente e com um controle de privacidade único. se não estou usando, nenhuma câmera está apontada pra mim. Alta qualidade com privacidade e sem notche.
Daniel R. Pinheiro
Não preciso provar pra mim, mas eu provo pra você: https://uploads.disquscdn.c...https://uploads.disquscdn.c...https://uploads.disquscdn.c...
Daniel R. Pinheiro
Eu, chupar ovo de marca? Tu nasceu ontem? Nem me conhece, garoto...
Wendel F De Freitas
De ninguém está pronta, não tem nada "lançado", isso se chama protótipo.E pegando seu exemplo de tela dobrável, ela sim comercializou um protótipo, e seria inocência achar que foi a primeira vez por parte dela.
Buldego
AirPower, Apple Maps, Teclado de macbook, iPhone descascando, ipad entortando. e olha que estes nem são tecnologia nova, imagina se fosse.
Wendel F De Freitas
Aperfeiçoar algo já pronto é muito mais fácil que criar, por isso ela não tem capacidade pra apresentar nada, se dependesse dela pra isso estaríamos ferrados depois da morte de Jobs.E por favor, pare de dizer que não é fanboy, ou está tentando provar isso pra si mesmo?
Credulos
Provavelmente porque a tecnologia não esta pronta, a própria empresa admitiu que a imagem tem que melhorar, para que lançar um beta de um produto só para falar que foi a primeira? A samsung ta pagando por isso na pressa com o fold.
Wendel F De Freitas
Concordo em partes, pode ser bugiganga mas tira as melhores selfies já que usa o sensor principal pra isso.
uB.
@urieldossantossouza:disqus claro q a lente periscópio foi uma inovação. Eles conseguiram colocar este recurso dentro de um smartphone de forma viável sem parecer um [email protected]é descreveu bem abaixo: n confundir inovação com invenção!!!Óbvio q tem as inovação básicas como: +processador, +bateria, +cores na tela e etc etc etc. N é este tipo de inovação q estamos tratando aqui. Aliás, até entendi bem o que o @Silvio quis dizer: todos os anos saem novos celulares com maior poder e tal, mas nunca uma novidade REALMENTE nova! E concordo com ele em partes, pq ficar discutindo este tipo de inovação é chato e n tem muita importância no dia-a-dia.---Só n entendi pq vc acha o sensor de digital sob a tela uma inovação pouco útil e a câmera OK. Os 2 basicamente possuem o mesmo princípio: colocar recursos do smartphone debaixo da tela.E pessoalmente, prefiro o sensor na tela do que uma câmera. Mas aí vai de cada um, o q geraria outro tipo de discussão. Por exemplo:Preferia um sensor na tela + câmera frontal pop-up (tipo o OP7Pro) do q uma câmera na tela + sensor na lateral/traseira.
José Vieira
De novo você faz confusão de definição com conceitos pessoais, rs... Tudo que é útil, é realmente útil para alguém; não é porque definiste que determinada ideia e/ou coisa não é realmente útil para você, que esta esta ideia e/ou coisa, não seja DE FATO realmente útil.
[Spetto]
Exatamente! Agora eu fico pensando nas possibilidades dessa tecnologia. Penso eu que é um primeiro passo para finalmente termos aquelas janelas interativas ou informações nos para-brisas de carros que tanto aparecem em vídeos futurísticos.
Silvio Ney
Deixa de chupar ovo de marca e aceita o avanço da Xiaomi frente às outras nesse quesito.
Silvio Ney
Inovação, se for seguir ao pé da letra, há todos os dias nos smartphones. Agora inovação realmente útil quando há... muito raro.Inovação mesmo em smartphones a única útil nas próximas gerações só vejo mesmo quando atualizarem a bateria pra algo mais avançado.
Magnus Ricardo
Mesmo vendo o video eu ainda não acredito nessa tecnologia com a qualidade que é mostrada. E outra, duvido muito que, mesmo se for verdade, essa tecnologia vai trazer mais riqueza de recurso e qualidade de imagem que a camera da Asus.
