Início » Aplicativos e Software » Golpe no WhatsApp usa Seleção para lucrar com ligações internacionais

Golpe no WhatsApp usa Seleção para lucrar com ligações internacionais

A mensagem espalhada no WhatsApp afirma que a Nike está dando camisas masculinas e femininas da Seleção Brasileira

Por
20 semanas atrás

A Copa América começa em 14 de junho e já está sendo tema de golpes espalhados no WhatsApp. Uma mensagem que está sendo compartilhada no aplicativo trata de uma falsa campanha que dará camisas masculinas e femininas da Seleção Brasileira de graça por tempo limitado.

Os brindes estariam sendo oferecidos pela Nike como forma de lembrar os 22 anos de patrocínio na Seleção. Mas a Kaspersky Lab alerta que a mensagem é enviada somente para os autores do golpe ganharem dinheiro com chamadas internacionais.

Golpe no WhatsApp usa Seleção para lucrar com ligações internacionais

Isso porque, para ganhar a suposta camisa oficial, os interessados devem clicar em um link exibido na mensagem. Ele direciona a vítima para uma página fraudulenta que pede a participação em uma pesquisa com três perguntas.

Em seguida, o usuário é encaminhado para outra página. Ela informa que, para solicitar o prêmio, é preciso ligar para um suposto número gratuito – na verdade, um número internacional – de acordo com sua operadora e seguir as instruções durante a chamada.

O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini, destaca a novidade no formato do golpe. “Trata-se da primeira campanha falsa disseminada via WhatsApp que se vale de números premium internacionais para monetizar o golpe. Se escolher Claro e Tim, a ligação será para o Malawi, Vivo para a China, Oi para o Burundi”, afirma.

A Kaspersky recomenda atenção com links recebidos em aplicativos, redes sociais, e-mail e SMS. Em mensagens que destacam uma suposta promoção, a melhor alternativa é verificar se ela realmente é verdadeira no site ou nas redes sociais da empresa.

Mais sobre: