Início » Internet » YouTube proíbe conteúdo supremacista e promete remover vídeos

YouTube proíbe conteúdo supremacista e promete remover vídeos

Os vídeos que afirmam a superioridade de um grupo como justificativa para discriminação não serão publicados no YouTube

Victor Hugo Silva Por

O YouTube começou a aplicar nesta quarta-feira (5) regras mais rígidas para limitar a disseminação de conteúdo de ódio. A plataforma passou a proibir explicitamente vídeos que defendam a superioridade de um grupo como justificativa para discriminação, segregação ou exclusão.

Em comunicado, o YouTube afirmou que removerá  vídeos que aleguem a supremacia de um grupo com base em características como “idade, gênero, raça, casta, religião, orientação sexual ou situação de veterano de guerra”.

YouTube / Christian Wiediger / Unsplash

Com as novas regras, também serão removidos vídeos que neguem a existência de fatos violentos amplamente documentados. Nos exemplos apresentados pela plataforma, estão episódios como o Holocausto e o massacre tiroteio na escola Sandy Hook.

A proibição já está valendo, mas, segundo o próprio YouTube, o sistema levará algum tempo para estar totalmente calibrado. O objetivo é aumentar sua cobertura nos próximos meses para limitar ao máximo vídeos com discurso de ódio.

“Sabemos que esse tipo de vídeo pode ter valor para pesquisadores e ONGs que buscam compreender o ódio com o objetivo de combatê-lo, e estamos avaliando formas de disponibilizar as imagens no futuro, para fins de estudos”, afirma a rede social.

“Como sempre, o contexto é extremamente importante. Por isso alguns vídeos talvez continuem no ar, nos casos em que discutam assuntos como legislações à espera de aprovação, exponham ou condenem o ódio ou ofereçam uma análise dos acontecimentos”.

YouTube também quer reduzir conteúdo duvidoso

Ainda no comunicado, o YouTube apresentou planos de reduzir a disseminação de vídeos com conteúdo duvidoso e informações enganosas e prejudiciais. Desde janeiro, a plataforma realiza testes nos Estados Unidos que reduziram as recomendações desse tipo de conteúdo.

Os vídeos como os que promovem falsas curas milagrosas para doenças ou que afirmam que a Terra é plana registraram uma queda de mais de 50% no número de visualizações obtidas com recomendações. A mudança deve ser levada para mais países até o final de 2019.

“Nosso sistema está ficando cada vez mais bem treinado para reconhecer vídeos que mereçam esse tratamento, e com o tempo poderemos tomar essas medidas com mais e mais conteúdo duvidoso”, afirma o YouTube.

O plano também prevê mais recomendações para vídeos produzido por fontes sérias. “Um exemplo: se um usuário assiste a um vídeo que se aproxima dos limites permitidos pelas nossas regras, o sistema poderá mostrar mais vídeos de fontes confiáveis (como programas de notícias) no painel ‘Próximo’, sugerindo conteúdo de qualidade para ser assistido em seguida”, afirma a plataforma.

Para limitar a disseminação de discurso de ódio, o YouTube atualizará as políticas de seu Programa de Parceiros. A plataforma passará a suspender criadores que se aproximarem com frequência dos limites, fazendo com que eles não possam exibir anúncios ou usar recursos como o Super Chat.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

José Vieira

A intenção não é ser forte na retórica, apenas demonstrar o óbvio... Não há necessidade de um grande orador pra isso, apenas como diria Nelson Rodrigues, o óbvio ululante... Mas é que certos grupos têm muita dificuldade de entender aquilo que não gostam.

José Vieira

Viu como é simples tirar os portadores da virtude do sério, rs...

Basta discordar deles e você se torna: retrógrado, reacionário, burro e drogado. Argumentar para quê?, basta rotular seu interlocutor e tudo certo. É essa gente que quer dizer quem pode ou não pensar, e o que deve ser pensado por quem pode pensar. São uns fofos! rs

José Vieira

Ulha, mais um representante do bom, do belo e do justo... rs... Se você não pensa "certo", você não tem o direito de exprimir seu pensamento. Daqui a pouco, talvez, seja melhor proibir quem não "pensa certo" de pensar... Não é mesmo, caro portador de todas as virtudes? rs...

Pessoas, entendam: TODOS TÊM O DIREITO DE SER IMBECIS, NÃO QUEIRAM AVOCAR PARA SI A EXCLUSIVIDADE DISSO. rs...

Bernardo Bizaio

só vai sobrar esquerdinha no youtube kkk

José Vieira

E eles lá querem saber de uma ideia qualquer que não seja a deles, a ideia grão, rs... Para os portadores da virtude qualquer coisa que não parta deles é defeito. rs

Hector Bonilla

Quid est Veritas? Defendo a todo custo qualquer forma de questionamento e contraposição ou pelo menos o direito de fazê-lo por mais absurda que seja a tese, caso contrário estaríamos vivenciando um fundamentalismo racional.

Igor Pissolati

Espero que não acabem censurando canais que zoem canais terra planistas kkk

LENES GOREMARÃES

Vai cry Terra Plana fã?

Pereira

Eu acho curioso como você se perde em seu próprio argumento e aí credita a mim a falta de compreensão. Ok, champs, boa sorte aí.

Não precisa se justificar a mim se ficou ou não pistola, eu não me importo com isso. Só apontei uma impressão de alguém que gasta linhas e linhas e linhas em comentários em uma postagem.

Eduardo Braga

😕

O pior que vi foram comentários no Android Police. É meio surreal.

José Vieira

Eu achava que seu problema era com interpretação de texto, mas acho que contextualização também é complicado para ti. rs... Cara, não fiquei pistola por nada, continuo achando que o YT pode fazer o que quiser dentro de sua plataforma, o que me incomoda a maneira bovina como os usuários aceitam e até aplaudem. É o mesmo princípio que adotamos para treinar animais, para cada comportamento correto uma recompensa; para cada comportamento inadequado uma restrição... E não, não esqueci aspas alguma, ali digo CRISTALINAMENTE que você não pode sofismar um comportamento/reação/justificativa, MOTIVO: MENTIR É MUITO FEIO.

Pereira
O YT, dentro da plataforma dele, pode aceitar ou rejeitar o que bem entender. Como disse anteriormente, é o dono da bola: só joga quem e quando ele quiser. Mas não pode fazer isso assumindo ares de bom moço e ter essa atitude aplaudida, pois não passa da péssima e velha censura; portanto, uma atitude unilateral, autoritária e, especificamente nesse caso, exercida com poder tirânico.

Esqueceu as aspas do sarcasmo rs.

Na boa, to achando que você é um doido varrido que em um post a respeito de uma decisão do YouTube em banir vídeos de nazismo vem criticar "a postura de uma geração de retardados morais, filhos de uma cultura massificada que não quer responder pelas próprias ações delegando a grupos suas escolhas individuais".

Fica pistola por causa de meia dúzia de lacrador. O pior, uma reclamação inócua que repercute em meia dúzia de pessoas.

José Vieira

A propósito, as aspas em CERTO e ERRADO são um recurso para indicar SARCASMO. rs

José Vieira

Aceito de bom grado, confrade, portador de todas as virtudes...

Mano - como dizemos aqui no Pará; o avatar com a foto do Buscapé, Cidade de Deus, me deixou curioso, portanto, tenho uma pergunta: tu - como eu, és negro? rs

José Vieira

Tá, vou traduzir pra você: a bola é do Yutube, joga quem ele quiser. Mas ele só tá no time porque a bola é dele. O time não precisa dele, apenas da bola·

Exibir mais comentários