José Vieira
por essa maneira de pensar, não há inovação em qualquer tecnologia, visto que tecnologia é, em apertada síntese, o produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa. Cuidado pra não confundir INOVAÇÃO é INVENÇÃO.A julgar pelo seu restritivo uso da palavra inovação, o MICROSCÓPIO ÓTICO, ou mesmo câmeras digitais (uma inovação que mudou a maneira como lidamos com a fotografia) não representariam nenhuma inovação, apenas adaptação e miniaturização, visto que baseiam-se no mesmo princípio da óptica geométrica como a conhecemos.Aliás, o próprio conceito de telefonia e telefone celular, seriam apenas adaptação e miniaturização... até porque nos conectamos ao mundo (e mais recentemente ao universo) por ondas de rádio desde... 1897.
Krosna Terrestre
Que a partir do segundo semestre deste ano não seja lançado mais nenhum smartphone com o maldito notch.
Uriel Dos Santos Souza
"Lente periscópio para permitir zoom 5x " > não foi inovação, apenas adaptação e miniaturização!"Sensor de digital sob a tela foi outra inovação" isso foi inovação, mas é uma inovação pouco útil."Tem a tela dobrável" concordo.
Marcos Vinícius
ASUS: Olhem, a minha câmera traseira de Flip, super funcional...Xiaomi e Oppo: HOLD MY FUCKING BEER.
Maicon Bruisma
Já, o mais recente foi o AirPower.Samsung apresentou e iniciou pré venda do Fold, mas ainda não comercializou. Apple já vendeu aparelhos com defeito mais de uma vez, ainda insiste no teclado falho em borboleta dos Macbooks, etc. Não vejo essa superioridade toda.
Daniel R. Pinheiro
E esse ano lançou um produto no mercado cheio de falhas. Qual o custo de simplesmente lançar quando tiver plenamente acabado? Você já viu a Apple lançar ou, no mínimo, apresentar protótipos? Por isso ela tem fama de qualidade, além da caristia.
Daniel R. Pinheiro
Claramente vc não entendeu meu comentário. Primeiro que eu tô cagando se é protótipo ou não. Segundo que a Apple faz sim esse tipo de coisa pra outras fazerem melhor. Com Touch ID foi assim, com Face ID foi assim, com camera dupla foi assim (nenhuma dessas tecnologias ela lançou primeiro, mas quando lançou, foi algo inteiramente acabado e com boa qualidade, antes de todas). Ela não lança nem apresenta protótipos, mas um produto acabado. Isso qualquer formiga racional reconhece.No mais, concordo que ela se preocupa primeiramente com seus lucros, e que os trouxas pagam muito mais por isso. Mas isso tem nada a ver com o que eu disse.Ademais, já disse e vou repetir: nunca fui fanboy da Apple, muito pelo contrário, tacava o pau. Agora não sei que tara é essa desse pessoal babar ovo das chinesas assim como babava da Apple e Samsung antes.
Robert Rey
Obrigado pelo reconhecimento, meus 3749 upvotes também concordam. Estou emocionado.
Ramon
Notch foi uma coisa que ficou datada muito rápido. Mesmo os celulares com furo na tela vão ficar ultrapassados rapidinho. Imagina então aquela bugiganga que a Asus fez no Z6
Ed. Blake
Asus: Nossa camera flipper revolucionará o mercado, ninguém nunca pensou nisso!Xiaomi: Hold my beer!
Ed. Blake
Lembrei na hora do N9.
wslemos
Caramba esses chineses estão bem na frente das grandes fabricantes! #chupasamsung #chupaapple
Silvio Ney
Ela dizer que tem tecnologia pra isso e não ter demonstrado algo não significa que ela fez.Qualquer um pode dizer o que quiser.
Alef Moreira Silva
Parece um lumia 920 o cel do exemplo
Silvio Ney
Ok, concordo que tenham saído algumas tecnologias interessantes. O que eu quis dizer foi no sentido de algo realmente "util".Não acho essas tecnologias de câmera coisa de "oohh, quero!" mas isso da câmera embaixo da tela sem ocupar espaço do display... muito bom!Sobre a tela dobrável: lembre-se que não existe apenas Samsung no mundo. E não a considerei uma "inovação realmente útil porque ainda não vi uma com uma sentido realmente bom e com durabilidade provada... porque não entendo como isso poderá durar anos.
Andre Kittler
Verdade! Até um celular com tela dobrável eles fizeram, mostrando que sabem ditar inovações e revolucio... ops. Desculpe, erro meu.
