Início » Aplicativos e Software » Apple não mata iTunes no Windows e continua a vender músicas

Apple não mata iTunes no Windows e continua a vender músicas

Apesar do fim no macOS Catalina, o iTunes ainda poderá ser usado para gerenciar músicas, vídeos e podcasts no Windows

Victor Hugo Silva Por

O fim do iTunes foi uma das principais notícias da WWDC. O programa será descontinuado no macOS e dará lugar a três novos aplicativos: Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. A empresa não revelou como ficariam os usuários de Windows, mas, aparentemente, ainda poderão usar o serviço.

Segundo o Ars Technica, a Apple não vai encerrar – ao menos, por enquanto – a versão do iTunes para Windows. A empresa informou ao site que a versão do programa para o sistema da Microsoft não terá mudanças e poderá continuar sendo usada para gerenciar músicas, vídeos e podcasts.

O iTunes não estará mais presente em Macs com a atualização para o macOS Catalina, mas seguirá funcionando no Windows. A Apple afirma que não tem planos de encerrar o suporte ao programa, mas não especificou se ele ainda receberá atualizações.

Fim do iTunes, mas não da venda de músicas

Apesar da decisão de descontinuar o iTunes no macOS, a Apple não abandonará o modelo de venda de músicas popularizado pelo serviço. Com isso, a empresa ainda terá uma alternativa para usuários que preferem possuir o arquivo e não desejam assinar o Apple Music.

O encerramento do iTunes no macOS representa, na prática, o fim da marca. Ainda será possível, por exemplo, aproveitar o recurso que permite sincronizar na nuvem arquivos que não foram adquiridos na plataforma.

E, como já havia sido confirmado pela Apple, os arquivos da biblioteca do iTunes serão levados para o Apple Music. Assim, ninguém perderá músicas compradas na plataforma ou copiadas de CDs.

Finder sincronizará arquivos de iPhone, iPad e iPod

O iTunes sempre foi o responsável por enviar arquivos de Macs para iPhones, iPad e iPods. Agora, essa tarefa será do Finder. Ao reconhecer um dispositivo conectado, o gerenciador de arquivos do macOS o mostrará em sua barra lateral.

Caso o aparelho seja selecionado, o Finder apresentará uma tela bem parecida com a do iTunes. A ferramenta mostrará informações sobre o dispositivo e permitirá sincronizar arquivos em abas como músicas, filmes, podcasts e fotos.

Foto: Ron Amadeo/Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Moser

Por nada!

Emanuel

Obrigado!

Vinicius Vasques

O iTunes continuará vivo também nas versões antigas do OS X, então acredito que o suporte estará longe de acabar pelos próximos 3 anos pelo menos. O único ponto em que não enxergo muita necessidade do iTunes existir é como loja para venda de músicas em formato proprietário e com DRM, especialmente com Spotfy, Deezer e o próprio Apple Music como concorrentes. Faria sentido caso o arquivo fosse livre e o usuário pudesse utilizar em um Pendrive no som do carro ou caixa de som.

Fabio Santos

Que bom, eu gosto do iTunes no Windows como ele é faço pouco uso dele, porém duas vezes ao mês faço backup do iPhone e iPad criptografado e uso o mesmo pra escutar minhas músicas piratinhas kkk.

Daniel H. G. Mescoloto

Eu :)
Acho Apple Music bem melhor que Spotify.
Gosto do iTunes, só acho que poderia ser melhor otimizado.
Prefiro Android/Windows do que iOS/Mac e mesmo assim prefiro Apple Music :)

Celso

Assim como aconteceu com o Safari, em 2012.
https://tecnoblog.net/10811...

Fábio Moser

Quem ainda usa iTunes no Windows?

Fábio Moser

Pocket Casts é ótimo. Tem um excelente app para Windows, para Android e também funciona pela Web. Com sua conta você mantem tudo sincronizado, começa ao ouvir em um dispositivo e continua em outro. Recebe notificações de novos episódios. Pode escolher se quer fazer o download automático, se quer só por Wi-Fi, quantos episódios devem ficar armazenados off-line, ou se quiser só ouvir por streaming, enfim, muito completo, recomendo. Ah e tem tema escuro! :-D

Emanuel

Eu uso apenas por ser o melhor gerenciador de podcasts que eu conheço no Windows. Alguém recomenda alguma alternativa? Depois da Apple tirar dos Macs eu acredito que vai ser um programa com pouca atenção...

Domingos Teruel

E sobre o Serviço de iTunes Match? Não vi nada sobre ele, como se dará agora sem o Itunes?

johndoe1981

Mas até pra comprar a música precisa do iTunes. Na Play Store, você pode comprar no navegador e ouvir no Play Música. Realmente pelo navegador você só pode baixar o arquivo duas vezes, mas eu baixo e já movo a faixa pra pasta de músicas.

uB.

Ele será descontinuado pro MacOS

Sobre o Windows, a Apple deve fazer um estudo da quantidade de usuários q ainda usam o iTunes no Windows.

Se muita gente ainda usa o iTunes no Windows, vai ser manota ela n atualizar ou substituir o app pro Windows. Agora se a minoria tem usado, provável dela abandonar mesmo.

uB.

Migrar a responsabilidade do iTunes pro Finder gerenciar os dados do iPhone faz total sentido!

Só fazia sentido usar o iTunes para gerenciar o iPod, mas o iPhone é muito mais do que um iPod e foi preguiça/comodidade da Apple na época manter esta tarefa no iTunes. Demorou pouco mais de uma década, mas finalmente corrigiu esta "falha".

Blunicórnio

Capaz do iTunes virar um software zumbi, ficando às traças...

LekyChan

mas a google limita a quantidade de vezes que vc pode baixar via navegador

Exibir mais comentários