Início » Aplicativos e Software » Apple permite usar mouse no iPad e controles Bluetooth no iPhone

Apple permite usar mouse no iPad e controles Bluetooth no iPhone

iPadOS traz suporte a mouse; iOS 13 permite usar controles Bluetooth para Xbox One e PlayStation 4 em iPhones

Por
04/06/2019 às 10h27

A Apple liberou as primeiras versões beta do iOS 13 e iPadOS para desenvolvedores, e alguns novos recursos para celular e tablet estão vindo à tona: o iPad e o iPhone trazem suporte a controles Bluetooth do Xbox One e PlayStation 4; além disso, o iPad enfim permite usar mouse ou trackpad, ainda que apenas como uma função de acessibilidade.

iPad tem suporte a mouse e trackpad com novo iPadOS

Confirmando rumores, o iPadOS realmente traz suporte a mouse. A Apple não mencionou isso durante a WWDC porque se trata de um recurso de acessibilidade por enquanto, mas já funciona com dispositivos USB e Bluetooth, além do Magic Trackpad.

Para ativar isso, é necessário seguir o caminho Ajustes > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch dentro do iPadOS. Como o desenvolvedor Steve Troughton-Smith mostra no vídeo abaixo, o cursor parece um alvo de toque que você encontraria no iOS, pois simula o toque do seu dedo. Você pode usar dois dedos para rolar a página.

Dado que este não é um recurso pensado para uso geral, ainda há algumas limitações. O clique com o botão direito não abre menus de contexto, e o cursor não pode ser usado em displays externos, só na tela do iPad. No entanto, isso indica que a Apple está cogitando trazer suporte a mouse para seus tablets, aproximando-os da experiência de um computador.

iOS 13 e iPadOS permitem usar controles Bluetooth

Você tem um controle de PlayStation 4 ou de Xbox One com Bluetooth? Então você poderá usá-lo com iPhones e iPads nativamente. O iOS 13 e iPadOS trazem suporte a esses acessórios, assim como o tvOS 13 para a Apple TV.

Isso pode ser útil para o futuro serviço de assinatura Apple Arcade, que oferecerá mais de 100 jogos para iPhone e iPad ainda este ano. Será que isso também ajudará serviços de streaming de jogos como Project xCloud e Google Stadia?

Com informações: The Verge, Engadget.

Mais sobre: , , ,