Início » Antivírus e Segurança » Google diz que bloqueio dos EUA à Huawei ameaça segurança nacional

Google diz que bloqueio dos EUA à Huawei ameaça segurança nacional

Para o Google, a fabricante chinesa terá de oferecer uma versão mais vulnerável do Android por conta do bloqueio

Victor Hugo Silva Por

O Google está tentando convencer o governo americano de que o bloqueio sobre a Huawei pode colocar a segurança dos Estados Unidos em risco. Segundo fontes do Financial Times, o argumento se baseia na vulnerabilidade do sistema que a chinesa precisará adotar em seus aparelhos.

Para o Google, o fato da Huawei ser obrigada a oferecer seu próprio sistema – possivelmente baseado no Android – será prejudicial. Isso porque, ao não ter serviços do Google, a versão não receberia todas as atualizações de segurança e estaria “mais em risco de ser hackeada”.

Google diz que bloqueio dos EUA à Huawei ameaça segurança nacional

O sistema da Huawei deixaria de contar com ferramentas como o Google Play Protect, que analisa as ameaças em aplicativos. Ele também precisaria de uma alternativa à Play Store, que certamente seria menos segura.

Apesar do bloqueio comercial, os celulares da fabricante chinesa ainda serão usados para se comunicar com pessoas nos Estados Unidos. E, como estariam mais vulneráveis, eles poderiam ser usados para capturar informações sensíveis.

Para garantir o funcionamento de celulares já existentes, o Google recebeu uma licença temporária que permite oferecer atualizações de software aos aparelhos. A permissão, no entanto, deixará de valer em 19 de agosto.

De acordo com a Bloomberg, a Huawei afirma que, se precisar desenvolver um sistema operacional alternativo, poderá fazer isso “muito rapidamente”. A empresa não informa se ele seria baseado no Android.

O presidente do conselho da Xiaomi, Liang Hua, afirmou esta semana que a empresa ainda não iniciou uma negociação direta com o governo americano para resolver a situação. Por enquanto, a companhia aguarda para saber se os planos do Google evoluem.

Com informações: The Verge.

Tecnocast 118 – Qual é a treta dos EUA com a China?

Estados Unidos e China estão travando uma guerra comercial e essa treta começa a respingar no mundo da tecnologia. A consequência dessa briga não é apenas o encarecimento de produtos tecnológicos, e as motivações vão muito além da “proteção dos postos de trabalho americanos”, como diz Donald Trump. A disputa também é pelo controle das redes 5G, que serão a via de tráfego dos dispositivos de Internet das Coisas.

Então, quem ficará no controle dos dados de todo o planeta: China ou EUA? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel

Eu não entendo uma coisa, as atualizações de segurança do Android não são incorporadas ao projeto open source?

Mike Cross

Mas vai falar isso pra um governo totalitário. E a parte ruim é que a China é um governo totalitário com grana, muita grana. Por isso que muita empresa se ajoelha diante dela, fazendo vista grossa para ela como nação.

Rafael Moreira

Google não quer perde a parceria Android com Huawei isso é fato. Por isso que entrou no meio da história. Mais de fato o maior parceiro é a Samsung, e a mesma no passado tentou andar sozinha com Tizen, mais recuou. Se Huawei resolver seguir os passos sozinha, pode se da mal a longo prazo. Android já está bem consolidado no mercado. A Nokia não entrou no ecossistema e morreu na praia. Aí resolveu voltar com Android embarcado. Google é esperta, tem a marca Pixel e fábrica da HTC na manga. Perde um lado, ganha outro.

Rafael Moreira

Acho que a perda seria muito maior se a Samsung rompesse a parceria com a Google. Se Huawei criar um SO próprio será uma perda pequena, visto que o lucro maior da Google com Android está em cima do sucesso do Galaxy. Em ultimo caso tem o Pixel que pode assumir o protagonismo, já que a Google tem a HTC, e pode muito bem atacar no mercado de dispositivos móveis.

Rafael Moreira

Acho que a Google não tem que fornecer a nenhum governo. Informações de dados tem que ser entre Google e o usuário.

Lucas Shimada

Liang Hua é da Huawei. Mandou um Xiaomi no final da matéria.

Will

eu não tinha certeza, por isso disse "meio", rs

DeadPull

Play protect e play store seguras? Hauahuahuahua.
Quanto ao título da matéria, leia-se:

"Google diz que bloqueio dos EUA à Huawei ameaça hegemonia do Android"

johndoe1981

Instalado com sucesso.

Daniel R. Pinheiro

Medo de perder o que não tem? kkkkk´

Guilherme.

Kkkkkk play protect grandes coisas.
Ultimamente acho q, qualquer loja de apps ate msm pirata é mais segura q a play store kkkk.
Brincadeiras a parte, mas a realidade q a play store não tem nada de seguro

raphael_silva

Que 1 ou outro gato pingado usa. rs

Azr

Exato, o EUA consegue viver sem a China, agora a China sem o EUA é bem complicado pra economia do país.

uB.

Isso, China exige ter acesso aos dados, Google se recusa a fornecer.

raphael_silva

Pois é, povo fica achando que é só na china que existem fábricas e que é o único lugar viável... tem diversos países com mão de obra barata:

Indonésia, Vietnã, Índia, Malásia e etc...

Exibir mais comentários