Início » Celular » O que é um WhatsApp Sniffer? [como identificar um app espião]

O que é um WhatsApp Sniffer? [como identificar um app espião]

Soluções de WhatsApp Sniffer para Android e iOS monitoram atividades do celular; funcionam, mas custam caro

Lucas Lima Por

Um WhatsApp Sniffer é um app espião instalado no celular para monitorar não só as conversas do WhatsApp, como praticamente todas as informações que entram e saem do dispositivo. Apesar de ser legalizado e destinado a controle parental e corporativo, nem sempre essa é a finalidade. Quando o assunto é privacidade e espionagem, todo cuidado é pouco. Conheça os apps mais populares e entenda como são usados.

O que é e como funciona um WhatsApp Sniffer

Não é nada semelhante a ter o WhatsApp hackeado, diferente disso, que é quando alguém rouba o número do usuário e instala o app de mensagens em outro celular; nesses aplicativos de espionagem, eles são instalados no iOS (iPhone) ou no Android (quase sempre sem autorização do dono) para rastrear as ações do dispositivo.

O propósito destes serviços é dar controle aos pais para monitorar as atividades dos filhos na internet e intervir caso algo suspeito ocorra; e também para empresas que fornecem dispositivos aos funcionários, incentivando-os (ou coagindo) a manter a ética e a usar o telefone ou computador apenas para tarefas relacionadas ao trabalho…

Mas, nem sempre é pra isso que são contratados.

Os nomes mais populares são:

Todos são apps pagos compatíveis com Android e iOS. Alguns, ainda operam com computador. Os preços variam bastante de serviço para serviço, chegando a quase U$ 190 por mês com a função do WhatsApp Sniffer.

Do que os WhatsApp Sniffers são capazes

flexispy oferece função de whatsapp sniffer no android e ios

Em especial para o WhatsApp, os Sniffers são capazes de capturar os históricos e mídia das conversas e enviá-las para uma painel de controle do usuário que instalou o aplicativo no telefone. Entretanto, a rastreabilidade não para por aí: praticamente toda função do telefone é acumulada e enviada para a pessoa que contratou o software.

São registros de ligações, notificações, e-mails e mensagens recebidas nos mais diversos apps, notas, atividades nos navegadores, no calendário, digitações no teclado, vídeos e fotos feitas, localização e status da bateria, variando entre cada plataforma.

Como identificar se há um WhatsApp Sniffer no seu celular

Felizmente, algumas funções exigem que o iPhone ou iPad tenha jailbreak no iOS ou root no Android, além de ser necessário ter acesso físico ao dispositivo para instalar o aplicativo. Em outros casos, só é necessário ter as credenciais do iCloud do dispositivo com iOS.

Se nenhum dos fatores anteriores se encaixa, as chances de ter algum instalado no dispositivo reduz bastante. Dentro do iOS sem jailbreak, qualquer app instalado criará um atalho na tela inicial. No máximo, um Sniffer pode estar escondido dentro de uma pasta. Com isso, basta desinstalá-lo e alterar a senha de acesso e do iCloud.

Para dispositivos iOS (com jailbreak):

  1. Vá até Cydia;
  2. Em “Instalados”, procure pelo app suspeito;
  3. Escolha a opção “Modificar”;
  4. E, então, “Remover”.

Pra dispositivos Android (com ou sem root):

Já no Android, é possível que os atalhos não estejam na tela inicial ou no menu de aplicativos. Contudo, há uma seção nos ajustes que permite ver quais apps têm controle de administrador no dispositivo. Desative para impedir esse gerenciamento.

  1. Vá até “Configurações” do Android;
  2. Em “Segurança”, acesse “Administradores do Dispositivo”;
  3. Selecione o app suspeito na lista dos apps que administram o Android.
  4. Em “Atualizar Serviço”, escolha “Desativar” (isso impede o acesso de outros);
  5. Volte às “Configurações” e vá em “Aplicativos”;
  6. O app deve aparecer junto com os outros aplicativos do Android.
  7. Em “Atualizar Serviço”, toque em “Desinstalar”.
Mais sobre: , , ,