Início » Aplicativos e Software » Por que o Musical.ly mudou de nome para TikTok?

Por que o Musical.ly mudou de nome para TikTok?

O Musical.ly mudou de nome, ao ser fundido com outro app musical que se chamava TikTok; entenda o que aconteceu

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O Musical.ly, um app e rede social musical mudou de nome em 2018 e passou a se chamar TikTok. A mudança se deu por causa da aquisição da desenvolvedora por outra empresa, que fundiu o aplicativo de dublagens a outro similar que se chamava: TikTok.

Confuso? Calma, que a gente explica.

TikTok / Musical.ly

Por que o Musical.ly mudou de nome para TikTok?

A mudança de nomes aconteceu por causa de uma venda. Originalmente o Musical.ly era uma rede social baseada em música, desenvolvida em 2014 pela companhia chinesa musical.ly Inc. O app era uma plataforma de vídeos curtos, onde os usuários dublavam músicas conhecidas e compartilhavam o resultado em vídeo com os seus amigos.

Ao mesmo tempo, uma outra empresa chinesa chamada ByteDance mantinha no mercado local um app similar chamado Douyin, que foi lançado em 2016. No ano seguinte ele foi liberado para mais países e recebeu outro nome para o público ocidental: TikTok.

Android / Musical.ly

O TikTok também permitia a criação de vídeos curtos, mas com temas mais livres e sem sincronização de lábios, o que por um lado o limitava na parte de dublagem de músicas, mas por outro o tornava mais versátil que o concorrente.

Em novembro de 2017 a ByteDance anunciou a compra da musical.ly Inc. e, em agosto de 2018, o TikTok e o Musical.ly tiveram suas funções mescladas em um aplicativo único, que manteve o nome do primeiro. O foco do aplicativo continua sendo o produtor de conteúdo voltado à música, permitindo a criação de clipes de 15 a 60 segundos com uma grande opção de canções em seu catálogo.

Android / TikTok / musical.ly

O usuário pode escolher uma das várias músicas disponíveis no TikTok, fazer uma captura de vídeo e edita-a com os filtros disponíveis, usar as ferramentas de mixagens para criar uma composição original e compartilhar o resultado com amigos.

A postagem sempre exibe o nome do artista e da música usados no vídeo, tanto por questões de direitos autorais quanto para permitir que outros usuários também escolham a mesma a canção em suas postagens.

Como o Musical.ly e o TikTok são muito parecidos, os usuários do primeiro não perderam muito ao migrarem para o segundo, cuja popularidade explodiu nos últimos meses; hoje ele é um apps de iPhone e Android mais baixados do mundo, e queridinho entre influenciadores e também o público mais jovem inclusive do Brasil.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação