Em disputa com Amazon, Walmart leva compras da loja para a geladeira

Walmart concorre com Amazon Key, no qual entregador deixa encomenda ao destrancar porta-malas do carro ou porta da casa

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Amazon lançou um serviço há alguns anos chamado Amazon Key, permitindo que o entregador deixe uma encomenda ao destrancar o porta-malas do carro ou a porta da casa. O Walmart, seu principal concorrente nos EUA, promete ir além: o InHome Delivery vai levar as compras de supermercado direto para a geladeira, graças a um funcionário monitorado por uma câmera vestível.

Funciona assim: o cliente faz o pedido online dos seus mantimentos, seleciona o InHome Delivery e escolhe um dia específico para a entrega. Então, um funcionário do Walmart vai reunir os itens comprados, levá-los até a casa e organizá-los na geladeira. Os preços serão os mesmos da loja local.

Será possível escolher por onde o funcionário vai entrar — se pela porta da frente ou pela garagem — e o dispositivo inteligente para que ele tenha acesso. O cliente precisará de uma fechadura eletrônica que possa ser aberta via Bluetooth, por exemplo.

Funcionários serão treinados e usarão câmera, diz Walmart

Para maior segurança, o funcionário estará equipado com uma câmera vestível. Dessa forma, o cliente poderá ver uma transmissão ao vivo do processo de entrega através do aplicativo do Walmart.

A empresa promete que “seus mantimentos serão entregues por um associado treinado e avaliado do Walmart, que esteja em uma loja local há pelo menos um ano”. Os funcionários serão treinados “para entrar nas residências dos clientes com o mesmo cuidado e respeito com que tratariam a casa de um amigo ou parente”, além de organizar os itens de maneira mais eficiente na geladeira.

O InHome Delivery pode ser útil mesmo para quem não quer um estranho mexendo na geladeira: ele aceita devoluções de itens comprados no site do Walmart. O cliente deixa o produto no balcão e o funcionário entra para pegá-lo, mesmo sem ninguém em casa.

Este é um serviço que faz mais sentido nos EUA, onde muitos moram em casas — em vez de prédios com portaria — e onde existe um grau de confiança mais alto entre as pessoas. O InHome Delivery chegará no quarto trimestre para mais de 1 milhão de clientes em três cidades: Kansas City, Pittsburgh e Vero Beach (Flórida). Os preços dessa modalidade de entrega serão revelados próximo ao lançamento.

Funcionários do Walmart usarão uma câmera vestível durante a entrega:

Cliente pode acompanhar transmissão ao vivo da entrega através do celular:

Com informações: Walmart, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados