Início » Legislação » Asus é barrada de usar marcas Zenfone e ZenBook na Índia

Asus é barrada de usar marcas Zenfone e ZenBook na Índia

Asus foi processada por empresa na Índia que detém marca registrada "Zen" para dispositivos móveis

Felipe Ventura Por

A Asus foi processada por uma empresa na Índia que detém a marca registrada “Zen” para dispositivos móveis: uma liminar da Justiça proíbe a fabricante de usar as marcas “Zen” e “Zenfone” no país, impactando sua linha de celulares Android e de notebooks ZenBook. O caso lembra a disputa entre Apple e IGB Eletrônica (ex-Gradiente) pela marca iPhone no Brasil.

Asus Zenfone 6

Asus Zenfone 6

O Supremo Tribunal de Déli emitiu uma liminar que impede a Asus de vender qualquer produto com as marcas “Zen”, “Zenfone” e “Zen Mobile”; isso inclui “celulares e/ou acessórios de celular e/ou quaisquer outros bens”. O processo também prevê uma indenização de 10 milhões de rúpias indianas (cerca de R$ 550 mil). A decisão foi publicada no site especializado Bar & Bench.

A marca Zen foi registrada em 2008 pela Telecare Network India para uso em dispositivos móveis. Ela diz que vem adotando os termos Zen e Zen Mobile de forma contínua em celulares simples, smartphones, tablets e acessórios.

Por sua vez, a Asus entrou no mercado indiano em 2014 com sua linha de celulares Zenfone; depois vieram os laptops com a marca ZenBook.

Asus ZenBook Duo

Asus ZenBook Duo

“A ré [Asus] adotou uma marca enganosamente semelhante, na qual a parte dominante em ‘Zenfone’ é a marca ‘Zen’ da autora da ação [Telecare] para o mesmo produto, isto é, celulares”, escreve o juiz na decisão. “Isso mostra prima facie que existe risco de confusão e danos à reputação da autora da ação.”

Em sua defesa, a Asus disse que não há possibilidade de confusão ou engano para os consumidores, porque a marca Zenfone vem sempre atrelada ao nome da empresa. Além disso, ela argumentou que Jonney Shih — ex-CEO e atual presidente do conselho administrativo da Asus — segue a filosofia zen, por isso o termo aparece nos produtos.

A liminar da Justiça proíbe a Asus de usar a marca Zenfone na Índia após 23 de julho. No entanto, a empresa fará uma audiência em 10 de julho para tentar reverter a decisão.

Apple e Gradiente brigaram pela marca iPhone no Brasil

Esse caso é semelhante à disputa da IGB Eletrônica (ex-Gradiente) pela marca iPhone no Brasil. A marca “G Gradiente iphone” foi solicitada em 2000 e aprovada em 2008, quando o celular da Apple já estava no mercado.

O caso se arrastou por muito tempo. No ano passado, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) acabou decidindo que a Apple não precisa pagar licenciamento para usar a marca “iPhone” no país.

A IGB detém a marca, mas não a exclusividade sobre ela, porque o termo “iPhone” se tornou muito sugestivo e muito associado à Apple. Para o STJ, a marca tem como objetivo “proteger os adquirentes de produtos ou serviços, conferindo-lhes subsídios para aferir sua origem e qualidade”.

Com informações: XDA Developers, Gadgets 360.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Fico imaginando até quando o Tecnoblog vai continuar com essas propagandas do inferno...

Flavio Toledo

Melhor jeito escapar isso e usando 2 teclas END depois carrega outra metade Page Down pouca gente usar essas teclas mas ainda permanece no teclado.

Alexandre

Com a falta de interesse da asus em fazer melhorias em seus aparelhos sem atualizaçoes tem que mesmo que ser barrado

Gabriel

Meu deus, tá literalmente impossível chegar à seção de comentários. Após rolar toda aquela infinidade absurda de anúncios, NOVOS ANÚNCIOS SE CARREGAM AUTOMATICAMENTE. Fica nesse ciclo sem fim, me impedindo de ler os comentários, pois a página fica subindo o tempo todo ao passo que mais anúncios se carregam. Só consegui escrever isso agora porque ativei o adblock no Samsung Internet.

Stark

Mas pelo que disseram, o site tem a opção de configurar quantos anúncios aparecem.

LekyChan

ficou zen sim, zen marca xD

Franco Luiz

Pois e no mobile mesmo , no pc ate q nao acontece pq o adblock q eu uso la é forte , mas no celular ta foda

Rodrigo Sena

Será que o CEO da Asus vai ficar Zen agora?

Rookie naz

Pior que não é culpa deles, é o cancer do Taboola Feed, o Trivela começou a ficar assim esses dias.

Rodrigo Sena

Antes eu achava que estava com vírus, mas é propaganda do site :( como gosto dos caras, eu entendo o lado deles de fazer dinheiro, mas pra mim está feio isso, muito propaganda!

Alessandro

Chegue aqui, deu um trabalho, mas aqui estou... Mas, do que eu ia falar mesmo? Na próxima eu faço um comentário quase relevante.

Jairo ☠️

Estou usando agora no mobile , está horrível , perdi o tesão em continuar a acompanhar o Tecnoblog , exageraram

Franco Luiz

Rapaz Agora entendi o tal do bug , caraca rolei pra crl a pagina pra chegar aqui mano que doidera essas propagandas pqp