Início » Aplicativos e Software » Huawei e Google explicam como bloqueio dos EUA afeta brasileiros

Huawei e Google explicam como bloqueio dos EUA afeta brasileiros

Procon-SP notificou Huawei, Google, varejistas e operadoras para saber efeito do bloqueio dos EUA aos consumidores no Brasil

Felipe Ventura Por

Como a disputa EUA vs. China afeta os brasileiros, especialmente quem comprou um celular da Huawei? É o que a Fundação Procon-SP quer saber. O órgão notificou a fabricante, o Google, varejistas e operadoras (Vivo, TIM, Oi, Claro, Nextel) para obter mais detalhes. Huawei e Google garantem suporte ao Android, enquanto as outras empresas deram respostas mais evasivas.

Huawei P30 Pro

Huawei P30 Pro

O Procon-SP notificou na semana passada a Huawei, o Google, as cinco principais operadoras e diversas varejistas — Magazine Luiza, Fast Shop, Carrefour, Walmart, B2W (Submarino, Americanas.com, Shoptime) e Grupo GPA (Pontofrio, Casas Bahia, Extra).

A fundação quer saber as consequências do bloqueio comercial dos EUA para quem comprou celulares da Huawei com Android no Brasil. Por exemplo, quais as garantias para o consumidor sobre o uso e atualizações de sistema? Haverá ressarcimento para quem adquiriu o aparelho “com a expectativa de utilização plena da plataforma e aplicativos Google”?

Varejistas e operadoras dizem que não têm responsabilidade sobre celulares da Huawei, por isso não garantem reembolsar clientes que adquiriram o produto. Para elas, o assunto está nas mãos do Google e da própria Huawei. O Consultor Jurídico obteve acesso às respostas das empresas; quase todas atenderam à solicitação do Procon, exceto Carrefour, Claro e Fast Shop.

Huawei e Google prometem suporte a celulares no Brasil

A Huawei diz em resposta ao Procon que seus celulares continuarão recebendo atualizações de segurança e serviços de pós-venda, não importa se já foram vendidos ou se ainda estão em estoque.

Huawei P30 Lite

Huawei P30 Lite

Por sua vez, o Google nota que está cumprindo as regras dos EUA, e que vai trabalhar com a Huawei por 90 dias para fornecer atualizações de software e correções de segurança aos celulares que estavam disponíveis ao público até 16 de maio.

Os EUA ofereceram uma licença temporária à Huawei que permite, até 19 de agosto, oferecer suporte a celulares Android e manutenção para redes móveis já instaladas. A Temporary General License tem prazo de 90 dias e pode ser renovada.

O Google diz que, ao final dessa licença temporária, a Huawei ainda poderá usar o AOSP: o código-fonte público do Android está disponível para atualizações de segurança e de versão (Pie e Q, por exemplo).

A Huawei está preparando um sistema operacional alternativo ao Android, supostamente chamado Ark OS (HongMeng OS na China), que virá com uma alternativa à Play Store chamada AppGallery. Ele deve ser lançado no primeiro ou segundo trimestre de 2020.

Com informações: Consultor Jurídico.

Tecnocast 118 – Qual é a treta dos EUA com a China?

Estados Unidos e China estão travando uma guerra comercial e essa treta começa a respingar no mundo da tecnologia. A consequência dessa briga não é apenas o encarecimento de produtos tecnológicos, e as motivações vão muito além da “proteção dos postos de trabalho americanos”, como diz Donald Trump. A disputa também é pelo controle das redes 5G, que serão a via de tráfego dos dispositivos de Internet das Coisas.

Então, quem ficará no controle dos dados de todo o planeta: China ou EUA? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Com o perdão do palavreado... mas putamerda. hahahaha

Lucas Henrique

O q é brave?

Gustavo Trajano Da Fonseca

Estranho. Uso o UC Browser e pra mim ta normal.

Vanilim

Se os chineses revidarem pra iPhone, quero ver se os EUA não vão, dar um jeito logo aí vai mexer com os bacanas né e, por fim é tudo por causa da rede 5G como sempre...cada um querendo ser maior que o outro eu também concordo com os EUA cada um tem que defender sua nação se não, fica igual o Brasil 🇧🇷 estava nas mãos dos comunistas nunca iríamos ser brasileiros é isso aí Trump dali neles...🇧🇷😎👉👉🏁🇧🇷🇺🇲🇮🇱, nem traficantes permitem ninguém vender na sua área e os chineses querem cantar de 🐓lá é por isso que o Brasil estava sempre na merda qualquer um com mais dinheiro mandava aqui, ACABOU a festa 🙏🙄🙌👩🤳❣️

Queen

Aqui está pior, por algum motivo do nada o bloqueador de rastreador não funcionava mais, a URL do Taboola mudou, o Ads.Disqus.com foi setado para "Não te rastreia", tive que ativar o Ublock Origin pra evitar as tentativas de desbloqueio, setei Ads.Disqus.com e Taboola para blocked de novo e sigo com quase 800 solicitações em única pagina, está foda.

Douglas Teles

O Android é o de menos, e talvez isso seja até melhor, que a Huawei passa a gerenciar as atualizações igual a CyanogenMod fazia, igual a LineageOS faz.

Andre Kittler

Ficarão sem suporte e atualização do google, ou seja, um telefone android. Oh! o horror, oh! a humanidade.

uB.

Esse bloqueio n deve ir pra frente se os USA n tiver bons motivos. Se for e n tiver justificativas, a China vai revidar, no fim... vai ser ruim pra todo mundo =(

uB.

Faço isso! Tá inviável sem isso. Só +100 numa single page!

https://uploads.disquscdn.c...

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Aqui também, sou usuário do Brave mas hoje estou tendo que usar o Chrome por causa disso.

johndoe1981

Segui sua sugestão mas não resolveu, obrigado de qualquer forma. Uso o Adaway pra bloquear anúncios, mas não tem meio termo porque não existe lista branca pra sites como as extensões de navegador desktop. Vou desativar e testar.

Luander Falqueto Beltrame

Aqui também está terrível de acessar pelo celular, até ontem estava carregando muita propaganda entre a matéria e os comentários, conforme tentava chegar na área dos comentários o site carregava mais propaganda (repetidas por sinal), hoje começou a dar problema com as propagandas abaixo dos comentários, você tem que ficar indo no rodapé e depois subindo até que uma hora o disqus aparece. Fora que as propagandas estão atrapalhando a exibição correta do site, testei três navegadores (Chrome, Firefox, Navegador Samsung) no Android e tive o mesmo problema. https://uploads.disquscdn.c...

José Vieira

Aqui foram 491... rs...

Fábio Moser

Cliquem no ícone do AdBlock no navegador de vocês, depois escolham "Bloquear elemento" (se for o AdBlockPlus ele vai pedir para vocês clicarem na área do site que desejam bloquear. Depois cliquem em qualquer uma das 490 publicidades que aparecem antes dos comentários. Confirmem o bloqueio e atualizem a página. Pronto, essa publicidade irritante vai sumir.

Jairo ☠️

Não vai ocorrer grande coisa , os gadgets da Huawei não receberão atualizações de OS e provavelmente também não de apps , ou seja , morrerão mas passarão bem .......

Exibir mais comentários