Início » Aplicativos e Software » macOS Catalina decreta fim do iTunes e usa iPad como segunda tela

macOS Catalina decreta fim do iTunes e usa iPad como segunda tela

Com a chegada do macOS Catalina, o iTunes dará lugar a Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV

Victor Hugo Silva Por

O macOS Catalina foi liberado nesta segunda-feira (3) para desenvolvedores e chegará aos usuários no último trimestre de 2019. Ele ganhou recursos de acessibilidade e o Sidecar, que permite usar o iPad como uma segunda tela. A grande mudança, no entanto, está no fim do iTunes, que dará espaço para três aplicativos.

Os conteúdos que costumavam ser acessados na tradicional loja da Apple estarão disponíveis em Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. O macOS Catalina também recebeu o Tempo de Uso (Screen Time), que permite controlar o uso do sistema e até então estava disponível apenas para iPhone e iPad.

iTunes dá lugar a Apple Music, Podcasts e TV

Lançado em 2001, o iTunes chegou ao fim. Mesmo com a decisão da empresa de descontinuar o serviço, os usuários continuarão tendo acesso às suas bibliotecas. Assim, as faixas compradas na plataforma ou copiadas a partir de CDs ainda estarão disponíveis por meio do Apple Music.

Os podcasts ganharam um aplicativo próprio, como já acontece no iOS. Ele reunirá mais de 700 mil programas e poderá notificar os usuários sempre que um de seus podcasts favoritos publicar novos episódios.

O Apple Podcasts também tem novas categorias, recomendações de editores e mais ferramentas de busca. É possível, por exemplo, pesquisar podcasts por apresentador, convidado ou tema que foi discutido no episódio.

Os filmes e as séries que antes estavam no iTunes passaram para a Apple TV. O aplicativo segue a linha do tvOS 13, tem suporte a 4K HDR e permite acessar os mais de 100 mil títulos disponíveis para compra ou aluguel.

Ele também será usado para acessar o Apple TV+, serviço de streaming que a empresa deve liberar no último trimestre.

Sidecar

A outra grande novidade no macOS Catalina é o Sidecar, que permite usar o iPad como uma segunda tela. Para isso, será preciso apenas habilitar a conexão sem fio entre o tablet e o Mac e, em seguida, aproveitar o espaço extra para editar vídeos ou desenhar, por exemplo.

O Sidecar também permite que o iPad seja usado em conjunto com a Apple Pencil. Neste caso, o tablet serve como uma mesa digitalizadora para desenhar e escrever em programas que estão sendo executados no Mac.

Voice Control

A nova versão do sistema se tornou mais acessível. Com o Voice Control, usuários que não podem operar dispositivos convencionais como mouse e teclado podem controlar o dispositivo por meio de comandos de voz.

O Voice Control usa a tecnologia de reconhecimento da Siri e ajuda usuários interagirem com recursos próprios do macOS e aplicativos de terceiros. O recurso oferece tanto opções para escrever textos, quando para selecionar itens e deslizar a tela. Ele também foi liberado para iOS e iPadOS.

Tempo de Uso (Screen Time)

O recurso da Apple para o bem-estar dos usuários já estava disponível no iOS e chegou ao macOS com melhorias. Agora, além de indicar o tempo gasto com aplicativos e de permitir a criação de limites de uso, ele conta com a opção de “mais um minuto”.

A ideia é dar mais tempo para usuários salvarem arquivos ou finalizarem jogos, por exemplo, antes que eles sejam encerrados pelo sistema. O recurso também permitirá que pais controlem quando e com quem seus filhos podem se comunicar.

Com a chegada do Tempo de Uso ao Mac, os dados poderão ser sincronizados com mais um dispositivo. Assim, é possível ter mais controle sobre o tempo gasto no celular, no tablet e no computador.

Aplicativos de iPad no macOS

Além dos novos recursos, a Apple liberou novas APIs para ajudar desenvolvedores a fazerem com que seus aplicativos para iPad também sejam compatíveis com macOS. De acordo com a empresa, quando a solução for liberada, apps como Twitter e jogos como Asphalt 9 também poderão ser usados no Mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Pinheiro

Dizendo eles que agora a Siri só reconhece a sua voz mas por exemplo o Home Pod reconhece a voz de cada um da sua casa

Flavio Toledo

tenho concordar esta exagera minha soluçao foi apertar teclad End depois Page Down.

rbnamerico

Essa porcaria desse mar de anúncios vem do Disqus, vários sites que o usam como sistema de comentários estão exibindo essas mesmas merdas

P. Herrera

Fizeram apenas uma vez: O Aero do Windows Vista/Windows 7 foi consistente e bonito. Melhor design do Windows até hje.

Flavio Viana

O iTunes para Windows vai continuar existindo, ao menos por enquanto. Devem no máximo adicionar suporte aos novos devices.

ecarvm

Pô, fala não... q parto! Comentar agora ficou complicado, tem q atravessar um mar de anúncios e quando chega, não sei porque raios, volta pra metade dos anúncios de novo.

Daniel R. Pinheiro

Questão de design, os sistemas da Apple são lindos dms. Queria muito que a MS aprendesse a fazer um design decente e consistente como eles...

LekyChan

pois é

Jacques

Então a Apple sofreu uma vida pra colocar o iTunes na Windows Store pra matar o programa agora? 😂

X-Tudãoᴳᴼᵀ

ITunes não é necessário nem para iniciar o iPhone.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Por outro lado não consigo pensar em uma utidade obrigatória para o iTunes num iphone hoje em dia, mas vai ferrar quem ainda usa ipod.

Eduardo Braga

Eu tava falando do visual dele, mas tudo bem kkkkk

E sim, os anúncios estão bem irritantes. Mas só vejo eles no celular. Não posso bloquear eles por lá.

Lucas Santos

CJ pira.

P. Herrera

O Finder é ruim msm.

Off: Chegar nos comentários às vezes é uma maratona com esse tanto de Ads. Pô TB, bora ver isso aí né?

Lucas Gasparotto 

O Voice Control usa a tecnologia de reconhecimento da Siri
Prevejo coisas bizarras saindo disso.

Exibir mais comentários