iOS 13 mostra mapa de lugares onde apps rastrearam você

O aviso até mesmo explica o motivo da coleta dos dados de localização pelo aplicativo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 13 alerta usuários sobre a coleta da localização por apps

O iOS 13, que ainda está na primeira fase de testes fechados com desenvolvedores, detalha ao usuário os locais onde algum app estava coletando a localização do dispositivo. O recurso é tão transparente, que mostra um mapa com os últimos locais onde o aplicativo coletou esta informação e dá ao usuário a opção de alterar as configurações para impedir a atitude.

Durante a apresentação do iOS 13, junto do iPadOS, a Apple bateu na tecla de privacidade em diversas ocasiões – algo que vem acontecendo com frequência nos últimos WWDCs. Uma ferramenta que está dentro deste sistema operacional foca ainda mais neste assunto e é capaz de mostrar onde que um app pesquisou sua localização.

Um pop-up com mapa é exibido com os pontos em que a coleta de dados de localização foi realizada, com uma explicação do motivo que fez o app buscar dados do sensor e a opção de continuar permitindo este uso, ou de revogar o ajuste anterior e alterar como o app pode acessar a posição exata do proprietário do iPhone, iPod Touch ou iPad.

De acordo com alguns relatos, estes alertas ou lembretes somente aparecerão para aplicativos que podem acessar a localização em qualquer momento, mesmo com o app fechado e que nem está disponível em segundo plano.

A coleta da localização, mesmo com o programa fechado, não acontece na Apple TV, nem mesmo no macOS e watchOS. O iOS 13 deve ser lançado, como de costume, durante o penúltimo trimestre de 2019 – provavelmente em setembro, junto de um novo iPhone.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados