Início » Telecomunicações » Samsung e LG iniciam pesquisas em 6G que pode chegar a 1 TB/s

Samsung e LG iniciam pesquisas em 6G que pode chegar a 1 TB/s

Sucessor do 5G tem lançamento previsto para 2030; objetivo é chegar a velocidades de até 1 TB/s (terabyte, não terabit)

Felipe Ventura Por

O 5G está começando a ser implementado nos EUA, Coreia do Sul e Europa, então chegou a hora de desenvolver a próxima geração de redes móveis: a Samsung anunciou nesta semana a criação de um novo centro dedicado ao 6G; a LG fez o mesmo em janeiro. Além disso, a China promete começar as pesquisas nessa área em 2020, mirando um lançamento comercial em 2030. O objetivo é chegar a velocidades de até 1 TB/s (terabyte, não terabit).

Imagem: albertoadan/Pixabay

A Samsung Research, principal divisão de pesquisa e desenvolvimento da empresa, inaugurou o Advanced Communications Research Center com sede em Seul, Coreia do Sul, de acordo com o Korea Herald.

“A atual equipe de padrões de tecnologia de telecomunicações foi expandida para começar a liderar a pesquisa sobre redes 6G”, diz um executivo da Samsung. A divisão de P&D também trabalha em projetos de inteligência artificial e robótica.

A LG, por sua vez, anunciou em janeiro um centro de pesquisa sobre 6G em parceria com o KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia). “Queremos obter antecipadamente as principais tecnologias da rede sem fio de sexta geração”, disse a empresa.

Samsung e LG são líderes em patentes do 4G, e querem expandir seu domínio em 5G e 6G. Elas não estarão sozinhas, é claro: a China avisa que iniciará suas pesquisas sobre redes de sexta geração em 2020, com o objetivo de dominar o setor até 2030.

6G mira em velocidades de 1 TB/s no espectro de THz

Mas afinal, o que é o 6G? O professor universitário Ari Pouttu, vice-diretor do programa 6G Flagship da Finlândia, diz ao VentureBeat: “eu não sei o que é o 6G; ninguém sabe”. Isso tem um bom motivo: o trabalho das instituições de pesquisa é justamente criar soluções para os problemas que o 4G e 5G não conseguirem resolver.

Existem dois pontos de partida atualmente: velocidade e espectro. A ideia é mirar em velocidades de 1 terabyte por segundo através de frequências acima de 1 THz (a tecnologia 5G usa faixas de gigahertz).

Claro, nada disso ainda é possível. Operar no espectro de 1 THz exigirá avanços em processadores, componentes e fontes de energia; por isso, quanto mais cedo as pesquisas começarem, melhor. Este ano, a FCC — equivalente à Anatel nos EUA — já abriu as frequências entre 95 GHz e 3 THz para fins experimentais.

Cada padrão de rede leva em torno de dez anos para ser desenvolvido; por isso, o lançamento do 6G está previsto para 2030. Pouttu acredita que a rede de sexta geração virá em uma era pós-smartphone.

Tecnocast 115 – Para que serve o 5G?

Muita gente ainda pensa que o 5G vai servir apenas para deixar a internet do celular mais rápida. Mas a nova rede deve mudar muita coisa, inclusive a internet fixa que chega hoje em nossas casas. Nesse episódio contamos tudo o que você precisa saber sobre o 5G. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baio-kun

Não acho que seja no Disqus. Acesso dezenas de sites que usam Disqus e o Tb é o único com esse câncer.

Fabio Santos

Não sério que você soltou isto de um parceiro comercial dos EUA, quanta ignorância na cabeça desta molecada mortadela.

Marcelo Neri

Blokada neles!

uB.

Samsung: "LG, essa partida tá osso, já perdemos esse jogo pra Huawei, vamos dar new game e começar outra do zero?"

Andre Kittler

5G era para ser revolucionário, era para ser velocidade que "faz ser desnecessário um storage no seu device, devido ao acesso imediato de qualquer dado, com latência quase zero junto com velocidades de gigabit"
Portanto primeiramente tivemos empresas marketeando 4G rápido como "5G". E logo passamos a ver velocidades, já em 5G, que na pratica são muito menores que o prometido. E claro, tem de colocar uma penca de antena pois a cobertura geográfica é pequena portanto se tu não estiver em uma grande cidade (ou na Coreia) senta e chora.
E finalmente, chegou a hora de falar em 6G e, vamos iniciar, tudo que ela promete resolver.....

Islan Oliveira

Não é bug, é coisa do DisqUs. Realmente tá bem ruim, deixei de acessar no mobile porque tava se fazendo necessário usar AdBlock.

Jacques

E nada de consertarem esse bug nas propagandas infinitas, né?

Silvio Ney

"Não comprem isso, eles tem backdoor pra Coreia do Sul"

Anderson Silva

Manchete da semana q vem:
"Trump impôe bloqueio à Coreia do Sul devido a interesses comerciais por conta das pesquisas sobre 6G"