Gabriel Miller
Saudoso Lumia 900
Pablo Henrique Tyson
será q só eu acho q os chinas vão dominar tudo no mundo ? kkkkk
Maicon Bruisma
Samsung demonstrou tela dobrável anos atrás falando que estava em desenvolvimento, mas para deixar claro que estava trabalhando. Empresas fazem isso direto, algumas demonstram, outras fazem patentes.Não entendi a tua comparação ou reclamação
júnior Sem Fio Sem Fio
Depois de 5 anos a Apple lança como novidade.Se bem que tal técnologia seria uma mão na roda pra esconder aquele monte de sensor do notch do iPhone.
Maicon Bruisma
Provavelmente esses não, pq a Xiaomi ou oppo teriam de mexer diretamente na estrutura da tela. Xiaomi disse que eles fizeram internamente, mas não mostraram patentes.Samsung já tem patente, mas não colocou assim como não colocou leitor de digitais na tela no S9 pra colocar no S10. Cria um diferencial e tem mais tempo hábil para trabalhar e entregar algo bom.
Henrique Braun
Pior que teve gente que gostou kkkj
phsodre
Ué, mas o objetivo do protótipo é testar. Eles estão mostrando para dizer que já estão muito próximos de alcançar um bom estado de funcionamento. Acredito que o alerta, é para que entendam que talvez não fique dentro da mesma qualidade de sensores já existentes com telas externas. O que não quer dizer que está consideravelmente abaixo. Nos videos já da pra ver que principalmente o do Xiaomi, já está em estágio muito avançado de qualidade, talvez por conta da técnica que é levemente diferente e faz mais sentido!
Wendel F De Freitas
Quero imagens como da OPPO e Xiaomi, falar que está tentando até a positivo fala. E outra, seria obrigação dela fazer primeiro, já que é ela quem produz os próprios displays e para as outras.
Jedielson Almeida
also ela também já divulgou o que seria o new infinity display sem notch e sem queixo.
Jedielson Almeida
De onde saiu esse enxame de leitor preguiçoso do Tecnoblog?https://www.gsmarena.com/sa...
uB.
Pq finalmente? Do jeito q vc falou parece q faz 10 anos q n tem inovação pros smartphones.Mas tem saído coisas sim, quase todos os anos tem novidade, por exemplo:- Lente periscópio para permitir zoom 5x é uma puta inovação e saiu do forno agora- Sensor de digital sob a tela foi outra inovação, mas já tá meio morna. E ainda assim, maioria dos usuários ainda n possui isto.- Tem a tela dobrável, mas isto podemos desconsiderar, a Samsung vai lançar, mas nem tá pronta ainda, hahahaha!
Wendel F De Freitas
A tá, concordo, um furo na tela é bem mais lindo e tecnológico mesmo.
Felipe Corrêa Ramos
Finamente uma inovação de verdade, nada de notch ou buraco na tela.
Wendel F De Freitas
Sabe o que quer dizer protótipo? Eu queria é ter a Apple fazendo esse tipo de coisa também, criando estímulo para outras tentarem fazer primeiro e melhor, mas ela está se preocupando mais com seus lucros. Depois que estiver desenvolvido ela cria um outro nome fala que é melhor e os trouxas pagam o triplo.
Frank V
Eu jurava que a Samsung seria a primeira a demonstrar isso.Quero.
João
https://media0.giphy.com/me...
joaoserpa
Mas foi lançado algum produto com este tipo de câmera até o momento?
Epic Mac Fadden - ODZ -
Teletelas. Quero.
Hemerson Silva
Parabéns, primeiro comentário decente que vc faz.
Jedielson Almeida
Samsung não fez porque não quis, ela mesma já mostrou que tem tecnologia pra isso.
Ramon
Chinesas fazendo o serviço que a Samsung não fez no S10
Daniel R. Pinheiro
Perai, eles divulgam um negócio dizendo que a qualidade precisa melhorar?Depois a galera taca o pau na Apple, por lançar algo, muitas vezes depois das concorrentes, mas plenamente em funcionamento, com excelente qualidade. E olhe que eu passo é longe de ser um fanboy da Apple.
Silvio Ney
Finalmente uma inovação nos celulares, além das milhares de câmeras nos aparelhos
Igor
O protótipo da Oppo parece um Lumia
Robert Rey
Isso sim é inovação. Parabéns aos envolvidos.
leoleonardo85
Ainda bem, ninguém gostou dos Notchs