Início » Legislação » EUA começam a exigir redes sociais de quem solicita visto

EUA começam a exigir redes sociais de quem solicita visto

Ao preencher o pedido de visto para os EUA, os candidatos deverão informar contas usadas nos últimos cinco anos

Victor Hugo Silva Por

Os Estados Unidos colocaram em prática uma medida que estava nos planos de seu Departamento de Estado ao menos desde março de 2018. Agora, quem solicitar visto temporário ou definitivo precisará informar seus perfis em redes sociais.

A medida exige que os candidatos indiquem não apenas as contas atuais, mas as que foram usadas nos últimos cinco anos. O novo formulário para pedido de visto exige perfis em alguns serviços, mas os candidatos que desejarem poderão passar seus endereços em outras plataformas.

Quem quiser visitar ou morar nos EUA também deverá apontar os endereços de e-mail e os números de telefone usados nos últimos cinco anos. Além disso, é preciso informar o status internacional de viagem e deportação e se algum familiar esteve envolvido com atividade terrorista.

Segundo a Associated Press, o Departamento de Estado americano afirma que a medida fortalecerá o processo de verificação e confirmação de identidade de candidatos. Ela deverá afetar 14 milhões de pedidos de visto temporário e 710 mil definitivos. A exceção valerá apenas para pedidos de vistos diplomáticos e oficiais.

“A segurança nacional é a nossa principal prioridade ao julgar pedidos de visto, e todo viajante em potencial e imigrante para os EUA passa por uma extensa triagem de segurança”, afirmou o Departamento de Estado à AP.

“Estamos trabalhando constantemente para encontrar mecanismos que melhorem nossos processos de triagem para proteger os cidadãos americanos, ao mesmo tempo em que apoiamos viagens legítimas aos EUA”.

O envio de informações como o endereço nas redes sociais não é novo, mas costumava ser aplicado a um número bem menor de pessoas. Até então, esses dados eram exigidos apenas para pessoas que já haviam viajado para áreas com alto grau de atividade terrorista, atingindo aproximadamente 65 mil pedidos por ano.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pereira

Sim, tem isso também, embora nem todo esquerdista caviar seja empreendedor ou investidor, tem aqueles que são assalariados, mas ganham bons salários e consequem investir boa parte. Em resumo, nós conquistamos com o capitalismo, mas defendemos uma sociadade mais justa, enquanto que os direitistas mortadelas defendem o capitalismo e o individualismo com unhas e dentes mas são tudo assalariado e não conseguem acumular nada. Daí ficam irritados conosco por 2 motivos.

Felipe Xavier

É exatamente o meu caso, não tinha nem senha para acessar a conta por e-mail. O suporte auxiliou na desvinculação.

doorspaulo

E tentei desvincular, mas como criei o usuário pelo FB, não tem como desvincular.
Já vi tópicos no fórum gringo do Spotify, e é um problema sem solução ainda.

DanielBastos

Não. O que irrita é a hipocrisia do discurso mesmo.

Conquistando com capitalismo e acúmulo, propagandeia a virtude de esperar o socialismo e a distribuição.

É um grande faça o que eu digo, mas nao faça o que eu faço.

Felipe Xavier

Você não precisa criar outro Spotify pra desvincular, é possível realizar isso de dentro do perfil na web. Se não conseguir, pode pedir ajuda que uma pessoa te auxilia na hora. Fiz isso há alguns meses.

André Lima

Você disse "Maduro"? Visto recusado

Pereira

Sim, mas é claro que é verdade, veja eu por exemplo, acabei de voltar de uma trip de Nova Iorque e dei uma passadinha em Washington, e veja só, até visitei o capitólio! Claro que pra tentar visitar o meu parça caviar Bernie Sanders. Já estive na Coréia do Sul (mas não na do Norte), México, Europa 3 vezes, Chile... Mas nunca em Cuba, Venezuela, cruzes...

Prefiro estar errado recebendo dividendos do itaú (olha a ironia) e bebendo vinho chileno reserva especial ou uma IPA artesanal do que certo bebendo skol litrão, e ainda vestindo uma camiseta do MST, e rindo dos pobre de direita bolsominion kkkkkkk

johndoe1981

Haha, nunca li tanta bobagem na minha vida! E é verdade, por isso que está cheio de esquerdista caviar na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, né? SQN! E é ao contrário, liberais tendem a ser os mais prósperos justamente por que não acreditam na farsa da ideologia da foice e do martelo, de esperar Estado distribuir riqueza, e sim porque buscam enriquecer por esforço próprio.

E tá errado esquerdista ganhar dinheiro, afinal, esquerdista vive condenando capitalismo imperialista opressor. Ganhar dinheiro, comprar iPhone, aplicar na bolsa pra ganhar mais dinheiro não pode, pois isso vai contra os ideais do Socialismo/Comunismo! Esquerda raiz pega o seu dinheiro e doa para os pobres para distribuir a renda.

Anderson Silva

Sim, exclui minhas contas todas relacionadas ao Facebook (exceto a P($&*! do WhatsApp porque.. Brasil) e filtro tudo e todos que eu sigo no Twitter (única rede que tenho conta e uso efetivamente).

Pereira

Acho que o que irrita muito direitista mortadela é o fato de esquerdista caviar ter grana, aplicar na bolsa, ter iPhone e ele, capitalista, direitista, liberal etc, mal tem pra pagar o aluguel...

doorspaulo

Meu caso.
FB abandonado tem tempos, só tá lá por preguiça minha de fazer uma nova conta no Spotify desvinculada a ele.

Twitter eu uso para acompanhar algumas coisas, mas nem posto também.

Se for ver, a "rede social" que mais uso é o Disqus...

Silvio Ney

Pior que é muito comum, mais do que se imagina, essa galera pertubada sair divulgando isso de graça mole mole

johndoe1981

Vão nada, rsrs esquerdinhas caviar não visitam Cuba, China, Venezuela, mas vão pros EUA imperialistas e capitalistas comprar seu iPhone, visitar a Disney etc.

Lobo Solitário

Também tenho essa curiosidade. Será que passa a ser mais suspeito por não ter facelixo do que alguém que tem e já declarou publicamente algo contra aquele país?

Só tive Orkut e Twitter e ainda assim era perfil semi fake no Twitter, não usava nome real e servia pra seguir contas , basicamente isso. Nem lembro o nick usado e nem sequer se ainda existe ou deletei.

johndoe1981

Não uso redes sociais, não falo mal dos EUA e acho a exigência absurda, mas quem mete o pau no "imperialismo americano" e defende China nas redes sociais e planeja visitar os EUA para odiar de perto o "capitalismo opressor", imagino que deva estar meio apreensivo agora hehe.

Exibir mais comentários